Buscar

PROVA Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

II Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo
	Painel
	Meus cursos
	 Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo
	 Módulo 2 - Mudanças recentes no campo dna Administração Pública e seus impactos no Brasil
	 Exercício Avaliativo 2
	Iniciado em
	segunda, 9 mai 2022, 11:37
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 9 mai 2022, 11:50
	Tempo empregado
	13 minutos 18 segundos
	Notas
	3,00/4,00
	Avaliar
	37,50 de um máximo de 50,00(75%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que gerir políticas públicas implica organizar a ação do Estado a partir das demandas sociais, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Apenas as políticas públicas emergenciais devem ser geridas em rede, uma vez que precisam da estrutura já instituída.
b. As políticas públicas devem ser geridas de forma integrada e por uma rede coordenada. 
c. As políticas públicas devem ser geridas com autonomia administrativa e contratualização de resultados.
d. Cada política pública precisa ser gerida isoladamente, de acordo com sua racionalidade específica.
e. As políticas públicas podem ser geridas em rede, mas os resultados são menos eficazes e efetivos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Gabarito: letra b.
A incorporação da racionalidade das políticas públicas na Administração Pública implicou dois aspectos principais: maior flexibilidade na gestão, para se adequar às especificidades de cada política pública; e a ação em rede, uma vez que a complexidade dos problemas sociais é transferida para a Administração Pública. Com isso, as soluções não passam apenas pela ação de cada organização pública especializada em determinada área, mas pela ação coordenada dessas organizações.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação às políticas públicas, julgue cada afirmação como verdadeira ou falsa e, em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) Muitas demandas sociais relevantes não entram na agenda dos governos para serem transformadas em políticas públicas porque não têm apelo político.
( ) Na formulação de políticas públicas, mais importante do que identificar as causas, é identificar as consequências de um problema.
( ) A avaliação é sempre a última etapa do ciclo de uma política pública e visa verificar o alcance dos resultados pretendidos.
( ) Legitimidade política e racionalidade técnica são características imprescindíveis para o sucesso de uma política pública.
Escolha uma opção:
a. V, V, F, F.
b. V, F, V, F.
c. F, V, F, V.
d. V, F, F, V. 
e. F, V, V, F.
Feedback
Sua resposta está correta.
Gabarito: letra d.
As políticas públicas funcionam por um processo cíclico com duas variáveis centrais: a legitimidade política e a racionalidade técnica. O início do ciclo está na decisão política sobre a entrada de uma demanda social na agenda governamental. O apoio político e o apelo eleitoral são variáveis que interferem nessa etapa. Para serem efetivas, as políticas públicas devem ser amparadas em soluções para as causas dos problemas. Por fim, o ciclo das políticas públicas não é linear, podendo a etapa de avaliação ocorrer antes da implementação.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. No Brasil, muitos entes federativos possuem capacidades institucionais frágeis, o que complexifica a implementação de políticas públicas.
II. Dadas as complexidades do Estado brasileiro, pode-se considerar como fundamental o compartilhamento da implementação de políticas públicas entre os entes federativos.
III. As diferenças regionais brasileiras fazem com que a maioria das políticas públicas seja circunscrita a cada ente federativo, o que simplifica o processo.
IV. O fato de a Constituição brasileira definir atribuições e competências para cada nível de governo simplifica a implementação das políticas públicas.
Escolha uma opção:
a. Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
b. Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas. 
c. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
d. Apenas as afirmações II e III estão corretas.
e. Apenas as afirmações I e IIII estão corretas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Gabarito: letra c.
O sistema federativo brasileiro pode ser compreendido como um facilitador da implementação das políticas públicas de interesse nacional, pois permite o compartilhamento de responsabilidades administrativas. Porém, também pode ser considerado um elemento dificultador devido às diferenças de capacidade institucional entre os entes federativos. Apesar das especificidades regionais, a maior parte das políticas públicas têm caráter nacional. Definir atribuições e competências para os entes federativos não é suficiente para suprimir as dificuldades na gestão das políticas públicas.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Robert Denhardt e Thomas Catlaw (2017):
Atualmente, o governo está envolvido em um processo político juntamente com muitos outros atores – empresas de mercado, associações, organizações em fins lucrativos, e cidadãos em geral. 
Segundo esses mesmos autores, como consequência, o design e a implementação das política pública, aquilo que alguns chamam de condução (steering) da sociedade”, já não está mais nas mãos de uma unidade governamental singular que atua sozinha ou em acordo estreito com um ou dois outros atores, mas foi suplantado por redes muitas vezes um tanto complexas de governança formadas por uma pluralidade de atores, cada qual trazendo os próprios interesses especiais, recursos e arsenal de expertise.
Com base em Denhardt e Catlaw (2017), é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. Somente o modelo burocrático aplicado à administração pública é capaz de dar resposta eficazes à realidade descrita.
b. Somente um modelo de administração pública baseado nas premissas do chamado new public management é capaz de dar respostas eficazes à realidade descrita.
c. Para responder eficazmente à realidade descrita, somente um modelo de administração pública que compartilhe premissas da burocracia e do new public management.
d. Para responder eficazmente à realidade apresentada, é necessário um modelo de administração pública que supere as premissas dos modelos burocrático e baseado no new public management. 
e. Somente um modelo de administração pública constituído com base nas premissas da administração das empresas é capaz de dar respostas eficazes à realidade apresentada.
Feedback
Sua resposta está correta.
A nova realidade das sociedades implica desafios maiores e diferentes em relação ao que vivemos até então e apontam para a necessidade de atuação integrada ou em rede das organizações públicas. Embora as reformas do fim do século XX, baseadas no new public management, tenham representado avanços em relação ao modelo burocrático, não mudaram a ótica fragmentária da Administração Pública. Por isso, é necessário um modelo que supere as premissas da burocracia e do new public management.
<svg xmlns="http://www.w3.org/2000/svg" width="16" height="16" viewBox="0 0 16 16" preserveAspectRatio="xMinYMid meet" overflow="visible"><path d="M1.6 1.4c1.4 4.7 2.6 8.7 4 13.4" fill="#7c7c7c" stroke="#7c7c7c" stroke-width="1.5" stroke-miterlimit="10"/><path fill="none" stroke="#7c7c7c" stroke-miterlimit="10" d="M12.2 2.6L5.7 7l-2-5.4z"/></svg>

Outros materiais