Buscar

Aap3 comunicação em serviço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap3
1)Texto base:
Leia o texto a seguir: "O Neoliberalismo se caracteriza por ser uma argumentação teórica que restaura o mercado como instância mediadora societária elementar e insuperável e uma proposição política que repõe o Estado mínimo como a única alternativa e forma de democracia” (NETTO, 1993 apud ENADE, 2010, p. 25).
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a proposta do Neoliberalismo acerca do Estado:
· a)O Neoliberalismo tem uma proposta de minimizar as responsabilidades e ações do Estado, sendo o mercado responsável por suprir as necessidades da sociedade, na lógica da mercantilização.
· b)O Neoliberalismo tem a proposta de superar as dificuldades existentes na sociedade, tendo o Estado um papel fundamental para o exercício da cidadania e do controle social.
· c)O mercado, nessa perspectiva, serve de apoio ao Estado forte, que é responsável pelas ações.
· d)Nessa perspectiva, a informação é utilizada como algo fundamental e o Estado a tem desempenhando com sucesso.
· e)O Neoliberalismo restaura a concepção de democracia e a importância da informação como elemento de acesso ao direito.
2)Texto base:
“O assistente social deve estar preparado para interpretação e absorção das informações adquiridas e anunciadas nos diversos meios de comunicação.”
Sobre a afirmação anterior, analise as afirmativas a seguir:
I – A forma que os meios de comunicação manipulam a informação pode, inclusive, alienar a população, por isso é importante que o profissional se posicione de forma neutra não interferindo nas informações provenientes dos meios de comunicação.
II – O assistente social deve estar preparado para realizar uma leitura da conjuntura social, estando completamente alinhado com as concepções éticas existentes no código de ética e no projeto ético-político da profissão, de forma a identificar e se posicionar diante da manipulação da informação através dos meios de comunicação.
III – O assistente social não deve se preocupar com as informações provenientes dos meios de comunicação, pois é sabido que a maioria da população tem discernimento para interpretar, identificar e se posicionar diante de informações manipuladas através dos meios de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F):
· a)V, V, F.
· b)F, V, F.
· c)V, V, V.
· d)F, F, V.
· e)F, F, F.
3)Texto base:
Leia o trecho a seguir: “Em sua versão contemporânea, o modo de produção capitalista orientado por pressupostos neoliberais é responsável pelo desencadeamento de uma múltipla processualidade no mundo do trabalho.” (ENADE, 2010, p.41). Dessa forma, em que espaço(s) organizado(s) os trabalhadores podem ter acesso à informação de forma coletiva?
· a)Por meio das escolas municipais.
· b)Por meio de sindicados e movimentos dos trabalhadores.
· c)Por meio do Facebook.
· d)Por meio de conversa com amigos.
· e)Por meio do líder comunitário.
4)Texto base:
Leia com atenção o texto a seguir: “Assim, entendemos que a _______________é o combustível do ______________, nessa fase de hegemonia. A sociedade não pode relegar essa energia/combustível que a impulsiona, porque quanto mais o capital se alimenta dessa energia, mais a sociedade se enfraquece e fica desprovida dos seus sustentáculos: a liberdade (dos sujeitos e das nações), a autonomia (pela perda da capacidade de autodeterminação dos sujeitos e dos povos), a igualdade nas condições de acesso e uso dos materiais oriundos das novas tecnologias, do conhecimento coletivo e da riqueza social.”.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas:
· a)Informação, capital.
· b)Emancipação, comunicação.
· c)Emancipação, democracia.
· d)Dominação, capital.
· e)Comunicação, democracia.

Continue navegando