Buscar

Orientação Nutriconal - Espectro Autismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
A variedade de alimentos consumidos é fundamental para a prevenção de certas deficiências nutricionais, além de auxiliarem no funcionamento adequado do corpo e positivamente na saúde.
Lembre-se que quanto mais lenta, mais seguras e duradouras serão estas mudanças, e um hábito alimentar saudável é a soma de todas estas. Pensando nisso então, foi pensado em algumas orientações para ajudar a seguir tal meta. 
· Evite alimentos ultraprocessados (industrializados) como bolachas recheadas, biscoitos, danone de morango, refrigerante, sucos artificiais... E tome cuidado com os processados (aqueles alimentos que passam um leve processo industrial). Prefira sempre os alimentos in-natura. Lembre-se: quanto mais perto do natural o alimento for, melhor.
· Evite o consumo de embutidos como mortadela, linguiça calabresa, salsicha, bacon... Estes alimentos são pobres em nutrientes e ricos em gorduras ruins, podendo aumentar o colesterol. Dê preferência sempre a carnes magras como frango, peixe e ovos, retirando a pele e gordura caso apresente e utilizando métodos de cocção livres de óleo, como preparações grelhadas, assadas e cozidas.
· Consuma alimentos fontes de vitamina C após as refeições principais (como Laranja, Limão, Acerola, Melancia), tais alimentos irão ajudar na absorção de Ferro no sangue, prevenindo a anemia. Você pode optar por fazer o suco (sem adição de açúcar), usar como tempero para salada (como o Limão), ou comer a fruta. 
· Diminua o consumo de Açúcar! Optando por receitas de preparações saudáveis ou açúcar da fruta. Uma outra ideia é usar adoçante como xilitol ou stevia afim de substituir. 
· Aumente o consumo de frutas, legumes, verduras e vegetais através de preparações feitas que incluam os mesmos. As fibras destes alimentos são as principais aliadas para um bom funcionamento intestinal, fortalecendo a flora ali presente. Além de certos alimentos serem ricos em vitaminas e minerais que o corpo necessita diariamente para funcionar melhor.
· Procure sempre provar novos alimentos que não costuma comer, ou que nunca provou, apenas assim saberá se irá gostar ou não daquele alimento. Isso é muito importante para que haja diversidade na dieta e qualidade. Não desista de tentar inseri-los!
· Evite alimentos fonte de Cálcio após as refeições, como por exemplo o chocolate, leite, iogurte...Pois os mesmos irão diminuir a absorção de Ferro da mesma, podendo levar a uma carência nutricional e gerando anemia. Dica de Ouro: Consuma alimentos do Grupo do Leite longe das refeições principais (Almoço e Jantar).
· Consuma fontes de gorduras boas como o Azeite de Oliva Extra Virgem, Abacate, Amendoas, Linhaça...Essas gorduras, aliadas a uma dieta equilibrada e saudável, ajudam no controle dos níveis de colesterol de gordura ruim. 
· Aumente o consumo de água, bebendo cerca de 1,5 – 2,0 L de água ao dia. Você sabia? A água é essencial para o corpo pois metade do corpo é composto dela. A falta de água além de acarretar certas infecções urinárias, é prejudicial para os rins e demais órgãos do corpo, como por exemplo o intestino, que depende dela para funcionar melhor.
· O Glúten pode não ser digerido adequadamente em algumas situações. Ele está presente em pães, bolos, pizzas, bolachas, alimentos que contem trigo, aveia, cevada, centeio, malte, farinha de rosca, gérmen e farelo de trigo, sêmola, semolina. É fácil ser identificado pois todos os rótulos devem ter escrito se o alimento contém ou não Glúten. Existem ótimas receitas sem e as opções de alimentos comprados prontos estão crescendo bastante. Recomenda-se ir retirando aos poucos, fazendo trocas por outras farinhas de forma gradativa.
Sugestão de trocas: Arroz (e farinha do arroz e creme de arroz), milho (e maisena), amaranto, feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, batata, batata doce, mandioca, inhame, cará, polvilho, tapioca, pães sem glúten, biscoito de polvilho, biscoito de soja, de arroz, de milho, massas isentas de glúten...
· Para o bom funcionamento intestinal, conheça os alimentos laxantes e obstipantes, optando pelos laxantes.
ALIMENTOS LAXANTES (que soltam o intestino):
- Verduras e Legumes (de preferência crus);
- Frutas Laxantes: mamão, ameixa, laranja, pera, uva, figo, abacaxi, acerola, pitanga, banana nanica e prata, melancia, melão, pêssego, abacate, jaca, manga;
- Cereais Integrais: arroz, macarrão integral, pão integral, biscoito integral;
Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja;
- Iogurte Natural e Leite Batido com Frutas.
ALIMENTOS OBSTIPANTES (que prendem o intestino):
- Frutas Constipantes: banana maçã, maçã e pera sem casca, goiaba (sem casca e sem semente), caqui, maracujá, caju, limão, laranja lima;
- Legumes Cozidos;
- Pães e Cereais: pão branco, arroz, fécula de batata, biscoito simples sem recheio.
ALIMENTOS FLATULENTOS (que formam gases)
Cebola e alho em excesso, brócolis, couve-flor, melão, melancia, condimentos, ervilha, feijão branco, repolho, pimenta, rabanete, batata doce, leite, queijos temperados, refrigerantes, abacate, mostarda, nabo, pepino.
· Faça preparações diferentes com frutas, legumes e verduras, estimulando a criança a ajudar a faze-los e conhece-los melhor, afinal, quanto mais contato a criança tiver com o alimento, mais afinidade e facilidade de comer o mesmo ela terá. Então, mãos a obra... (Use como base as receitas passadas).
Acadêmicas: Anna Laura Ramsdorf e Maria Eduarda Magrini
Professora: Grace Facholli

Outros materiais