Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Titulo do trabalho: A importância dos jogos pedagógicos e didáticos nas Escolas no processo de ensino aprendizagem
Nome: Hiury Camilo da Silva
Matrícula: 03324005
 Curso: Educação Física 
Texto:
Os jogos pedagógicos são brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem dos indivíduos, podendo estes ser lúdicos ou não. Segundo o Portal Educação “o jogo precisa ser usado de acordo com o desenvolvimento e prontidão do aluno, levando-o a uma participação ativa e a uma autoavaliação no final do jogo”. 
Os jogos didáticos se assemelham a metodologia da pesquisa e existe nele bastante contribuição, pois o jogo em si, gera a transformação de aulas comuns em ensino eficiente, criativo e prazeroso ao aluno. Conforme todo o plano de aula, o professor vai usar uma metodologia para a realização das atividades durante ela, ou seja, onde ele planejará os procedimentos que deverão ser usados e seguidos à risca de suas ideias, porém tem que haver como fator principal o interesse dos alunos sobre tal atividade que estará sendo realizada, obtendo sempre uma autoavaliação com a opinião de todos ao final do jogo. Nos dias atuais os jogos pedagógicos fazem-se rotineiros na vida do aluno, pois é por meio da realização deles que o mesmo começar a interagir mais, fazer novos amigos, tudo isso através dos jogos no ambiente escolar. Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando a criança o desenvolvimento da sua personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. Então, por meio da pratica do jogo a criança compreende o mundo a sua volta, aprende regras, testa varias de suas habilidades físicas como correr, saltar, aprende desde cedo o ganhar e perder. O jogo tem que ter a parte lúdica, ou seja, um ambiente especial para a aprendizagem onde nele existam interesse e prazer obtendo assim mais concentração dos alunos para sua pratica e inclusão do mesmo. 
Portanto, em virtude dos fatos mencionados podemos afirmar que tanto os jogos pedagógicos e os jogos didáticos são de suma importância para o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno e para sua evolução de vida, onde ele começa a ter percepções através de aprendizados que foram adotados durante o jogo lhe servindo de lição assim como acontecem em nossa vida, os erros servem de aprendizado igual no jogo. 
Referencias: BLOG de educação Colégio COC Vila Yara https://www.cocvilayara.com.br

Outros materiais