Buscar

Fichamento - Desafios na identificação de cognições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FICHAMENTO
Texto 
Beck, J. Capítulo 10. Desafios na identificação das cognições. Terapia Cognitivo-comportamental para desafios clínicos: o que fazer quando o básico não funciona. Porto Alegre: RS. Artmed. 2007
Síntese
	O texto propõe quais as principais dificuldades que podem surgir na identificação de cognições disfuncionais durante a sessão de terapia e quais as melhores estratégias que o terapeuta pode utilizar para manejar esses entraves na comunicação terapêutica.
Principais ideias
	Apesar da falta de entendimento do modelo cognitivo, em sessão é importante que os pacientes comecem a entender o impacto de seus pensamentos em suas reações ou não fará sentido para eles se envolver no processo de elucidar e responder as suas cognições. Algumas dificuldades em elucidar cognições disfuncionais dos pacientes as decorrentes da utilização inadequada ou ineficaz das técnicas-padrão.
Para reconhecer os pensamentos automáticos do paciente é preciso entender que há uma série de situações que podem evocar pensamentos automáticos como: acontecimentos específicos na vida do paciente, seus próprios pensamentos e suas reações emocionais, comportamentais e psicológicas, além de pensamentos de estimulação de sentidos.
Cabe ao psicólogo reconhecer o leque de situações que evocam pensamentos automáticos, o momento em que os pacientes têm pensamentos negativos, reconhecer a evitação comportamental e cognitiva do paciente, reconhecer os pensamentos automáticos no discurso do paciente e aqueles que são rotulados como sentimentos. Para isso, o terapeuta pode utilizar diferentes técnicas para que os pacientes identifiquem seus pensamentos automáticos como: técnicas de questionamento, focar em emoções e sensações somáticas, técnicas de construção de imagem ou utilizar dramatização.
Vários problemas podem acontecer na tentativa de ajudar os pacientes a identificar seus pensamentos automáticos. O paciente pode responder de forma intelectualizada, perfeccionista ou de modo superficial, podem ter medo de emoções negativas sobre eles ou de serem prejudicados pelo terapeuta estando tão vulneráveis.
Algumas vezes é importante não insistir em tentar ajudar os pacientes a identificar seus pensamentos automáticos, se sentir que isso evoca pensamentos automáticos sobre eles mesmos, sobre o terapeuta ou o processo terapêutico. Além disso, também é importante identificar as imagens visuais negativas do paciente, elucidar as regras disfuncionais do paciente, utilizar variações das estratégias-padrão para elucidação de regras, elucidar as crenças centrais e utilizar variações das estratégia-padrão para identificá-las. De modo geral os terapeutas devem ser vagarosos, usando métodos exploratórios brandos e graduais.
Citações
	Sobre técnicas de identificação de pensamentos automáticos a autora cita “Os terapeutas empregam várias técnicas para que os pacientes identifiquem seus pensamentos automáticos, incluindo autorização de várias formas de questionamento, foco em sensações emocionais e somáticas, uso da técnica de construção de imagem e dramatização. ” (pg 219)

Outros materiais