Buscar

Teoria da Contabilidade Aziendalismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Teoria da Contabilidade
Aziendalismo
*
*
*
Introdução
A azienda é um termo de origem latina que provem do verbo fazer, em seu gerúndio, significando “O que está para ser feito”; importamos tal termo do idioma italiano porque em português seria “fazenda”, e tendo em vista que essa passou, vulgarmente, a significar propriedade rural ou tecido; e como os termos em ciência não devem ser equívocos, admitimos, o cognato italiano (que é o idioma mais próximo do latim).
*
*
*
Conceito
A Azienda ou célula social (também dita, impropriamente, “entidade”), é um agregado de pessoas e de coisas impessoais, com atividade permanente ou duradoura e que visa suprir objetivos traçados pelo homem, sendo parcela da sociedade, onde o homem desenvolve atividades para a satisfação de suas necessidades.
*
*
*
Estrutura
Elementos humanos ou pessoas;
Patrimônio ou riqueza.
*
*
*
Estrutura
 A azienda compõe a sociedade, o patrimônio compõe a azienda, mas todos são complexos naturais que estão contidos uns nos outros, inspirando, cada um, entretanto, óticas particulares de observação.
*
*
*
Elementos pessoais da azienda
Funções
Volitivas
Funções
Diretivas
Funções
Executivas
Vontade Suprema
Vontade comandada
Cumprimento material da vontade
Elementos Humanos
 
*
*
*
Elementos da azienda
Função Volitiva
Filosofia
Política
Diretrizes gerais ou princípios da atividade
Função Diretiva
Previsão
Organização
Controle
Comando
Relações Humanas
Função Executiva
São as Relativas ao cumprimento de tarefas
*
*
*
Natureza dos Objetivos básicos aziendais
*
*
*
Personalidade, formas aziendais e processos volitivo e diretivo
 A azienda adquire sua própria personalidade, como algo que existe independente, mas essa personalidade não se confunde com a de seus constituidores ou proprietários.
 Para fins fiscais, comerciais, tem-se adotado as denominações de pessoa jurídica, para designar a personalidade aziendal, e pessoa física, para designar a personalidade natural. Por lei, naturalmente, aquele que detém a propriedade do capital ou da maioria deste é quem tem, também, o poder de decidir, a menos que abra mão desse direito.
*
*
*
Exemplo
*
*
*
Diferentes atividades aziendais
É muito grande o número de atividades desempenhadas pelas aziendas.
Todas buscam meios para executar suas funções no mundo social.
A indústria consome matérias, mas fabrica produtos para oferta.
O Comércio compra e vendem os produtos na mesma forma que foram adquiridos.
Diferentes atividades, portanto, caracterizam diferentes critérios de ação das aziendas no mundo social 
*
*
*
Pensadores
Leo Gomberg
Johann Friedrich Schar
H. Nicklish
Rudolf Dietrich
Gino Zappa
*
*
*
Conclusão
	Em verdade, todas as aziendas, de uma forma ou outra, praticam atos de consumir, produzir, circular e distribuir, mas que as caracteriza é a natureza da função principal na sociedade, há uma interdependência notória, pois para que haja produção é necessário existir consumo e o consumo não pode operar-se sem que a produção ocorra; só há distribuição se houver produção; só pode a produção prosseguir se houver quem distribua e quem faça circular riqueza, etc. A complexidade do mundo social espelha-se naquela dos fenômenos ecológicos, humanos, administrativos, econômicos, jurídicos, contábeis, etc. E tudo isso influi e recebe influência da vida aziendal, pois empresas e instituições participam ativamente dos acontecimentos.
*
*
*
Reflexão
	Muitas conquistas da ciência que foram excepcionais para suas épocas encontram hoje ultrapassadas, mas aquelas jamais poderão ser desmerecidas, se observarmos que as conquistas futuras são sempre conseqüência da acumulação das conquistas passadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais