Buscar

Poster 2_Cassiara_Biomarcadores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE DA CATALASE E NÍVEIS DE PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA EM Aegla singularis (RINGUELET, 1948) AO LONGO DAS DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO.
Cassiara Fátima Souza Bez; Ana Cláudia Piovezan Borges; Jaquilini de Fátima Giarolo Piassão1; Maicon Ody de Paula1; Albanin Aparecida Mielniczki Pereira1,2,[1: Departamento de Ciências Biológicas – URI Erechim.][2: Programa de Pós-Graduação em Ecologia – URI Erechim.][3: Autor para correspondência (albanin@uri.com.br) ]
Crustáceos do gênero Aegla são organismos bentônicos que exibem dimorfismo sexual. Sabe-se que machos e fêmeas de Aegla exibem metabolismo diferenciado, podendo responder de forma distinta a possíveis alterações no ambiente em que vivem. Macroinvertebrados bentônicos, como é o caso de Aegla, são bastante utilizados no biomonitoramento de ambientes aquáticos, devido a sua capacidade de fornecer informações sobre as condições ambientais. Esses organismos ficam expostos a qualquer alteração que ocorre ao longo do tempo nos corpos d’água, assim é possível verificar quais efeitos essas alterações causam em diferentes níveis biológicos (bioquímico, fisiológico, organismos individuais, populações, comunidades). Avaliações em nível bioquímico e fisiológico são biomarcadores que tendem a responder de forma precoce às alterações ambientais. Neste trabalho, foi realizada uma avaliação do nível de dois biomarcadores bioquímicos (Catalase e TBARS – substâncias reativas com ácido tiobarbitúrico) em machos e fêmeas de Aegla singularis, ao longo de diferentes estações do ano. As coletas foram feitas em um riacho de 2ª ordem, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Suzana (Erechim, RS, Brasil). Foram coletados indivíduos adultos utilizando-se rede tipo puçá, os quais foram identificados a campo e transportados vivos em frascos contendo água do próprio local de coleta, até o laboratório, aonde foram utilizados para a preparação do extrato biológico usado nas análises de Catalase e TBARS. Os resultados mostraram que tanto os machos quanto as fêmeas apresentam variação no nível dos biomarcadores avaliados ao longo do ano, sendo esta variação diferenciada em cada sexo. De forma geral, nos machos os níveis de TBARS e Catalase foram mais altos na estação mais fria do ano (inverno), enquanto que nas fêmeas o pico de TBARS foi medido na primavera e os maiores valores de Catalase foram medidos no verão. 
Palavras-chave: Aegla, TBARS, Catalase.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais