Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Prova Responsabilidade Social e Ambiental - Anhanguera

Pré-visualização | Página 1 de 2

Gabarito Responsabilidade Social e Ambiental - Anhanguera
×
Questão 1
Um país, para alcançar melhores níveis de desenvolvimento, deve aliar o seu desenvolvimento econômico à conservação/preservação ambiental e para isso deve promover o equilíbrio entre a economia, a sociedade e o meio ambiente.
Nesse sentido, analise o trecho a seguir:
Administração dos recursos indispensáveis a uma determinada sociedade e que podem ser escassos e abundantes. Esses recursos, conforme a sua escassez, tornam-se mais protegidos e de valor inestimável.
Assinale a alternativa que possui o nome do conceito exposto pelo trecho.
A)
 
Meio ambiente.
B)
 
Desenvolvimento sustentável.
C)
 
Economia.
D)
 
Comunidade.
E)
 
Sociedade.
Questão 2
Em tempos de modernidade reflexiva, em que as pessoas estão num dilema entre seu modo de vida e as preocupações com os impactos deste modo de vida, uma importante alternativa social é a Responsabilidade Social.
A esse respeito considere as afirmações a seguir: 
I - A responsabilidade social corporativa ou organizacional trata do conjunto de práticas e ações da empresa que beneficiam a sociedade e as corporações (organização), levando em consideração a economia, a sociedade, o meio ambiente, a educação, a saúde, o transporte, a moradia, as atividades locais e o governo.
II – A responsabilidade social corporativa ou organizacional é uma forma de gestão, a qual tem que ser ética e, portanto, transparente na organização dos interesses para diminuir os impactos negativos no meio ambiente e na comunidade e, para isto, é muito importante o diálogo aberto com a comunidade.
III - Por força do capitalismo, o mundo deixou de lado os aspectos humanos, voltando-se ao lucro e apenas a ele. As questões ambientais e o fato dos recursos serem finitos fez com que os valores fossem revistos e por essa razão algumas corporações (empresas/organização) passaram a se humanizar.
Assinale a alternativa correta:
A)
 
Estão corretas apenas II e III.
B)
 
Estão corretas apenas  I e III.
C)
 
Está correta apenas  I.
D)
 
Estão corretas apenas  I e II.
E)
 
Estão corretas  I, II e III.
Questão 3
Os empreendimentos de economia solidária são fruto de um processo histórico que tem seu início no século XIX, quando já se tem tentativas de se construir formas de produzir e consumir que garantisse a sobrevivência de trabalhadores que já enfrentavam dificuldades de acesso ao trabalho e renda. 
Nesse sentido, analise as asserções a seguir:
I - A economia solidária se define, segundo Paul Singer (2008), como um modo de produção que se caracteriza pela igualdade.
PORQUE
II) Pela igualdade de direitos, os meios de produção são de posse coletiva dos que trabalham com eles e essa é a sua característica central.
Assinale a alternativa correta:
A)
 
A primeira asserção é uma proposição correta, e a segunda asserção é uma proposição falsa.
B)
 
A primeira e a segunda asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
C)
 
A primeira asserção é uma proposição correta, e a segunda é uma justificativa correta para a primeira.
D)
 
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda asserção é uma proposição verdadeira.
E)
 
A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.
Questão 4
Toda política pública visa a melhoria social e, para verificar se isso está acontecendo, o Estado cria meios de mensuração, chamados índices, que são estruturas de dados que vão apontar a efetividade ou não da ação. Para quantificar a eficácia das políticas públicas e aplicação da lei, destacamos os seguintes índices: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Índice de Felicidade e o Índice Balanced Scorecard (BSC). (DELBONO, Benedita de Fátima. Responsabilidade social e ambiental. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 108).
Nesse sentido, enumere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
	1. IDH
	( ) É um estudo de economia e psicologia que mostra como medidas tomadas na área do bem-estar podem ser utilizadas de forma eficaz para avaliar o progresso da nação.
	2. Índice de Felicidade
	( ) Como critério de avaliação para medir o desenvolvimento humano utiliza-se da renda, longevidade e educação.
	3. BSC
	( ) Foi desenvolvido em Harvard por Kaplan e Norton, em 1992, como metodologia de medição e gestão de desempenho, buscando visão holística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A)
 
2, 3, 1.
B)
 
3, 2, 1.
C)
 
1, 2, 3.
D)
 
2, 1, 3.
E)
 
3, 1, 2.
Questão 5
As políticas ambientais e os programas de educação ambiental estão sempre vinculados, primeiramente, à conscientização da crise ambiental, levando a novas perspectivas e à percepção das contradições e desigualdades oriundas da má conduta em face do meio ambiente. Nesse sentido, avalie a seguinte situação:
Uma empresa está realizando palestras junto aos seus funcionários para que aprendam o processo de separação de resíduos. Com isso, esperam ter um melhor comportamento frente às questões ambientais.
Esta prática realizada pela empresa é uma ação de:
A)
 
impacto empresarial insustentável
B)
 
convenção coletiva
C)
 
educação ambiental não-formal
D)
 
sistematização eventual
E)
 
educação ambiental formal
Questão 6
Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao considerar esses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor.
Como é chamada essa prática de consumo?
A)
 
Consumo Relacional.
B)
 
Consumo Verde.
C)
 
Consumo Consciente.
D)
 
Consumo Criativo.
E)
 
Consumo Tolerante
Questão 7
Consiste no relatório técnico conclusivo do EIA, onde estão expostos os possíveis impactos ambientais. Ele contém os levantamentos e as conclusões pelos quais o órgão público responsável pela licença deverá analisar e conceder ou não a licença para o projeto ser executado. Assinale a alternativa que possui o nome deste relatório técnico:
A)
 
BSC
B)
 
NBR
C)
 
IDH
D)
 
EIA
E)
 
RIMA
Questão 8
"O desenvolvimento sustentável se traduz pela conciliação entre _____________, a sociedade e o meio ambiente, que estão interligados formando o citado ____________ "economia-sociedade-meio ambiente" do _____________________. Isso quer dizer que todas as ações do governo e das pessoas devem convergir em favor desse trinômio, vendo-o de modo ______________."
Assina a alternativa que completa corretamente as lacunas:
A)
 
Economia – Trinômio – Desenvolvimento Sustentável – Indissociável.
B)
 
Ergonomia – Trinômio – Desenvolvimento Tecnologico – Indissociável.
C)
 
Economia – Trinômio – avanço Tecnológico – Indissociável.
D)
 
Estado – Trinômio – Desenvolvimento Sustentável – Distinto.
E)
 
Economia – Trilogia – Desenvolvimento Agrícola - Indissociável.
Questão 9
A Educação Ambiental com o aspecto_________, descrita no art. 9º, da Lei nº 9.795/1999, é focada nos estudos realizados nas instituições federais, estaduais ou municipais de ensino particulares ou privados da educação básica, superior, especial, profissional até de jovens e adultos. Já a Educação Ambiental _________________, segundo a mesma lei, é designada como "as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente".
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
A)
 
sistematizada; descritiva
B)
 
institucional; veiculada
C)
 
proporcional; amplificada
D)
 
normal; reversa
E)
 
formal; não-formal
Questão 10
"O Ecomarxismo ou Ecossocialismo é uma ideologia a favor do meio ambiente, que impõe a desaceleração do mercado em prol do meio ambiente e impõe uma visão holística (do todo). Essa corrente ideológica é de muita contribuição para o meio ambiente, pois retoma conceitos da Revolução Industrial, importante momento transformador da história,
Página12