Buscar

Atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os costumes da Civilização Grega, o culto ao deus Dioniso realizado pelos devotos em montes e lugares solitários, conduzia todos ao delírio frenético, superando assim a barreira entre a lucidez e o sobrenatural. Ajudados por música excitante, símbolos fálicos, uso abundante de vinho e danças vertiginosas à luz de brandões, os devotos entregavam-se de corpo e alma às potências que transcendem o tempo, o espaço e a vida pessoal do homem. Através da orgia e de outros ritos consagrados ao deus Dioniso, sob o aspecto da embriaguez e da possessão dionisíaca, as mênades e/ou bacantes entregavam-se ao deus.
Dessa forma, de acordo com o pensamento cristão, essa seria uma suprema manifestação diabólica, a carne, o desejo corporal como sendo a morada de Satã; levá-la ao frenesi seria a maior homenagem que se poderia fazer ao Diabo.
Fonte: LIMA, Francisco. A presença do Mal na Cultura Pagã e a Representação do Diabo na Mentalidade
do Povo Cristão Medieval. Disponível em: <http://ww2.faculdadescearenses.edu.br/revista2/edicoes/vol3-1-2012/artigo1.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2019.
 
A partir do texto e de seus estudos, a diferença entre a visão da religiosidade cristã e as manifestações tidas como pagãs em relação à arte está
R Resposta Correta: Conforme podemos ver na comparação entre o pensamento cristão e os rituais destinados à Dionísio na cultura grega feita no texto, a religiosidade cristã somente assume como digno do humano, da criação artística também, portanto, aquilo que é puro dentro dos preceitos religiosos e moralmente correto.

Continue navegando