Buscar

AV1 - Atividade Contextualizada Ética e Cidadania (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VOCÊ ACREDITA QUE É IMPORTANTE QUE AS EMPRESAS TENHAM REGRAS/NORMAS BEM DEFINIDAS, ASSIM COMO SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E, QUE ESCLAREÇA ESTAS INSTRUÇÕES PARA TODOS OS SEUS COLABORADORES?
Aluno: Elton Cardoso Soares
Matrícula: 01401569
Curso: Superior Tecnológico em Logística
Atualmente as discussões éticas já não estão somente restritas aos meios acadêmicos, como há alguns anos atrás, está mais acessível, como podemos observar nas redes sociais. Apesar disso, existem alguns dilemas éticos, sobretudo, nas áreas profissionais, diante disso, faz-se necessário a utilização de instrumentos capazes de combatê-los. 
De acordo com CAMPOS; GREIK; VALE, 2002 P.1-11, ética é um conjunto de padrões e valores que definem o comportamento humano de forma natural. Todo ser humano é dotado de uma consciência que o faz distinguir entre o certo e o errado, justo ou injusto, bom ou ruim. Por isso é capaz de ser ético. Hodiernamente, as empresas, buscam obter esse comportamento através de seus códigos de ética, pois infelizmente, muitos não compreendem a relação da ética com o ambiente de trabalho.
Hoje em dia, para ser um bom profissional não é necessário ter somente conhecimento acadêmico, técnico e experiência. Tem de haver preocupação e engajamento para uma boa conduta no ambiente de trabalho, tendo em vista as exigências cada vez maiores na cultura organizacional. Muitos são os princípios que regem o comportamento do colaborador no ambiente de trabalho como por exemplo: honestidade, integridade, entre outros. Esses princípios são fundamentais e estabelecem a ética profissional.
Esses princípios estão presentes no “CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL” de cada profissão, norteando os compromissos éticos entre a empresa e o colaborador, ou seja, servindo de guia padrão de condução no exercício profissional. É de suma importância, pois tem como objetivo realizar ajustes necessários aos princípios da cultura organizacional, estabelecendo deveres, obrigações e valores. Tais atribuições devem refletir de forma positiva e satisfatória também na sociedade, selando uma relação de confiança.
A ética profissional tem que ser bem construída, pautado no respeito às pessoas, valorizando suas competências e prezando por um ambiente justo, seguro e saudável. Diante disso, o código de conduta sendo um auxiliar importante na tomada de decisões, sobretudo, fortalecendo valores e princípios, não pode deixar dúvidas para o colaborador com relação as regras ou normas e principalmente, as sanções em caso de desvio de conduta. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPOS, M; GREIK, M.; DO VALE, T. História da Ética. Cientifica, v. 2, p. 1-11, 2002.

Outros materiais