A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
26 pág.
Administração e Economia

Pré-visualização | Página 1 de 8

Carmen trabalha em uma loja especializada em brinquedos. É sexta-feira, dia 31 de outubro, dia em que se comemora o Halloween. Vai começar o expediente, e tudo hoje parece ter saído de um filme, pois todos estão maquiados e fantasiados de zumbis. Os colaboradores estão animados, para eles hoje é um dia muito especial, pois além de exibir as fantasias e brincar com a performance, poderão servir doces às crianças e aos adultos que entrarem na loja.  De acordo com o relato, podemos dizer que o que foi proposto na loja está intimamente relacionado comportamento humano. Esta tem um importante papel, porque: 
R: A - atua como argamassa social e fornece identidade à organização.
Muitas práticas abusivas, caracterizadas por assédio moral, ainda são adotadas por corporações sob a alegação de que tais “brincadeiras” fazem parte de sua cultura.  
 
Sobre a democracia empresarial, analise as proposições a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   ) Os fundadores da organização exercem influência, pois legam a ela suas crenças, valores e princípios.
· (   )Os gestores, embora atuantes na empresa, não têm o poder de influenciar sua cultura.
· (   )A área geográfica na qual está situada a empresa, mesmo que tenha padrões definidos, não possui o poder de afetar a cultura organizacional.
· (   )O ramo de atuação e as características do segmento de mercado têm reflexos diretos na tecnologia, na exigência dos clientes e nos processos de trabalho, razão pela qual influenciam a cultura da empresa.
· (   )A Democracia empresarial é estática e, a despeito dos esforços de mudanças, tende a permanecer sempre norteada pelos mesmos valores e crenças.
A sequência correta é:
R: A - V, F, F, V, F. 
Esse método foi realizado em uma fábrica de equipamentos e componentes eletrônicos, a Western Eletric Company, em Chicago (Estados Unidos). Ele tinha como objetivo verificar a relação existente entre a efi ciência dos trabalhadores e a intensidade da iluminação no local da produção, com foco nas rotinas humanas, e assim descreve :
R: A -  Hawthorne.
Fayol estabeleceu o papel e as funções do administrador nas organizações. Fayol verificou também que o processo administrativo estava acima das demais funções, coordenando-as. Assim, de acordo com Fayol, o administrador engloba cinco elementos em sua função, sendo elas:
R: D - Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar, Controlar 
Na visão de Silva (2013) em todas as atitudes relacionadas ao controle humanístico o segundo experimento foi aplicado a dois grupos de trabalhadores, com quantidade igual de participantes, colocados em ambientes diferentes: um com iluminação constante e outro com iluminação variável. Não foram encontradas grandes diferenças entre os dois grupos, o que impossibilitou afirmar que a iluminação influenciava a produtividade dos operários. 
SILVA, R. O. Teorias da administração. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 
Considerando as novas tendências humanísticas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 Com a teoria das relações humanas, outros termos passam a dominar o vocabulário da administração. Como exemplo, você pode considerar: liderança, comunicação, motivação, organização informal, entre outros. Isso faz com que conceitos clássicos como hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização e autoridade sejam severamente contestados 
Porque
 Hoje, aspectos como liderança e motivação são muito valorizados nas organizações, uma vez que são as pessoas as responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
R: A - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Na Teoria Clássica da Administração, Fayol estabelece que o trabalho do administrador deveria estar desvinculado das demais atividades de uma empresa. Ou seja, administrar seria algo diferenciado das demais funções da organização. Para Fayol, todas as organizações possuem seis funções bem definidas, sendo elas:  Administrativa,  Financeira,  Contábeis,  Técnicas,  Comerciais e  Segurança de bens e pessoas, cada qual com suas responsabilidades.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )A função de administrar possui como responsabilidade a coordenação das demais funções.
· (   )A função contábil possui como responsabilidades a gestão dos capitais, bem como a busca e aplicação de recursos.
· (   )A função comercial possui como responsabilidades a negociação, compra e venda.
· (   )A função financeira possui como responsabilidades os registros e controles de custos e estoques.
· (   )A função de segurança de bens e pessoas possui como responsabilidades a preservação e a proteção.
A sequência correta é:
R: A - V, F, V, F, V
Mais do que organizar, dirigir e controlar, o profissional de administração possui uma grande quantidade de papéis dentro de uma organização. Entre eles estão: papéis interpessoais, papéis informacionais e papéis decisórios. 
Fonte https://www.admfacil.com/os-papeis-do-administrador/. Acesso em 19/01/22.
Assinale a alternativa que representa corretamente a relação entre a ação e o papel gerencial ao qual corresponde.
R: C - Adaptar o grupo a crises e tomar ações corretivas em disputas são exemplos de ações relacionadas aos papéis decisórios;
Dentro da concepção das Teoria das Relações Humanas percebemos que no decorrer da evolução do homem, o mesmo passou por várias mudanças significativas, passou-se a falar em processos de comunicação, em dinâmicas de grupo, em liderança e em motivação pessoal. Em contrapartida, foram contestados os conceitos clássicos de autoridade, departamentalização e racionalização do trabalho. Contudo nunca foi extinto o pensamento que dar ênfase nas tarefas e na estrutura deveria ser o foco com a participação das pessoas. Desta forma, podemos afirmar que o comportamento do homem não poder ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas, assim assinale a alternativa que diz respeito a que ideia desse movimento?​​​​
R: A - Homem Social 
1Para administrar é preciso tomar decisões, atingindo objetivos com as pessoas, através da eficácia e eficiência cumprir as funções administrativas. Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
Fonte:https://administradores.com.br/producao-academica/evolucao-do-pensamento-administrativo. Acesso 19/01/2022
Com relação ao pensamento administrativo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )Para a administração científica, a prosperidade do empregador e do empregado são interdependentes;
· (   )A supervisão funcional e a unidade de comando são conceitos conflitantes das primeiras escolas de administração;
· (   )A escola de administração científica recebeu esse nome por publicar os trabalhos de comprovação dos seus postulados;
· (   ) primeira Escola com enfoque estruturalista foi a Relações Humanas que surgiu “como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores;
· (   )O surgimento da Abordagem Clássica de Administração é devida, principalmente, ao advento da queda da bolsa de valores em 1929.
A sequência correta é:
R: E - V– V – F- F –F.
Podemos dizer que a administração tem quatro funções específicas: o planejamento, a organização, a gestão e o controle. Juntas, essas aplicações caracterizam o processo administrativo.
Fonte:https://procenge.com.br/importancia-controle-administrativo/.Acesso 19/01/202.
Qual a finalidade da  função administrativa de controle ?Marque a alternativa correta:
R: E - Monitorar e assegurar que os objetivos definidos estejam sendo alcançados.
Na Teoria Clássica da Administração, Fayol estabelece que o trabalho de administrar deveria estar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.