Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
COMUNICAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

COMUNICAÇÃO
ATIVIDADE 2
1 A gama de possibilidades do mundo virtual é conhecida como hipertextualidade. Com isso, é mais comum notar a presença da hipertextualidade quando acessamos um meio digital que trabalha com um tema principal.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta um meio em que diversos gêneros textuais virtuais ocorrem em um mesmo local:
R; Site.
2 Existe uma forma de linguagem que é flexível e que é inserida no texto como meio de agregar conjuntos de informações complementares. Uma das principais características desse tipo de linguagem é não ter linearidade em sua escrita e/ou leitura.
Considerando a citação apresentada e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa correta a qual o autor se refere em sua descrição:
R; Hipertexto.
3 Hoje em dia, a comunicação interna de muitas empresas passou a ocorrer também por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. Esse tipo de comunicação, além de ser ágil, permite o compartilhamento de diversos tipos de arquivos.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito a arquivos que podem ser compartilhados por meio de mensagens instantânea:
I. Imagens, áudios e vídeos.
II. Documentos.
III. Links.
IV. Emoticons (ícones).
É correto o que se afirma em:
R; I, II, III e IV.
4 Uma das cinco estratégias de Halliday e Hasan (1976) diz respeito à seleção e ao uso de palavras que se relacionam entre si, articulando as ideias de maneira que a forma e o conteúdo do texto estejam harmoniosamente organizados.
Fonte: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Logman, 1976.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta a estratégia à qual se refere a definição apresentada:
 
R; Coesão lexical.
5 Sabemos que de acordo com Charroles (1988) e Fonseca (1992), os princípios básicos da coerência são a continuidade, a progressão, a não contradição e a articulação. Todos estes princípios são fundamentais para garantir a coerência de um texto.
Fonte: CHARROLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Orgs.). O texto: escrita e leitura. São Paulo: Pontes, 1988, p. 39-85.
Fonte: FONSECA, J. Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito aos elementos do princípio da articulação:
I. Encadeamento lógico.
II. Organização das informações.
III. Retomada de informações relevantes.
IV. Acréscimo de novas informações.
É correto apenas o que se afirma em:
R; I e II.
6 Para que um texto seja compreendido, ele precisa apresentar sentido. E, se este não apresenta total sentido, ele deve ser reescrito ou reorganizado para que o receptor o compreenda. Afinal, todo texto é criado para que represente sentido e para que transmita alguma mensagem.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta o conceito textual determinante na compreensão de um texto:
R: Coerência.
7 Um dos três tipos de domínio da coerência textual se relaciona ao conhecimento de mundo dos interlocutores e ao conhecimento partilhado entre eles, o que confere sentido completo ao texto. Esse domínio também é chamado de coerência externa, pois diz respeito à veracidade das informações, se elas condizem com o mundo exterior ao qual pertence.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que indica o tipo de domínio ao qual o trecho acima se refere:
R; Domínio Extralinguístico.
8 Os autores Halliday e Hasan (1976) destacam cinco estratégias linguísticas de coesão textual que devem estar presentes na elaboração de um texto. Desta forma, este estará coeso e organizada para apresentar coerência ao leitor.
Fonte: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Logman, 1976.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta as cinco estratégias às quais os autores se referem:
R; A referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical.
9 Com a chegada e a evolução das tecnologias digitais propiciaram o surgimento de novas formas de construir os textos, a partir da utilização de elementos visuais e sonoros além da escrita, o que não é possível no texto impresso.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta somente exemplos de gêneros textuais digitais:
R; E-mail, blog, mensagens instantâneas, fórum e homepage.
10 A multimodalidade é um conceito desenvolvido por Kress e Van Leeuwen (1996) para descrever os diversos modos ou modalidades semióticas pelos quais os textos são compostos. Nesse contexto, cada um desses modos ou modalidades possui potencial para a construção do sentido no texto.
Fonte: KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. New York: Longman, 1996.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta elementos multimodais:
R; O som, a imagem, o texto escrito, os gestos e o uso das cores.