Buscar

Avaliação nutricional Introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O estado nutricional é considerado adequado quando existe equilíbrio entre as necessidades energéticas do indivíduo e o que ele consome. 
AVALIAÇÃO DIETÉTICA
A avaliação do consumo alimentar do indivíduo requer a definição clara da finalidade a ser alcançada para orientar aseleção do método de inquérito.
Os inquéritos alimentares são instrumentos de avaliação de consumo alimentar tanto de indivíduos quanto de grupos populacionais, que produzem dados qualitativos e quantitativos da ingestão alimentar. Os tipos de inquéritos são:
Métodos retrospectivos:
• Recordatório de 24 horas
• Questionário de frequência alimentar
• História dietética
 
Métodos prospectivos:
• Registro alimentar ou diário alimentar (estimado, pesado, visual)
 
 
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA
A avaliação antropométrica baseia-se na medição de dimensões físicas corporais, a fim de gerar informações sobre a massa corporal total, a composição corporal e a distribuição da gordura corporal bem como crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Assim, a partir de medidas como peso, altura, dobras e circunferências, por exemplo, é possível avaliar o estado nutricional de indivíduos das mais variadas faixas etárias e condições de saúde. A antropometria tem como vantagem ser de baixo custo, não invasiva e fidedigna.
Peso, estatura e massa corporal total
· Peso
O peso refere-se à soma de todos os compartimentos corporais, aferidos diretamente com auxílio de uma balança ou estimado por equações.
· Estatura
A estatura do indivíduo pode ser aferida diretamente no estadiômetro ou estimada, conforme métodos listados no quadro a seguir.
 
· Índice de Massa Corporal (IMC)
Utilizado para classificação do estado nutricional, a partir do peso e estatura. Embora apresente alta correlação com a gordura corporal total, o IMC não discrimina a composição corporal, sendo esta sua maior limitação na prática clínica.
 
Avaliação Nutricional

Outros materiais

Outros materiais