Buscar

oi oi oi

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO 
DE JANEIRO
	Nome:lady madonna
	Matrícula:
	Polo: 
AD1 – Primeira Avaliação à Distância - 2021.2
Disciplina: TEATRO, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Coordenadora da Disciplina: Professora Elza de Andrade
Mediadora Pedagógica à Distância: Professora Nathália Brito 
Nota: 8,5.
AD1 na Plataforma – Grupo 1 F
Até Sábado, 28 agosto 2021.
Conteúdo das Aulas – 1, 2, 3 e 4. 
Postagem das Respostas 
Online na Plataforma 
Até Domingo 05 de setembro de 2021. 
QUESTÃO 1 (2,5 pontos): O que é a Teoria da Complexidade e qual a sua importância para o educador do século XXI? 
QUESTÃO 2 (2,5 pontos): Boaventura de Souza Santos, sociólogo português, em seu livro “Um discurso sobre as ciências” aponta algumas ideias principais do paradigma moderno dominante. Escreva um texto explicando três destas ideias, dando exemplos de como elas podem acontecer concretamente em sala de aula. 
QUESTÃO 3 (2,5 pontos): Segundo Paulo Freire, quais são os requisitos para uma educação transformadora? Dê um exemplo de sala de aula para cada um dos requisitos destacados por Paulo Freire. 
QUESTÃO 4 (2,5 pontos): O que é necessário para se estabelecer a interface entre a saúde e a educação?  
Importante para a 4 questões: Não copie o material didático. Escreva as respostas com suas próprias palavras e explicações, mostrando que entendeu o conteúdo da pergunta e da resposta. Não deixe de ler e assinar o “Termo de Conduta” na página seguinte. 
TERMO DE CONDUTA
Declaro assumir o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoal que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina. Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros, e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros. Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados. Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracterizará infração ética, podendo acarretar punição de acordo com as regras da minha universidade. Dê seu ciente, assinando na linha abaixo: 
.
Respostas:
Questão 1: 2,5 pontos
A Teoria da Complexidade é, em resumo, uma conexão entre vários tipos de saberes e ciências. 
Segundo Edgar Morin, para a Educação do futuro, é necessário promover grande reunião dos conhecimentos das ciências naturais, a fim de situar a condição humana em sua complexidade.
Para nós, futuros educadores,devemos enfatizar o nosso papel, inserindo um ensino com aspectos físicos e afetivos, no qual a interação e a criatividade são restritas, para que o aspecto cognitivo ganhe o espaço na aprendizagem.
Questão 2: 2,0 pontos
Segundo algumas das ideias do Sociólogo português Boaventura de Souza Santos, a ciência passa por um momento reflexivo, e está mudando em um processo evolutivo. 
A primeira ideia estabelece que todo conhecimento científico natural é também científico social sem sentido nenhum a diferença entre elas.
Já não há distinção na Física e Biologia na separação de química orgânica de inorgânica e do humano do não humano.
A segunda, por sua vez, Santos esclarece que todo conhecimento seria total e local, ou seja,quanto mais restrito o objeto do conhecimento 
mais rigoroso é seu conhecimento. No paradigma tradicional,para Boaventura,o excesso de especialização, faz do cientista um ignorante especializado, já no paradigma emergente, o conhecimento seria total, pois se trata de um conhecimento abrangente e universal, não sendo mais dividido em disciplinas e sim em temas que tratam dos principais aspectos da vida.
A terceira ideia defendida por Boaventura, se baseia na ideia de que todo conhecimento é auto-conhecimento. Ele deve ser objetivo e rigoroso, não recebendo interferência de valores humanos. Essa seria a base da divisão do sujeito e o objeto, porem esse principio não valeu para ciencias sociais, pois os elementos estudados são pessoas que apresentam suas variações e complexidades, e que precisam muitas vezes de uma aproximação entre o observador e o observado, e com isso pode haver alguma interferência.
Em sala de aula, seriam trabalhados textos que fale sobre a história de um lugar, como fazer e manter um espaço verde,montar um computador adequado às necessidades do local, estudar o que fazer para baixar a taxa de mortalidade infantil, inventar algum novo instrumento, erradicar uma doença etc... a ciência desse paradigma seria motivada a se deslocar para outros territórios para serem utilizados,ampliando, modificando e se aperfeiçoando, de acordo com as necessidades de cada campo de atuação, e fora do seu contexto de origem. Cuidado! A sua explicação está toda voltada para o paradigma emergente, ainda bem que ao desenvolvê-la você colocou características do paradigma moderno dominante.
Questão 3.2,5 pontos
Para Paulo Freire, é necessário que o educador perceba que o aluno esteja no nível da doxa, do conhecimento ingênuo, empírico,mas não esteja vazio, de experiências, que possua uma leitura do mundo bem rica , que deve ser desenvolvida e transformada em conhecimento científico em nível do “logos”, em um processo de construção desse conhecimento. O acervo deve ser respeitado e não substituído. Outro aspecto importante é entender que o conhecimento se dá quando acontece o desvelamento.
Como exemplo para ser usado em sala de aula, destaco que o professor deve estabelecer uma relação de lógica de ensino e aprendizagem em que o professor ao passo que ensina o aluno, ele aprende. Deve também ouvir o aluno, pois assim poderá avaliar o saber do aluno e conhecer o nível de seu vocabulário, e com isso ajudar na ampliação do mesmo. 
Buscar atividades onde haja mais interação do aluno dialogando sobre seus conhecimentos e suas realidades.
Questão 4: 1,5 pontos
É necessário ser saudável.Cabe a escola reconhecer a importância de ter hábitos saudáveis, através de uma educação saudável, que construa uma vida melhor para seus cidadãos. Uma educação em um espaço de saúde deve entender que nada está descontextualizado e a educação deve ir muito além do que os muros das escolas.Ir além na construção social da saúde,por meio da participação de todos.O indivíduo não bloqueia os sentimentos, experimentando a gama de afetos e sensações que a vida lhe oferece.

Outros materiais