A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
questões de quimica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Exercícios respondidos de química
Assunto: termoquímica
Questão 1
(UFBA) Em relação aos aspectos energéticos envolvidos nas transformações químicas, pode-se afirmar:
a) a queima da parafina de uma vela exemplifica um processo endotérmico.
b) a vaporização da água de uma piscina pela ação da luz solar exemplifica um processo endotérmico.
c) a combustão do álcool hidratado em motores de automóveis exemplifica um processo endotérmico.
d) a formação de um iceberg a partir da água do mar exemplifica um processo endotérmico.
e) o valor de ΔH de uma transformação depende exclusivamente do estado físico dos reagentes.
Ver Resposta
Alternativa correta: b) a vaporização da água de uma piscina pela ação da luz solar exemplifica um processo endotérmico.
a) ERRADA. Trata-se de um processo exotérmico. Uma vela, por exemplo, contém parafina, um composto formado por carbono e hidrogênio derivado do petróleo. Essa substância é o combustível da vela, que quando a chama está acesa, gera calor e cede-o para o ambiente.
b) CORRETA. Trata-se de um processo endotérmico. As moléculas de água no estado líquido interagem por meio das ligações de hidrogênio. Essas ligações são mais fracas que as ligações covalentes que ligam os átomos na molécula. Sendo assim, ao receber a energia solar, as ligações de hidrogênio são rompidas e as moléculas de água se dispersam na forma de vapor.
c) ERRADA. Trata-se de um processo exotérmico. A combustão é uma reação química em que o álcool é o combustível e a partir do contato com o oxigênio gera calor por meio de sua queima. Quando a combustão é completa ocorre a produção de dióxido de carbono, mas quando é incompleta há a liberação de monóxido de carbono, um poluente tóxico.
d) ERRADA. Trata-se de um processo exotérmico. Os icebergs são grandes blocos de água pura. A passagem do estado líquido para o sólido libera calor no processo de solidificação e, por isso, a variação de entalpia (ΔH) é negativa (menor que zero).
e) ERRADA. A quantidade de calor envolvida nas reações químicas leva em consideração a energia inicial e a energia final.
A variação de entalpia (ΔH) depende das condições do sistema como, por exemplo, temperatura, pressão e quantidade dos reagentes e produtos.
Questão 2
(Fatec) Considere as afirmações a seguir, segundo a Lei de Hess.
I – O calor de reação (ΔH) depende apenas dos estados inicial e final do processo.
II – As equações termoquímicas podem ser somadas como se fossem equações matemáticas.
III – Podemos inverter uma equação termoquímica desde que se inverta o sinal de ΔH.
IV – Se o estado final do processo for alcançado por vários caminhos, o valor de ΔH dependerá dos estados intermediários através dos quais o sistema pode passar.
Conclui-se que:
a) as afirmações I e II são verdadeiras.
b) as afirmações II e III são verdadeiras.
c) as afirmações I, II e III são verdadeiras.
d) todas são verdadeiras.
e) todas são falsas.
Ver Resposta
Alternativa correta: c) as afirmações I, II e III são verdadeiras.
a) ERRADA. Não apenas as afirmativas I e II estão corretas, mas também a afirmativa III.
Quando se inverte uma reação termoquímica, deve-se trocar o sinal do ΔH. Isso deve ser feito porque se em um sentido a reação libera calor, no sentido oposto há a absorção da mesma quantidade de calor, o que representa a conservação de energia nos estados final e inicial.
Veja essa reação química como exemplo:
Graficamente, podemos representar a variação de entalpia da seguinte forma:
Os dois caminhos da reação envolvem a mesma quantidade de energia. Em um sentido, há a absorção de calor (ΔH positivo), e no inverso, há a liberação (ΔH negativo).
b) ERRADA. Não apenas as afirmativas II e III estão corretas, mas também a afirmativa I, pois o valor de ΔH de um processo:
· não depende do número de etapas intermediárias
· não depende do tipo de reação que ocorre em cada etapa do processo
Veja os caminhos dessa reação química:
Atribuindo valores ao ΔH, ΔH1 e ΔH2 temos:
	Primeiro caminho
	
	
	Segundo caminho
	
	
Somando-se a energia envolvida:
Concluímos que a variação de entalpia total corresponde a: , ou seja, independente do caminho percorrido, o valor será o mesmo.
c) CORRETA. As afirmativas I, II e III estão corretas porque:
· I: O calor de reação (ΔH) depende apenas dos estados inicial e final do processo, pois a energia se conserva, não importando a quantidade de etapas.
· II: A lei de Hess permite que as equações termoquímicas sejam somadas como se fossem equações matemáticas, pois o cálculo de ΔH é o melhor caminho a ser seguido quando a execução experimental de algumas reações químicas são inviáveis.
· III: Pela conservação de energia, quando há liberação de energia em um caminho da reação, no sentido inverso deve ocorrer a absorção, e isso é demonstrado pela inversão do sinal de ΔH.
d) ERRADA. A afirmativa IV está errada, pois a variação da energia independe do caminho percorrido.
e) ERRADA. As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Questão 3
(UFMT) Nas reações químicas, a quantidade de calor liberada ou absorvida pela transformação é denominada calor de reação. Se uma reação é:
(0) exotérmica, o sistema perde calor e a vizinhança ganha a mesma quantidade perdida pelo sistema.
(1) endotérmica, o sistema ganha calor e a vizinhança perde a mesma quantidade recebida pelo sistema.
(2) exotérmica, sua entalpia final é menor que sua entalpia inicial, logo sua variação de entalpia, ΔH, é menor que zero.
(3) endotérmica, sua entalpia final é maior que sua entalpia inicial, logo sua variação de entalpia, ΔH, é maior que zero.
Aponte a(s) alternativa(s) correta(s).
Ver Resposta
Alternativas corretas: (0), (1), (2) e (3).
(0) CORRETA. Em uma reação exotérmica, quando o sistema perde determinada quantidade de calor, a vizinhança ganha a mesma quantidade, pela conservação de energia enunciada na Primeira Lei da Termodinâmica.
A energia em um sistema não pode ser destruída nem criada, apenas transformada.
(1) CORRETA. A afirmação sobre reação endotérmica indica que a vizinhança cede calor e à medida que o ambiente perde energia, ela está sendo absorvida pelo sistema.
(2) CORRETA. Em uma reação exotérmica, a entalpia dos produtos é maior porque uma reação desse tipo libera calor quando novas substâncias são formadas, que é sinalizado pelo ΔH negativo.
(3) CORRETA. Em uma reação endotérmica, a entalpia dos reagentes é maior porque uma reação desse tipo absorve calor para que novas substâncias sejam formadas, que é sinalizado pelo ΔH positivo.
Questão 4
(UFMG) Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. O que explica essa sensação de frio?
a) A evaporação da água é um processo endotérmico e cede calor ao corpo.
b) A evaporação da água é um processo endotérmico e retira calor do corpo.
c) A evaporação da água é um processo exotérmico e cede calor ao corpo.
d) A evaporação da água é um processo exotérmico e retira calor do corpo.
Ver Resposta
Alternativa correta: b) A evaporação da água é um processo endotérmico e retira calor do corpo.
a) ERRADA. A evaporação é um processo endotérmico e, por isso, absorve calor.
b) CORRETA. Para que a água mude de estado físico, ocorre a absorção de calor pelas moléculas. Ao ganhar energia, a água passa ao estado gasoso e, por isso, quando transpiramos, o nosso suor evapora devido ao calor latente de evaporação.
Energia envolvida nas mudanças de estado físico
c) ERRADA. A evaporação é um processo endotérmico. O fenômeno inverso, a condensação, é que cede calor e é um processo exotérmico (ΔH negativo).
d) ERRADA. A evaporação é um processo endotérmico e, por isso, retira calor do ambiente. O fenômeno inverso, a condensação, é que cede calor e é um processo exotérmico (ΔH negativo).
Questão 5
(Enem/2010) O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.