Buscar

Banco de questões

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Perspectivas Profissionais
Manter uma postura condizente com o ambiente de trabalho traz diversas vantagens para todos que convivem no ambiente profissional. Um ambiente harmonioso ajuda em diversos aspectos, inclusive, na produtividade de cada um. Assinale nas opões abaixo a que contém uma atitude que NÃO AJUDA na harmonia no ambiente de trabalho:
A) Respeitar o espaço e a opinião dos outros.
B) Respeitar as normas estabelecidas na empresa.
X C) Agir com excesso de competitividade.
D) Conhecer e colocar em prática as suas atribuições e responsabilidades.
O mercado de trabalho está cada vez mais priorizando por profissionais que tenham uma postura pessoal e profissional adequada, que atendam a demanda da vaga e da respectiva empresa responsável pelo recrutamento e seleção do candidato. A primeira etapa após a seleção que o entrevistador poderá verificar a postura do candidato é:Marque a única alternativa correta:
A) Testes lógicos e de resistência
B) Nas provas de conhecimentos técnicos
X C) Dinâmica em grupo
D) Na etapa de devolutiva do processo.
No processo seletivo existem algumas técnicas que são usuais. Na entrevista existem algumas perguntas que são aplicadas para medir uma determina competência. As competências são de acordo com o cargo e função que está sendo ofertada pelo RH. Considerando estas informações, podemos afirmar que:Marque a única alternativa correta:
X A) A entrevista mais utilizada pelo recrutadores é a entrevista "com foco em competências".
B) A entrevista técnica é mais utilizada
C) A entrevista em grupo é a mais utilizada.
D) A entrevista comportamental é a mais utilizada
Acerca do trabalho em equipe, assinale a alternativa correta:
X A) A cooperação é uma das principais características;
B) Os membros devem, necessariamente, apresentar as mesmas habilidades;
C) Não existem conflitos;
D) Cada membro se preocupa apenas com seu próprio trabalho;
Iniciar um curso de graduação no modelo à distância é fácil, porém, por outro lado, finalizar um curso nessa modalidade de ensino não é para todos. Para ser bem sucedido é preciso possuir algumas características pessoais. Segundo o Guia do estudante (2017, s.p.), são cinco as características necessárias: disciplina, organização, motivação e proatividade, curiosidade e autonomia e familiaridade com a tecnologia. GUIA DO ESTUDANTE. Cinco características para ser bem-sucedido em um curso de EaD. 2007. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2017Assinale abaixo a alternativa que faz referência a característica curiosidade e autonomia:
A) O estudante tem que fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o material a ser estudado.
B) O estudante de EaD precisa conhecer o universo virtual e saber navegar com facilidade em sites e portais, também é necessário ter familiaridade com todas as ferramentas tecnológicas que serão utilizadas ao longo da graduação.
X C) O estudante precisa ser investigativo. Sempre ter o desafio de correr atrás de conhecimento, pesquisar muito em diversas fontes, rever vídeo aulas, ler e reler o material, formular suas perguntas e buscar respostas com professores, tutores e colegas de turma.
D) Conseguir dedicar-se aos estudos com seriedade e regularidade é essencial. O aluno deve respeitar horários fixos para estudar e fazer as atividades.
Com base nas leituras e estudo, da disciplina de Perspectivas Profissionais: Escolha a única alternativa VERDADEIRA, com base nas alternativas abaixo:
A) Universidades: caracteriza-se por oferecer um ou mais cursos de graduação, não tendo autonomia universitária. É uma Instituição de Ensino Superior que não apresenta autonomia para conferir títulos e diplomas, os quais devem ser registrados por uma Universidade. Além disso, não tem a função de promover a pós-graduação.
X B) Universidades: equivalem-se aos Centros Universitários, no entanto, para elas a pesquisa é condição obrigatória
C) nenhuma das alternativas
D) Universidades: possuem autonomia universitária, ou seja, podem ofertar um curso de graduação ou mesmo fechá-lo a qualquer tempo, sem a necessidade de autorização do MEC.
Sobre Educação a Distância. 
( ) Cada vez mais a demanda por educação a distância (EAD) cresce, impulsionada pelos avanços da tecnologia. 
( ) A EAD possibilita o aprendiz ter seu próprio tempo e ritmo de aprendizagem. 
( ) As plataformas de ensino a distância são aplicações, isto é, softwares desenvolvidos para apoiar o ensino-aprendizagem. 
( ) O prestígio que a educação a distância possui pelo mundo e como esta modalidade de ensino aproveita-se das tecnologias da informação para ir cada vez mais longe.
Assinale com V as alternativas Verdadeiras e com F as alternativas Falsas: 
X A) V, V, V, V
B) V, F, V, V
C) V, V, V, F
D) V, F, V, F
Quando se trata de educação a distância, logo vêm à mente as gerações responsáveis por seu desenvolvimento, cada uma teve um importante papel na modalidade de ensino. Como é de seu conhecimento, os televisores e os aparelhos de rádio fazem parte da vida da população por muitos anos. Portanto, você sabe qual das gerações apresentadas tem esses dois meios de comunicação como sendo os principais auxiliadores para os alunos que estudavam à distância naquela época. Leia com atenção. 
A) A quinta geração, representada pelo M-Learning.
X B) A segunda geração, por apresentar as características de tele- -ensino.
C) A primeira geração, que apresentava o ensino por correspondência.
D) A quarta geração, por trazer consigo o E-Learning.
As instituições privadas sem finalidade de lucro Comunitárias, que incluem .....................Marque a alternativa correta.
A) incluem em sua entidade mantenedora representantes do poder Legislativo.
B) incluem em sua entidade mantenedora representantes do MEC.
D) incluem em sua entidade mantenedora representantes do poder governo Federal.
X C) incluem em sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
As práticas de pesquisa propõem a todos desenvolverem .............Marque a alternativa correta, o que a pratica de pesquisa propõe aos acadêmicos?
A) o raciocínio científico, não permite busca de revisão bibliográfica.
B) o raciocínio científico, mas não permite um aprendizado de forma criativa, crítica e colaborativa.
X C) o raciocínio científico, permitindo um aprendizado de forma criativa, crítica e colaborativa.
D) o raciocínio científico, permite somente sua visão como fonte da pesquisa.
A educação a distância permite que seus alunos gerenciem seu próprio tempo, possibilitando maior autonomia, disciplina e organização. 
Dentre outras características do ensino EAD, analise as sentenças a seguir: 
I- A flexibilidade não é um dos benefícios da educação a distância, pois o aluno tem horários a cumprir. 
II- Podemos dizer que a flexibilidade é um dos grandes benefícios da educação a distância. 
III- Na modalidade EAD, o aluno pode estudar em qualquer local e em qualquer horário, organizando seus horários específicos para estudo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
X B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
Os conceitos de Educação a Distância variam de acordo com cada teórico. Com isso em mente, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Dohmen (1967). 
II- Peters (1973). 
III- Chaves (1999). 
IV- Moore (1973). 
( ) Educação a Distância é uma forma sistematicamente organizada de autoestudo em que o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isso é possível através da aplicação de meios de comunicação, capazes de vencer longas distâncias. 
( ) A Educação a Distância, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente estão separados (no tempo
e no espaço). No sentido que a expressão assume hoje, enfatiza-se mais a distância no espaço e propõe-se que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicações e de transmissão de dados, voz e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão e vídeo). Não é preciso ressaltar que todas essas tecnologias, hoje, convergem para o computador. 
( ) Educação/ensino a distância é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, através da aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, tanto quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação, especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, enquanto esses materiais durarem. É uma forma industrializada de ensinar e aprender. 
( ) Ensino a distância pode ser definido como a família de métodos instrucionais em que as ações dos professores são executadas à parte das ações dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meios impressos, eletrônicos, mecânicos ou outros.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) IV - II - I - III.
B) I - I - II - III.
X C) I - III - IV - II.
D) I - II - III - IV.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) analisa um indicador sobre as Instituições de Educação Superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação, além de seus alunos e docentes. Essa coleta e análise tem como objetivo oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor. Qual instrumento de pesquisa é considerado o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil com relação à oferta de cursos no IES?
A) Pesquisa bibliográfica.
B) Podcast.
C) Boca de urna.
X D) Censo.
São vários os termos para tratar da nova geração de aprendentes. No caso do Brasil, os aprendentes são as pessoas que nasceram depois de 1988 e cresceram em um contexto em que as tecnologias digitais se tornaram parte do cotidiano, alterando a maneira como pensam, interagem e aprendem. Esses “aprendentes” também são conhecidos por todos como os Nativos Digitais, esta é a designação que recebem os habitantes nativos da linguagem de computadores, smartphones, videogames, internet, entre outras tecnologias. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os nativos digitais são orientados para resultados: preferem contar com parâmetros, regras, prioridades e procedimentos claros para o que lhes é solicitado realizar. 
( ) Os nativos digitais são digitalmente alfabetizados: como cresceram com amplo acesso à tecnologia, são hábeis em usar uma enorme variedade de TICs e navegar na internet de maneira intuitiva. 
( ) Os nativos digitais são imediatistas: é uma geração de pessoas rápidas, seja no imediatismo com que uma resposta é esperada ou pela velocidade com que estão acostumados a receber informação. 
( ) Os nativos digitais são visuais e cinestésicos: sentem-se mais confortáveis com ambientes ricos em imagens do que lidar exclusivamente com textos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
X A) V - V - V - V.
B) V - F - F - V.
C) F - V - V- V.
D) V - F - V - F.
Conforme o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, compete às autoridades dos sistemas de ensino estaduais, municipais e distritais, no âmbito da unidade federativa, autorizar os cursos e o funcionamento de instituições de educação na modalidade a distância em alguns níveis e modalidades. Sobre essas modalidades, analise as seguintes afirmativas: 
I- Ensino fundamental, nos termos do § 4º do art. 32 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 
II- Ensino médio, nos termos do § 11 do art. 36 da Lei nº 9.394, de 1996. 
III- Educação profissional técnica de nível médio. 
IV- Educação de jovens e adultos. 
V- Educação especial. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) Somente a sentença I está correta.
X C) As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas.
D) Somente a sentença II está correta.
Os nativos digitais sentem-se mais confortáveis com ambientes ricos em imagens do que ao lidar exclusivamente com textos. Estamos falando sobre qual característica dessa geração?
X A) Nativos digitais são visuais e cinestésicos.
B) Nativos digitais são sociais.
C) Nativos digitais preferem coisas que importam.
D) Nativos digitais são imediatistas.
No cenário da EAD, temos a presença de vários estilos de aprendizagem. Desse modo, é necessário que o professor valorize esses aspectos, para incluir no seu planejamento diferentes materiais pedagógicos, a fim de oportunizar diferentes modos de apreender o conhecimento. Com relação ao estilo de aprendizagem, podemos destacar os que aprendem através de demonstrações e que apresentam boa concentração e são rápidos na compreensão. Essas características referem-se ao estilo de aprendizagem do:
A) Auditivo.
X B) Visual.
C) Cinestésico.
D) Tecnológico.
A educação a distância não é uma modalidade de ensino nova. A principal diferença do ensino a distância em relação aos primórdios desta atividade é a ampliação e a diversificação dos meios de comunicação e aparatos tecnológicos que permitem uma intensificação do processo de comunicação. Assinale a alternativa CORRETA que se refere ao relevante evento da história ocorrido em 1971:
A) Na Espanha, é fundada a Universidade Nacional de Educação a Distância.
B) No Reino Unido, é criada a Fundação da Universidade Aberta.
C) É criada a Universidade do Pacífico Sul uma universidade regional que pertence a 12 países-ilhas da Oceania.
X D) A Universidade Aberta Britânica é fundada.
Algumas características do nativo digital são bem evidentes quando se trata da relação com as TICs. A respeito delas, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Os nativos digitais são sociais. 
II- Os nativos digitais são orientados para resultados. 
III- Os nativos digitais são visuais e cinestésicos. 
IV- Os nativos digitais preferem coisas que importam. 
( ) Gostam de ser desafiados a tomar parte de atividades comunitárias. 
( ) São comunicadores prolíficos, gravitam ao redor de atividades que promovem e reforçam a interação social. 
( ) Sentem-se mais confortáveis com ambientes ricos em imagens do que lidar exclusivamente com textos. 
( ) Preferem contar com parâmetros, regras, prioridades e procedimentos claros para o que lhes é solicitado realizar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
X A) IV - I - III - II.
B) I - II - III - IV.
C) III - II - I - IV.
D) IV - III - II - I.
As novas gerações são conhecidas como nativos digitais, pois nasceram no auge do desenvolvimento tecnológico.A respeito da geração de nativos digitais, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Os nativos digitais são digitalmente alfabetizados: como cresceram com amplo acesso à tecnologia, são hábeis em usar uma enorme variedade de TICs e navegar na internet de maneira intuitiva.
B) Os nativos digitais são orientados para resultados: preferem contar com parâmetros, regras, prioridades e procedimentos claros para o que lhes é solicitado realizar.
C) Os nativos digitais são visuais e cinestésicos: sentem-se mais confortáveis com ambientes ricos em imagens do que lidar exclusivamente com textos.
X D) Os nativos digitais têm maior propensão à leitura e maior capacidade de concentração e foco em uma única atividade por longos períodos.
Quando falamos de trabalho, podemos questionar de qual tipo de trabalho estamos falando. 
Há várias relações de trabalho com características peculiares que definem tipos específicos, regulamentados pela CLT ou por normas e leis específicas. 
Sobre as diferenças entre os vários
tipos de trabalhos, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I- Trabalhador temporário. 
II- Profissional autônomo. 
III- Profissional terceirizado. 
( ) Profissionais colocados à disposição de uma empresa contratante, contratado por uma empresa que presta serviço para outra empresa. 
( ) Presta serviço para atender à necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente. 
( ) Presta serviço de caráter eventual, de natureza urbana ou rural, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - III - II.
B) II - III - I.
X C) III - I - II.
D) I - II - III.
Na atualidade, a principal diferença do ensino a distância, em relação aos primórdios desta atividade, 
é a ampliação e a diversificação dos meios de comunicação e aparatos tecnológicos que permitem uma intensificação do processo de comunicação. 
Sobre o histórico da EAD no mundo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Em 1829 aconteceu na Suécia a inauguração do Instituto Líber Hermondes, que possibilitou a mais de 150 mil pessoas realizarem cursos através da Educação a Distância. 
( ) Em 1956, inicia a transmissão de programas educativos pela televisão no Chicago TV College, Estados Unidos. 
( ) Em 1963, nasce na Argentina a Tele-escola Primária do Ministério da Cultura e Educação, que integrava os materiais impressos à televisão e à tutoria. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A) V - F - F.
B) V - V - V.
X C) V - V - F.
D) F - V - V.
O Relatório do World Economic Forum (2016) descreve o contexto em que vivemos em plena Revolução Industrial desta nova geração, 
que provoca rupturas nos padrões de produção nunca antes vivenciados. 
Todas essas mudanças exigem habilidades específicas relacionadas ao trabalho no mundo atual. 
Estas habilidades podem ser divididas em três grupos. 
Quais são os grupos em que as principais habilidades relacionadas ao trabalho podem ser divididas de acordo com esse Relatório? 
FONTE: WORLD ECONOMIC FORUM. The future of jobs: Employment, skills and workforce strategy for the fourth industrial revolution. World Economic Forum, Geneva, Switzerland, 2016.
A) Habilidades simples, Habilidades Medianas, Habilidades Complexas.
B) Atributos Psicofisiológicos; Competências Cognitivas; Habilidades Sociais.
X C) Aptidões, Habilidades Básicas, Habilidades Multifuncionais.
D) Competência Cognitiva; Conhecimentos Multivariados; Capacidades Criativas.
Um fenômeno que ocorre com frequência no mercado de trabalho, quando analisamos a entrada de jovens em seus primeiros empregos, 
suas primeiras experiências, é que os eles permanecem pouco tempo no emprego. 
Esse fenômeno, de uma frequência alta de contratações e demissões gera custos elevados para uma empresa. 
Sabemos que isso é comum para jovens ingressando em sua primeira experiência, mas a empresa deve também avaliar as outras possíveis 
causas para evitar esse fenômeno de ocorrer. Qual é o nome desse fenômeno?
A) Recrutamento.
X B) Turnover.
C) Absenteísmo.
D) Clima organizacional.
Iniciar um curso de graduação no modelo a distância é fácil, por outro lado, finalizar um curso nesta modalidade de ensino não é para todos. 
Para ser bem-sucedido, é preciso possuir algumas características pessoais. 
São cinco as características necessárias: disciplina; organização; motivação e proatividade; curiosidade e autonomia; e familiaridade com a tecnologia. 
Assinale a alternativa CORRETA que define familiaridade com a tecnologia:
A) O estudante tem que fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o 
 material a ser estudado. Todo curso EAD tem uma programação e um cronograma para a entrega de trabalhos e provas presenciais. 
	Uma dica é ter uma agenda exclusiva para isso. Vale lembrar que, além das atividades virtuais, há também as aulas nos polos de apoio. 
	É preciso conciliar tudo.
B) O estudante precisa ser investigativo. Sempre ter o desafio de correr atrás de conhecimento, pesquisar muito em diversas fontes, rever as videoaulas, 
 ler e reler o material, formular suas perguntas e buscar respostas com professores, tutores e colegas de turma. Se as dúvidas se acumularem, 
	o aluno terá dificuldade de acompanhar os tópicos seguintes das aulas, pois geralmente eles obedecem a uma sequência.
C) O próprio aluno deve se motivar para estudar, ou seja, estar estimulado a dominar o conteúdo do curso. E isso só depende dele mesmo na modalidade 
 a distância – diferente do presencial, em que o estudante é mais passivo, pois o professor está lá à disposição dele durante as aulas. 
	A automotivação e a pro atividade andam juntas. São pontos importantes: ter iniciativa para mergulhar a fundo nos assuntos das aulas, pesquisar 
	fontes complementares, participar de fóruns e chats. Para que tudo isso dê certo, tem de ter também persistência.
X D) O estudante de EAD precisa conhecer o universo virtual e saber navegar com facilidade em sites e portais. Também é necessário ter acesso à tecnologia: 
 um computador com boa capacidade de memória, acesso à internet por banda larga, webcam e aplicativos confiáveis. Na hora de escolher a instituição de 
	ensino, é importante verificar se o aparelho é compatível com a plataforma utilizada no curso. E, é claro, também é fundamental ter familiaridade com 
	todas as ferramentas tecnológicas que serão utilizadas ao longo da graduação.
As revistas científicas dispõem atualmente de diferentes meios para receber os artigos. Sobre a publicação de artigos em revistas ou periódicos 
especializados, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Plataformas digitais também são utilizadas para o encaminhamento dos trabalhos, como a Open Journal System (OJS), recomendada pelo Instituto 
 Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). 
X B) A publicação de artigos é restrita aos membros do conselhor editorial mediante pagamento de uma taxa e entrega do artigo em vias impressas.
C) É ainda muito comum o recebimento por e-mail, encaminhado diretamente para o editor-chefe da revista.
D) Cada revista tem um rigor para a publicação, ou seja, revistas internacionais e com elevado critério de qualificação são aquelas em que apenas 
 pesquisas de ponta são publicadas, pois são vitrine para todo o mundo. 
O Ministério da Educação (MEC) adota uma classificação interessante para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. 
São as Faculdades, Centros Universitários e Universidades. De acordo com essas premissas, como se caracterizam as Faculdades?
A) Equivalem-se aos Centros Universitários, no entanto, para elas a pesquisa é condição obrigatória, inclusive com a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu.
X B) Caracterizam-se por oferecer um ou mais cursos de graduação, não tendo autonomia universitária.
C) Caracterizam-se por possuírem autonomia universitária, ou seja, podem ofertar um curso de graduação ou mesmo fechá-lo a qualquer tempo, sem a necessidade de autorização do MEC.
D) Caracterizam-se por serem amparadas não somente pelo ensino, mas também pela pesquisa e extensão.
Para que possamos conhecer mais a respeito da EAD, vamos, por meio das gerações, observar a evolução da educação a distância, desde os tempos mais remotos 
até os dias atuais. Sobre as formas de ensino e sua respectiva geração, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Designação. 
II- Representação e mediatização de conteúdos. 
III- Suporte tecnológico de distribuição de conteúdos. 
IV- Frequência e relevância dos momentos comunicacionais . 
( ) 1ª geração - Ensino por correspondência, 2ª geração - Tele-ensino, 3ª geração - Multimídia, 4ª geração - E-Learning, 5ª geração - M-Learning. 
( ) 1ª geração - Impressa, 2ª geração - Emissões Radiofônicas e Televisivas,
3ª geração - CDs e DVDs, 4ª geração - Internet e Web, 5ª geração - PDAs, telefones, celulares, players de MP3, Smartphones. 
( ) 1ª geração - Quase inexistente, 2ª geração - Muito reduzida, 3ª geração - Muito reduzida, 4ª geração - Significativa e relevante, 5ª geração - Significativa e relevante. 
( ) 1ª geração - Monomídia, 2ª geração - Múltiplas Mídias , 3ª geração - Multimídia interativa, 4ª geração - Multimídia colaborativa, 5ª geração - Multimídia conectada e contextual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) IV - II - III - I.
B) I - II - III - IV.
X C) I - III - IV - II.
D) IV - III - II - I.
A postura profissional é central na busca por excelência em uma carreira de sucesso. 
Podemos analisar a postura profissional a partir de várias características pessoais distintas que em conjunto possibilitam o desenvolvimento ideal de 
um profissional bem-sucedido. Sobre a postura profissional e a imagem, todas as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:
A) A imagem se refere ao caráter e à personalidade dos indivíduos em situações cotidianas.
B) Postura profissional e imagem são conceitos distintos.
X C) A imagem se relaciona apenas casual e superficialmente com a postura profissional.
D) A postura profissional se refere ao comportamento e à relação do sujeito com sua área de atuação.
A categoria administrativa de uma instituição privada com fins lucrativos apresenta certas características. 
Sobre elas, analise as afirmativas a seguir: 
I- Instituição mantida por entidade privada, que objetiva a cobrança pelos serviços prestados. 
II- Não beneficente: instituição mantida por entidade privada, sem fins lucrativos; pode ser confessional ou comunitária. 
III- Instituição mantida por instituição privada, sem fins lucrativos, detentora de Certificado de Assistência Social, nos termos da legislação própria.
Assinale a alternativa CORRETA:
X A) Somente a afirmativa I está correta.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) Somente a afirmativa II está correta.
D) As afirmativas II e III estão corretas.
(ENADE, 2018) No cenário atual, o desenvolvimento e a construção das carreiras dos funcionários deve se dar de forma compartilhada entre as organizações 
e os próprios funcionários. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- Os profissionais devem planejar suas carreiras de forma a garantirem sua competitividade no mundo do trabalho. PORQUE 
II- A motivação dos profissionais com as suas carreiras resulta também no crescimento da organização onde trabalham. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos: ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011 (adaptado).
X A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. 
Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, 
desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. 
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais. PORQUE 
II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
X A) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A cultura é um patrimônio importante de um povo, porque resulta dos conhecimentos compartilhados entre as pessoas de um lugar, que é transferido, criado e 
recriado de geração em geração. Com relação à cultura indígena brasileira, analise as sentenças a seguir: 
I- O povo indígena influenciou na medicina através da quinina, empregada como medicamento na cura da malária, entre outros exemplos. v
II- O consumo de alguns alimentos, como a mandioca, milho, batata-doce, amendoim foi introduzido através dos índios. v
III- Várias palavras utilizadas no nosso cotidiano são de origem indígena, como: paraná, maracanã, ipanema, carioca. v
IV- O samba, o maracatu, a capoeira, que deram origem a diversos subgêneros musicais, tiveram seu início na cultura indígena. f
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
X D) As sentenças I, II e III estão corretas.
Ao chegarem ao Brasil, os portugueses trouxeram consigo jesuítas, que tinham como função a evangelização dos índios. 
Estes jesuítas classificaram a população ameríndia brasileira em dois grupos. Como eram denominadas essas duas tribos na visão dos jesuítas?
A) Tupis e Ticunas.
X B) Tupis-guaranis e Tapuias.
C) Xavantes e Tapuias.
D) Avá-Canoeiro e Tupis-guaranis.
Na sequência do desenvolvimento histórico a partir do modo de vida sedentário, as leis de propriedade alteram a relação homem-homem para uma relação 
dono-propriedade. Diante dessas condições, evidencia-se a importância da propriedade privada e suas regras, surgindo o Código de Hamurabi, 
que preconizava o princípio do "olho por olho, dente por dente". 
Com relação ao Código de Hamurabi, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Se alguém furta bens do Deus ou da Corte deverá ser morto. 
( ) Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser morta e enterrada na frente do local do arrombamento. 
( ) Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ela será condenada à morte e também aquela que receber o produto do roubo deverá ser 
 igualmente condenado à morte. 
( ) Se um homem tomar uma mulher como esposa, mantendo ou não relações sexuais com ela, esta mulher será considerada esposa deste homem e não 
	propriedade dele. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B) F - V - F - V.
C) V - F - V - F.
X D) V - V - V - F.
Os ciclos econômicos brasileiros afetaram de maneiras diversas o meio ambiente e, consequentemente, a sociedade envolvida na época e região. 
A compreensão da relação entre índios, negros e europeus e sua relação com a degradação ambiental é o ponto de partida para o entendimento da 
situação atual da relação sociedade e meio ambiente. 
Com relação aos ciclos econômicos brasileiros, analise as sentenças a seguir: 
I- Ciclo do Pau-Brasil desencadeou a devastação da Mata Atlântica brasileira. V
II- Ciclo do Café ocasionou desmatamento de grandes áreas, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. F
III- Ciclo da Mineração é responsável pela perda de mananciais, contaminação da água por metais pesados. V
IV- Ciclo da Borracha ocasionou a destruição de habitats e nichos de espécies nativas da Região Sul do país. F
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
X C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
Em virtude do crescimento exponencial de nossa população, atualmente, somos mais de sete bilhões de pessoas, aglomeradas em todos os cantos do planeta Terra. 
Esse número é alarmante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os
indivíduos e também aos impactos ambientais associados. 
Desta forma, com relação às diferenças entre o nomadismo e sedentarismo, analise as sentenças a seguir: 
I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável. F
II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa. F
III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e 
 ecossistemas naturais. V
IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental. F
	 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
X C) Somente a sentença III está correta.
D) Somente a sentença I está correta.
O modo de vida original do ser humano, de acordo com a antropologia, o nomadismo, foi substituído pelo sedentarismo devido à revolução neolítica. 
Com relação às diferenças entre nomadismo e o sedentarismo no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Nomadismo. 
II- Sedentarismo. 
( ) Modo de vida em que uma população ou comunidade não dispõe de habitações fixas e mantém-se em movimentação permanente, à procura de melhores 
 condições de sobrevivência. 
( ) Economia coletora motivada pela deslocação das populações que, na procura constante de alimentos, acompanhavam as movimentações dos próprios 
	animais que pretendiam caçar. 
( ) Constituem a maioria da população mundial, ora vivem em cidades, onde têm trabalho e moradia fixos, ora vivem do campo, explorando os recursos 
	naturais renováveis, como as fontes de água, a agricultura e a pecuária. 
( ) Data de aproximadamente 10 mil anos, quando a transformação climática permitiu o início da produção de alimentos. 
	
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
X A) I - I - II - II.
B) II - I - II - I.
C) II - II - I - II.
D) I - II - I - I.
A Mesopotâmia é tida como berço das primeiras comunidades sedentárias, que se estabeleceram nas margens dos rios Tigre e Eufrates, devido às terras 
férteis próprias ao desenvolvimento da agricultura. É nesta região, conhecida como Crescente Fértil, que pesquisadores e historiadores observaram o 
surgimento de uma nova civilização. Com relação a esta, analise as sentenças a seguir: 
I- Os sumérios foram os primeiros habitantes deste vale próprio ao desenvolvimento da agricultura. V
II- Posterior à ocupação dessas terras pelos sumérios, seguiram os acádios, babilônios, hititas e cassitas. V
III- A troca da posse das terras entre os povos sempre foi pacífica e harmoniosa. F
IV- Toda a prosperidade dessas terras fez surgir no homem um sentimento até então desconhecido, a cobiça. V
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
X C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.
A produção de lixo ou resíduo se dá nas mais simples atividades humanas. Das partes não aproveitáveis dos alimentos aos dejetos humanos, a coleta e a 
destinação do lixo é uma questão séria acerca da civilização humana desde os seus primórdios. Antigamente, algumas cidades tiveram que ser abandonadas 
pelas condições geradas pela inadequada destinação dos resíduos. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Entre os casos clássicos que ilustraram a gravidade dos problemas sanitários da época está o surgimento da peste bubônica em Roma, em 150 d.C. V
II- A falta de saneamento básico tornou-se um sério problema, ocasionando muitas doenças devido ao fato de que muitas das pessoas apenas jogavam seu lixo 
 nas ruas. 
III- A queda do Império Romano no Ocidente, em 476 d.C., trouxe muitos avanços nas condições sanitárias da cidade, com a inovação nos sistemas de canais 
	de distribuição e escoamento. F
	
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas.
X B) As sentenças I e II estão corretas
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) Somente a sentença II está correta.
A diferença entre os hábitos das sociedades nômades e sedentárias fica clara ao analisá-la em conjunto. Os povos nômades, por exemplo, eram coletores, 
enquanto que o sedentarismo se baseia na produção. 
Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que determina o regime do uso dos recursos naturais no nomadismo e sedentarismo, respectivamente:
X A) Rodízio e regime intensivo.
B) Rotação de culturas e rodízio.
C) Regime intensivo e regime predatório.
D) Regime exaustivo e rotação de culturas.
A configuração do homem atual é reflexo das disputas do passado, a partir do momento em que as terras transformaram-se em propriedades particulares. 
De maneira geral, as leis de propriedade que impactam o ambiente natural também transformam o homem em dono de terras. A ganância e a cobiça, 
inerentes ao ser humano, antes desconhecidas, afloram em disputas de poder e produtos, visando não mais ao consumo imediato, mas ao acúmulo de riquezas. 
Com relação a essa mudança de comportamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A partir do momento em que os primeiros aglomerados surgiram na Mesopotâmia e foram ordenados política e economicamente, houve grande valorização 
 do trabalho humano. 
( ) Com a divisão das sociedades em classes econômicas, o regime escravo torna-se uma prática comum. V
( ) Os primeiros escravos realizavam trabalho compulsório ou obrigatório, o que, de certa forma, impulsionou a economia das primeiras civilizações. V
( ) O regime de escravidão nos tempos da Mesopotâmia era atribuído às pessoas por motivos diversos, enquanto que nas sociedades modernas o escravo era 
 aquele etnicamente inferior, vítima de preconceito racial. V 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
X A) V - V - V - V.
B) F - V - V - F.
C) V - V - F - V.
D) V - F - V - V.
A classificação dos Direitos Humanos em gerações, obedecendo à ordem cronológica dos acontecimentos históricos, é uma convenção adotada para ressignificar 
as lutas e revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o escopo atual.
Assim, sobre os aspectos dos direitos humanos de terceira geração, relativos à fraternidade, assinale a alternativa CORRETA:
A) Carta Magna, a Revolução Norte-Americana, a Revolução Francesa e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
X B) Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e a Carta de Paris para uma Nova Europa.
C) Revolução Industrial, Revolução Mexicana, Revolução Russa, Constituição da República de Weimar e Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948.
D) Revolução Francesa, Revolução Russa e Carta de Paris para uma Nova Europa.
Os primórdios dos direitos humanos no Brasil são marcados por meio da sua Primeira Carta Constitucional, outorgada em 1824. Vamos lembrar que, 
tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão vigorou desde 1789. Sobre o histórico dos direitos 
humanos no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- A Constituição de 1824 permaneceu vigente até 1898, quando da Proclamação da República. Contudo, apenas em 1901 foi instaurada a Constituição Republicana. F
II- Em 1934 foi promulgada a terceira Constituição do país. Inspirada na Constituição de Weimar (Alemanha), volta a trazer os direitos humanos, contudo, 
 separando os direitos individuais dos direitos sociais. V
III- Em 1946, acompanhando os movimentos que restabeleciam internacionalmente os direitos humanos no pós-guerra, o Brasil também promulga uma nova 
 Constituição, com a redemocratização do país. V
IV- A Constituição de 1967 afrontava diretamente a doutrina dos
direitos humanos: vedou a liberdade de opinião e expressão, recuou no campo dos direitos 
 sociais; manteve as punições, exclusões e marginalizações políticas decretadas sob a égide dos Atos Institucionais. V
	
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença II está correta.
B) Somente a sentença I está correta.
X C) As sentenças II, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi classificada em três gerações, de acordo os acontecimentos históricos. De acordo com a DUDH, assinale 
a alternativa CORRETA que representa as características das gerações:
A) Inspirada na Carta Magna, a segunda geração (fraternidade) limitava o poder do Estado e defendia o indivíduo diante do poder do soberano. F
X B) Inspirada na Revolução Industrial, a segunda geração defendia a igualdade e obrigava o Estado a interferir na economia, a fim de evitar injustiças 
 cometidas pelo capitalismo. V
C) Inspirada na Carta Magna, a terceira geração (liberdade) limitava o poder do Estado e defendia o indivíduo diante do poder do soberano. F
D) Inspirada na Carta Magna, a primeira geração buscou promover a igualdade, e limitava o poder do Estado em defender o indivíduo diante do poder do soberano.F
Obedecendo à ordem cronológica dos acontecimentos históricos, é possível classificar em gerações as conquistas dos Direitos Humanos. 
Indique a afirmativa correta: 
I-Direitos Humanos de Primeira Geração aqueles relativos à Liberdade. V
II-Direitos Humanos de Segunda Geração têm por base a Igualdade V
III-Direitos Humanos de Terceira Geração se estabelecem sob a égide da Fraternidade, V
IV-Direitos Humanos de Primeira Geração aqueles relativos à Igualdade. F
V-Direitos Humanos de Segunda Geração têm por base a Liberdade F
A) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas
B) Todas as afirmativas estão corretas
X C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
A Constituição comporta algumas normas destinadas à proteção do cidadão. Todas as leis que protegem as minorias e grupos vulneráveis, como idosos, 
crianças, negros, mulheres, deficientes físicos etc., foram promulgadas a partir de 1988, exceto uma lei. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa exceção:
A) Lei n° 8.078, de 1990, que inclui a proteção contra publicidade enganosa.
B) Lei n° 7.716, de 1989, que torna o racismo crime inafiançável e imprescritível.
C) Lei n° 8.069, de 1990, que cria o Estatuto da Criança e do Adolescente.
X D) Lei n° 7.000, de 1983, que assegura aos cidadãos a Lei de direito à resposta.
No final do século XVIII, Immanuel Kant, filósofo alemão, em seu livro A Crítica da Razão Pura, propôs a teoria do imperativo categórico: 
“O homem é um fim em si mesmo e, por isso, não pode ser tratado como objeto nem ser usado como meio de obtenção de qualquer objetivo, como a servidão”. 
Com este posicionamento, I. Kant iria influenciar vários conceitos jurídicos modernos, como o princípio da dignidade da pessoa humana. 
Sobre este conceito é correto afirmar que:
A) ( ) A condição do principio da dignidade da pessoa humana é um atributo de cada pessoa humana, que para si é um valor em si absoluto, que permite 
 distinção seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual.
B) ( ) O princípio da dignidade da pessoa humana é um valor pessoal inerente à uma pessoa relacionado a sua naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, 
 classe social, orientação sexual, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito que abstrai o princípio máximo do estado democrático de direito.
X C) ( ) A condição de dignidade não permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual. Sendo 
 um valor em si mesma, a dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para uma vida digna.
D) ( ) A condição de dignidade da pessoa humana tem a função de defender que cada cidadão tenha seus direitos quanto a sua naturalidade, cor, sexo, 
 idade, crenças, classe social, orientação sexual, com o principal objetivo de garantir o seu bem-estar independente de direitos dos demais 
		 cidadãos, pois é um fim em si mesmo.
É possível afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma resposta à intolerância étnica e racial vivenciada na primeira metade do século XX. 
A respeito dos Direitos Humanos há três princípios axiológicos fundamentais em matéria de direitos humanos. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses três princípios:
A) A paciência, a austeridade e a fraternidade.
B) A paciência, a austeridade e a criatividade.
C) A liberdade, a austeridade e a fraternidade.
X D) A liberdade, a igualdade e a fraternidade.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que visa garantir direitos básicos para qualquer pessoa. A respeito da criação da Declaração 
Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Em Washington, após o pacto de não agressão entre as forças aliadas e as derrotadas no final da Segunda Guerra Mundial na Europa, em 8 de maio de 1945.
B) Durante a Segunda Guerra Mundial, em Paris, após a ocupação nazista na França, de 1940 a 1944.
C) Na Alemanha, logo após a queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989.
X D) Na Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.
O Brasil teve diversas constituições que, com o passar dos anos, foram evoluindo e garantindo, assim, mais direitos para povo brasileiro. Sobre as 
Constituições brasileiras anteriores a de 1988, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Em 1824, dois anos depois da independência, o Brasil ganha sua primeira Constituição outorgada, que falava em direitos civis e políticos do cidadão 
 brasileiro, mas mantinha a escravidão. 
( V ) A Constituição de 1891, junto com as reformas da Constituição de 1926, vigorou até 1930, quando entrou em vigor uma constituição provisória, 
 estabelecida por um governo provisório, do qual tomava posse Getúlio Vargas. 
( V ) Em 1934 é promulgada a terceira constituição do país. Inspirada na Constituição de Weimar (Alemanha), ela trouxe os direitos humanos, contudo, 
	 separou os direitos individuais dos direitos sociais. 
( V ) Em 1946, acompanhando os movimentos que restabeleciam internacionalmente os direitos humanos no pós-guerra, o Brasil também promulgou uma nova 
	 Constituição com a redemocratização do país. 
( ) A Constituição de 1967 afrontava diretamente a doutrina dos direitos humanos: vedou a liberdade de opinião e expressão, recuou no campo dos 
	 direitos sociais; manteve as punições, exclusões e marginalizações políticas decretadas sob a égide dos Atos Institucionais. 
	 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – F – F – F – F.
X B) V – V – V – V – V.
C) V – V – F – V – F.
D) F – F – V – F – V.
Pode ser resumido e decomposto em quatro partes fundamentais: a afirmação da dignidade da pessoa humana, seguida dos três princípios axiológicos 
fundamentais em matéria de direitos humanos, ou seja, a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse fator:
A) Declaração da Liberdade.
B) Código de ética dos profissionais de medicina.
X C) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
D) Código de conduta humana.
Sustentabilidade pode ser considerada uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, 
por determinado prazo.Assim, qual das alternativas a seguir melhor apresenta os pilares da sustentabilidade?
A) Sustentabilidade econômica - Sustentabilidade social - Sustentabilidade ecológica e ambiental - Sustentabilidade global - Sustentabilidade regional - Sustentabilidade
analítica - Sustentabilidade psicológica.
X B) Sustentabilidade econômica - Sustentabilidade social - Sustentabilidade ecológica e ambiental - Sustentabilidade espacial - Sustentabilidade cultural - Sustentabilidade política - Sustentabilidade psicológica.
C) Sustentabilidade natural - Sustentabilidade global - Sustentabilidade regional - Sustentabilidade política - Sustentabilidade mental.
D) Sustentabilidade econômica - Sustentabilidade social - Sustentabilidade ecológica e ambiental - Sustentabilidade global - Sustentabilidade regional - Sustentabilidade política - Sustentabilidade mental.
Percebe-se que a sustentabilidade ao longo da história da sociedade humana passou por despercebida, dando o sentido de ausência de sustentabilidade. 
Os seres humanos estão cravados em sistemas culturais, agindo, quase sempre, de acordo com as realidades culturais de suas vidas.De acordo com os seus estudos,
podemos afirmar que o tripé da sociedade brasileira foi formado basicamente por quais origens?
A) Alemães e italianos.
X B) Indígenas, africanos e europeus.
C) Africanos e europeus.
D) Alemães e ingleses.
Os recursos naturais estão mais escassos com o passar dos anos de exploração desenfreada. Alguns recursos, entretanto, são renováveis e outros não são 
renováveis. Sobre os recursos renováveis e não renováveis, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Recursos renováveis.
II- Recursos não renováveis.
( ) Ar.
( ) Água.
( ) Cobre.
( ) Petróleo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II – II – I – I.
B) II – I – II – I.
C) I – II – I – II.
X D) I – I – II – II.
Protocolo de Kyoto é um tratado internacional com compromissos compulsórios para a redução das emissões dos gases que provocam o efeito estufa, 
legitimados por crescentes pesquisas científicas, como causa do aquecimento global e consequente variabilidade climática. Quantos tipos de gases de 
efeito estufa são monitorados por esse acordo?
A) 8 (oito).
X B) 6 (seis).
C) 3 (três).
D) 5 (cinco).
Sendo a Constituição a lei maior de um Estado, sua finalidade é organizar o Estado, como também limitar os poderes deste em relação às pessoas, sendo um 
dos elementos essenciais a uma constituição estabelecer diretrizes da vida econômica e social. Sobre a constituição, analise as sentenças a seguir:
I- A simples existência de uma constituição assegura a vigência de um regime constitucional, que é aquele que sintetiza a legítima manifestação da vontade 
do povo.
II- É necessário que a existência da uma constituição seja acompanhada de processos democráticos em todas as instâncias.
III- A costituição funciona como limitação ao poder do Estado e autoridades.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
X D) As sentenças II e III estão corretas.
Apesar de mínimos, também se tem registros de alguns impactos ambientais locais causados pelo modo de vida nômade. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta quais são esses impactos:
A) A poluição dos rios devido à grande quantidade de lixo produzida pelos nômades.
B) A escassez de alimento por conta da caça.
X C) Desmatamentos, queimadas e impactos nas populações de animais.
D) Uma grande crise hídrica devida ao consumo excessivo de água.
Recursos renováveis são determinados elementos da natureza que são transformados em bens para atender às necessidades do homem. 
Logo, assinale a alternativa CORRETA que indica um exemplo de recurso renovável:
A) Petróleo.
B) Carvão
C) Xisto.
X D) Água.
A escravidão espalhou-se por toda a sociedade brasileira, condicionando ideias e comportamentos. O desejo de possuir um escravo era comum desde as classes 
dominantes até pessoas mais simples, como artesãos e lavradores. 
A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
X A) Houve uma diminuição no número de escravos importados pelo Brasil entre 1720 e 1750.
B) Fora a privação de liberdade, o serviço exaustivo e as humilhações pautadas na suposta inferioridade racial, os africanos e afrodescendentes eram 
 submetidos também a castigos físicos cruéis.
C) Devido às doenças e acidentes em galerias subterrâneas, a vida útil de um escravo na mineração ficava entre sete a doze anos.
D) Na pirâmide social do Brasil colonial, os negros encontravam-se na base da sociedade.
Podendo ser proposta por qualquer cidadão ou indivíduo contra o Estado para anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, 
ao meio ambiente e ao patrimônio histórico cultural, esta ação é conhecida como:
X A) Ação Popular.
B) Ação de "Habeas data".
C) Ação Coletiva.
D) Ação Individual.
A classificação dos Direitos Humanos em gerações, obedecendo a ordem cronológica dos acontecimentos históricos, é uma convenção que se tem adotado para 
ressignificar as lutas e revoluções que precederam a Declaração de 1948. Assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a descrição dos Direitos 
Humanos de 1ª geração relativos à liberdade:
A) O Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. Com isso, surgiram os direitos sociais, 
 econômicos e culturais.
B) Direitos difusos e coletivos (meio ambiente, proteção da infância e juventude e defesa do consumidor, entre outros).
C) Direitos de solidariedade (paz, desenvolvimento, patrimônio, autodeterminação dos povos, comunicação e meio ambiente).
X D) Limitavam o poder do Estado e defendiam o indivíduo diante do poder do soberano.
(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, 
e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, 
sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. 
Com relação a esses temas, assinale a opção CORRETA:
A) Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.
B) O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
C) A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
X D) A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
Segurança em TI: 
A potencialização da internet possibilitou que as informações sejam transmitidas em tempo real, trazendo consequentemente ganho de tempo e reduzindo 
consideravelmente os custos. Em contrapartida, é necessário tratar as informações com segurança, sendo que existem três princípios basilares para 
garantir a preservação dos ativos de informação. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o princípio que visa a garantir que a 
informação chegue ao seu destino sem alterações:
X A) Integridade.
B) Disponibilidade.
C) Confidencialidade.
D) Confirmação.
Os riscos de segurança da informação estão atrelados a vários fatores, como vulnerabilidade dos sistemas de proteção, integridade, disponibilidade e 
acessibilidade às informações da organização. Podem ser definidos como ações que podem ocorrer e existe probabilidade de acontecer em algum momento um 
problema relacionado a riscos de segurança. Com relação às etapas da gestão de riscos, analise as opções a seguir:
I- Medidas de proteção, impacto e análise de incidentes.
II- Estabelecimento do contexto, identificação e análise de riscos.
III- Avaliação, tratamento e aceitação de riscos.
IV- Analise das projeções, distribuição e análise do uso dos dados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a opção III está correta.
B) Somente a opção I está correta.
C) As opções II e IV estão corretas.
X D) As opções II e III estão corretas.
A análise dos riscos à segurança da informação consiste na avaliação e verificação dos procedimentos de controle e segurança da informação no campo lógico, 
físico e ambiental, visando a garantir a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que 
apresenta um risco de segurança ambiental que deve ser analisado pelo gestor da segurança da informação:
X A) Climatização dos servidores de dados.
B) Exclusão de arquivos importantes.
C) Desmazelo com as mídias magnéticas com conteúdo importante.
D) Acessos indevidos ao sistema.
Desde o início dos tempos, o ser humano sentiu necessidade de registrar os fatos e as informações. Em muitas civilizações, os registros desses símbolos 
eram feitos em rochas e cavernas, em outras esse registro era feito em papiros e cerâmicas. A informação hoje tem um valor muito grande, especialmente 
para as empresas, e seu registro e armazenamento pode ser realizado de diversas formas, mas três objetivos principais devem ser considerados para a 
preservação da informações. Quais são estes objetivos?
A) Segurança, rapidez e disponibilidade.
B) Confidencialidade, segurança e disponibilidade.
X C) Confidencialidade, integridade e disponibilidade.
D) Segurança, integridade e confidencialidade.
Os sistemas de informação computadorizados e o acesso às dependências onde eles se encontram são em muitos casos negligenciados. Muito se ouve falar de 
criptografia, bloqueio, restrição de acesso e tantas outras técnicas criadas para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas a dados sigilosos, 
no entanto, pouco sobre técnicas de segurança para proteger o hardware sobre o qual esses sistemas estão funcionando. Quando o assunto é colocado em 
pauta, as informações não são divulgadas como deveriam. Os profissionais usuários com pouco conhecimento de segurança em informática acabam por 
desacreditar da possibilidade de ocorrência de graves prejuízos para a empresa. 
Com relação ao acesso ao físico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um firewall pode ser configurado para bloquear todo e qualquer tráfego no computador ou na rede.
( ) Como exemplo de uma barreira física, podemos citar uma simples parede ou até mesmo uma cerca elétrica, já na estrutura lógica, um logon em uma rede.
( ) Um exemplo de barreira física que limita o acesso seria uma sala-cofre ou roletas de controle de acesso físico.
( ) Quando a empresa define um acesso físico restrito, a segurança lógica acaba sendo desnecessária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, Gilson Ferreira; SCHIMIGUEL, Juliano. Segurança em ambiente de TI: Segurança física da informação em pequenas empresas e estudo de caso 
em Jundiaí/SP. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, Brasil, mar. 2017.
X A) V - V - V - F.
B) F - V - F - V.
C) V - V - F - V.
D) V - F - V - F.
A quantidade de informação que uma empresa gerencia e utiliza atualmente é enorme e vem aumentando constantemente. Logo, faz-se necessário que a 
segurança dessas informações seja realizada desde o momento de sua coleta até o seu descarte, já que os riscos estão presentes em todo o seu ciclo 
de vida. Acerca das etapas do ciclo de vida da informação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a etapa em que a informação passa por um 
conjunto de processos, a fim de torná-la mais exequível aos usuários:
A) Uso.
X B) Tratamento.
C) Identificação das necessidades e requisitos.
D) Obtenção.
A segurança da informação está relacionada com a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma 
organização. 
Com relação aos principais atributos da segurança da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Confidencialidade: deve limitar o acesso à informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, aquelas autorizadas pelo proprietário da informação.
( ) Autenticidade: deve garantir que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, 
 incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição).
( ) Disponibilidade: essa propriedade garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados 
 pelo proprietário da informação.
( ) Integridade: é a propriedade que garante que a informação é proveniente da fonte anunciada e que não foi alvo de mutações ao longo de um processo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
X A) V - F - V - F.
B) V - V - V - F.
C) V - F - F - F.
D) F - V - V - V.
A informação utilizada pela organização é um bem valioso e necessita ser protegido e gerenciado. Isso é feito para garantir a disponibilidade, a integridade, 
a confidencialidade, a legalidade e a auditabilidade da informação, independentemente do meio de armazenamento, de processamento ou de transmissão 
utilizado. Toda informação também deve ser protegida para que não seja alterada, acessada e destruída indevidamente. Com relação aos possíveis ataques à 
segurança, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: FONTES, Eduardo. Segurança da informação: o usuário faz a diferença. São Paulo: Saraiva, 2006.
A) A sabotagem de equipamentos e de arquivos de dados é uma forma de ataque físico.
B) A estrutura de controle da segurança da informação pode ser centralizada ou descentralizada.
C) A limitação de acessos aos arquivos, através da disponibilidade limitada de acesso, é uma forma de segurança lógica.
X D) O roubo de dados armazenados em arquivos magnéticos é um exemplo de um problema para a segurança lógica.
A segurança da informação está relacionada com a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou 
uma organização. Para alcançar esse objetivo, alguns princípios da segurança da informação devem ser seguidos, como confidencialidade, integridade, 
disponibilidade e não repúdio. Com base nesses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Na aplicação do princípio da confidencialidade, pode-se usar a criptografia.
II- Na aplicação do princípio da integridade, pode-se usar dispositivos biométricos.
III- Na aplicação do princípio da disponibilidade, pode-se usar sistemas de detecção de intrusão (IDS).
IV- Na aplicação do princípio do não repúdio, pode-se usar cópias de segurança.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
X D) Somente a sentença I está correta.
Segurança da informação significa proteger seus dados e sistemas de informação de acessos e uso não autorizados, divulgação, modificação, leitura, 
gravação, inspeção e destruição. O conceito de segurança da informação está ligado à confidencialidade, à integridade e à disponibilidade da informação. 
O conceito de segurança de processamento está ligado à disponibilidade e operação da infraestrutura computacional. Esses conceitos são complementares e 
asseguram a proteção e a disponibilidade das informações das organizações. O impacto da perda e/ou violação de informações para empresa é enorme e pode, 
em alguns casos, levá-la à falência. Com relação aos itens que devem ser observados na segurança ambiental das informações, analise as opções a seguir:
I- Definição de perímetros lógicos.
II- Energia alternativa.
III- Política de mesa limpa e tela limpa.
IV- Segurança para micros, terminais e estações.
V- Proteção de documentos em papel.
Assinale a alternativa CORRETA:
X A) As opções II, III e V estão corretas.
B) As opções I, II e V estão corretas.
C) As opções I, III e IV estão corretas.
D) As opções II, III e IV estão corretas.
Administração
Rural:
No campo das cadeias agroindustriais, um dos principais desafios envolvidos reside justamente no âmbito do gerenciamento das estruturas de governança de cadeias agroindustriais. A coordenação de uma cadeia de produção, que também é conhecida como “estrutura de governança” em uma cadeia de produção por ser um dos principais elementos que domina, interfere e orienta todo o processo comercial e produtivo, pode acontecer de maneira fraca ou forte. A depender do grau de interferência, pode determinar tanto a forma com que ocorre a comercialização quanto a forma da produção agroindustrial. Neste contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso no diz respeito aos elementos que frequentemente podem ser considerados como exemplos de estruturas de coordenação em uma cadeia de produção agroindustrial. ( ) Mercados.( ) Mercados futuros.( ) Agências e programas governamentais.( ) Firmas individuais.( ) Tradings.( ) Cooperativas.( ) Integrações.( ) Tecnologia.( ) Produtores rurais isolados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A) V – F – F – V – F – V – F – F – F. 
X B) V – V – V – V – V – V – V – V – F. 
C) V – V – F – V – F – V – F – F – V. 
D) V – F – F – V – F – V – F – V – V.
Nos Sistemas Agroindustriais, as transações de mercadorias, de informações e de valores monetários podem ser tidas como “as principais molas propulsoras” das atividades que ocorrem no agronegócio. Tais transações estão vinculadas a três atributos. Entre as alternativas abaixo, assinale a opção que representa quais são estes três atributos. 
A) Frequência que as transações são efetuadas entre os agentes, tipo de mercado transacionado, quantidade transacionada. 
B) Especificidade dos ativos, tipo de mercado transacionado, quantidade transacionada. 
X C) Frequência que as transações são efetuadas entre os agentes, especificidades dos ativos e incertezas associadas as transações. 
D) Tempo de entrega da mercadoria, tipo de mercado transacionado, quantidade transacionada.
No decorrer dos sistemas agroindustriais existem enfoques de marketing que devem ser compreendidos na definição de estratégias para atuação nos diferentes mercados agroindustriais. Entre as alternativas abaixo, assinale a que representa o enfoque de marketing que está localizado entre a agricultura e a agroindústria, sendo ele o mercado que mais possui proximidade com uma concorrência perfeita e pura. 
A) Marketing alimentar. 
X B) Marketing agrícola. 
C) Marketing agroindustrial. 
D) Marketing rural.
Dentre as etapas fundamentais no processo de planejamento estratégico estão as análises dos ambientes interno e externo. Neste contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso no diz respeito às afirmações sobre a análise do ambiente interno. ( ) Na análise interna ocorre as equalizações entre os aspectos fracos e fortes que dizem respeito ao controle da empresa, tais como, por exemplo, aqueles que ocorrem nos departamentos de finanças e marketing.( ) Na análise externa ocorre as equalizações entre os aspectos fracos e fortes que dizem respeito ao controle da empresa, tais como, por exemplo, aqueles que ocorrem nos departamentos de finanças e marketing.( ) Métodos gerenciais, saúde financeira, posicionamento estratégico, qualidade e preço do produto produzido são exemplos de parâmetros para se analisar o ambiente interno tendo como base os concorrentes do negócio.( ) Análises do ambiente interno devem levar em consideração a interferência dos cenários político-legal, tecnológico, sociocultural, demográfico e ambiental. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) V – V – F – V. 
B) F – F – V – F. 
X C) V – F – V – F.
D) V – V – V – F. 
Entre as diversas formas de comercialização de produtos agroindustriais, assinale a alternativa que representa aquela onde as transações acontecem em um único lapso temporal, sendo esporádicos seus processos comerciais, tal como o comércio que ocorre em supermercados, por exemplo, onde não há obrigatoriedade de uma compra futura. 
A) Os contratos de longo prazo.
X B) O mercado Spot. 
C) O mercado de futuros.
D) O mercado a termo. 
Assinale a opção que representa a alternativa que tem como principal tema de interesse fatores que estão vinculados às diferenças e aos comportamentos dos indivíduos, como por exemplo: personalidade, percepção, competências e estilos em relação à motivação e à liderança. 
A) Modelo japonês de administração.
B) Enfoque sistêmico. 
C) Enfoque da qualidade. 
X D) Enfoque comportamental.
Para compreender todas as atividades e peculiaridades envolvidas no agronegócio, é necessário visão sistêmica a respeito de suas três dimensões. O entendimento destas três dimensões oferece clareza sobre os porquês que o agronegócio deve ser analisado mediante uma perspectiva de conjunto. A alternativa que representa estas três dimensões é: 
A) Segmento a jusante da produção agropecuária, produção agropecuária e fora da porteira.
B) Agricultura, pecuária e indústria. 
X C) Antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira.
D) Cadeias agroindústrias, complexos agroindustriais e sistemas agroindustriais. 
A administração possui quatro principais funções que são básicas em qualquer atividade que esteja vinculada ao gerenciamento. Neste contexto, marque a opção que condiz com aquela que está vinculada ao acompanhamento daquilo que foi planejado e que atua por meio da identificação dos procedimentos errados para se diminuir as chances de erros futuros, tentando também prever acontecimentos que podem acontecer no futuro dos processos. 
X A) Controle.
B) Planejamento. 
C) Direção. 
D) Organização. 
Para a melhor definição de estratégias locais e setoriais no agronegócio, diversos elementos precisam ser compreendidos. Entre as opções presentes nas alternativas abaixo, assinale a que corresponde a um recorte que privilegia as relações que ocorrem entre indústria de transformação, agropecuária e distribuição em torno de um produto principal. 
A) Complexo agroindustrial. 
B) Sistema agroindustrial. 
C) Segmento à jusante da produção agropecuária.
X D) Cadeia agroindustrial. 
No agronegócio, é comum encontrarmos agentes que fazem parte de um contexto mais agregado, onde ocorrem transações que permitem o estabelecimento dos negócios. Entre as opções abaixo, assinale a alternativa que representa o elemento que frequentemente possui os sete seguintes principais elos: prestadores de serviços, produtores, atacadistas, processadores, consumidores, varejistas e distribuidores. 
A) Nos complexos agroindustriais. 
B) Na produção agropecuária. 
X C) Em cadeias de produção. 
D) No segmento à jusante da produção agropecuária.
No campo da produção agropecuária existem algumas especificidades que interferem em processos associados desde o planejamento da produção até a comercialização do produto. Neste sentido, segundo Araújo (2007), está incorreto afirmar que pode ser considerado como exemplo de especificidade da produção agropecuária a: 
A) Sazonalidade da produção.
X B) Interferência das demandas de mercado. 
C) Perecibilidade dos produtos.
D) Influência de fatores biológicos. 
Assinale a alternativa que representa aquele que é considerado como o que foi capaz de oferecer as bases para o Sistema Toyota de produção, sendo também aquele que sofreu uma influência muito forte da Administração Científica, do Sistema Ford, das suas bases culturais japonesas e do Modelo de Qualidade Total. 
A) Enfoque comportamental.
B) Enfoque sistêmico. 
C) Enfoque da qualidade. 
X D) Modelo japonês de administração. 
No gerenciamento de propriedades rurais, alguns fatores são muito comuns entre os diferentes tipos de propriedades (tamanho, cultura predominante, localidade, entre outros) rurais. Neste contexto, assinale a alternativa que representa um fator crítico controlável pelos gestores rurais. 
A) Preço da commodity agrícola no
pico da safra, tão logo quando se iniciar o plantio. 
B) Quantidade exata ser produzida. 
X C) Tecnologia que será utilizada e quantidade aproximada de mão de obra contratada. 
D) Condições pluviométricas.
Entre as opções abaixo, assinale a sentença que representa o elemento que possui como membros: produtores de insumos agropecuários, produtores agropecuários, atacadistas, varejistas e consumidores. 
X A) De sistemas agroindustriais.
B) Do marketing alimentar.
C) De complexos agroindustriais.
D) Do marketing agroindustrial. 
Assim como outros setores econômicos produtivos, o setor agropecuário também é responsável pela geração de impactos ambientais negativos. Uma vez que os mercados estão cada vez mais exigindo a extinção e mitigação dos impactos negativos ambientais e socioeconômicos no decorrer dos sistemas de produção, é importante que o gestor rural conheça as principais técnicas que podem contribuir para o gerenciamento ambiental do seu sistema de produção. Um exemplo de ferramenta útil no gerenciamento rural é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Sobre tal ferramenta, assinale V para verdadeiro e F para falso no diz respeito às afirmações abaixo. ( ) Uma ACV é dividida em quatro fases: definição do objetivo e do escopo, análise do inventário, avaliação do impacto e interpretação do ciclo de vida.( ) Uma ACV pode ser utilizada de várias formas, como para compilar entrada de materiais, inventário de energia e liberações ao meio ambiente.( ) ACV pode ser considerada como uma estratégia ambiental que é preventiva, que pode ser aplicada à serviços, produtos e processos para diminuir os impactos ambientais.( ) Uma ACV dita uma hierarquia de prioridades que ocorrem na sequencia a seguir: prevenção, redução, reuso e reciclagem, tratamento com recuperação de materiais e energia e disposição final.( ) Uma ACV é uma típica abordagem que necessita de ações para se conservar a matéria-prima e energia, bem como também para diminuir as substâncias que são tóxicas e os desperdícios no decorrer dos processos de produção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A) V – V – F – F – F. 
B) F – F – V – V – V. 
C) V – F – V – F – V.
X D) V – V – V – V – V.
O campo dos estudos da administração é constituído por diferentes modelos e enfoques que evoluíram e que são constantemente utilizados como base para decisões estratégicas e operacionais. Neste contexto, assinale a alternativa que representa aquela que é conhecida por ser constituída por três eras principais: Era da inspeção, era do controle estatístico e era da qualidade total.
X A) Enfoque da qualidade. 
B) Modelo japonês de administração. 
C) Enfoque comportamental.
D) Enfoque sistêmico. 
O Brasil é um dos principais criadores de gado bovino do mundo, bem como também é um dos principais países de destaque no cenário das exportações de carnes e derivados. Apesar deste destaque, não apenas fatores positivos estão associados a este importante setor do agronegócio nacional, já que são necessários resolver alguns problemas no cenário da criação de gado bovino brasileiro. Neste contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso a respeito das afirmações abaixo sobre o cenário de gato bovino no Brasil. ( ) O Brasil pode se tornar um país ainda melhor no cenário de produção de gado bovino se existir um melhor balanço entre a quantidade de gado e a forrageira presente na pastagem.( ) Compor o pasto com animais cujas espécies sejam adequadas ao solo e clima local.( ) For feito sistema de rotação de animais nas pastagens, com o objetivo de melhorar tanto a eficiência quanto a eficácia da criação de gado bovino.( ) Fazer o manejo de forma que haja animais acima da capacidade de reposição da pastagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A) V – V – V – V.
X B) V – V – V – F.
C) F – F – F – V. 
D) F – F – F – F.
No Brasil, a interação entre os agentes presentes nos distintos elos das cadeias agroindustriais pode contribuir para a melhoria de deficiências estruturais, refletindo em eficiência de produção para os agentes que produzem nos seus três macro segmentos. Entre as alternativas abaixo, assinale a opção que representa os três macro segmentos de uma cadeia agroindustrial. 
X A) Produção de matéria-prima, industrialização e comercialização.
B) Produção de matéria-prima, ambiente institucional e ambiente organizacional. 
C) Ambiente institucional, Indústrias de insumos agropecuários, produção de matéria prima.
D) Segmento antes da porteira, segmento dentro da porteira e segmento fora da porteira. 
Nos estudos sobre agronegócio, é comum encontrarmos afirmações que indicam sobre a necessidade de se analisar de modo sistêmico os fluxos de informações e produtos nas cadeias agroindustriais com base no entendimento de Commodity System Aproach. Neste contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso no que diz respeito aos exemplos de aspectos que frequentemente podem ser considerados pertinentes à aplicação da abordagem sistêmica no estudo das cadeias agroindustriais. ( ) Coordenação dentro da cadeia.( ) Orientação pela demanda.( ) Verticalidade.( ) Alavancagem.( ) Competitividade entre os canais.( ) Adoção tecnológica no decorrer das cadeias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) V – F – F – F – V – V. 
B) V – F – V – V – F – V. 
C) F – V – V – V – V – F. 
X D) V – V – V – V – V – F.
A adoção de certificação por produtores rurais tem sido vista como uma chance de conquista de novos mercados. Inclusive, no Brasil, a cafeicultura pode ser tida como um caso onde a adoção de certificações tem contribuído para conquista de mercados que remuneram melhor o produtor. Neste setor, quatro certificações são muito comuns, sendo elas: Rainforest Alliance, Fairtrade, Orgânica e UTz. Entre estas, assinale a alternativa que corresponde a certificação que tem como propósito ajudar a melhorar as condições de vida de pequenos produtores que estão marginalizados nas vias convencionais de mercado e que residem em países ainda em desenvolvimento. 
A) Rainforest Alliance. 
X B) Fairtrade. 
C) Orgânica.
D) Utz.
Gestão do Agronegócio I:
Uma cadeia de suprimento do agronegócio inclui processos referentes ao gerenciamento de suprimentos, gerenciamento da produção e gerenciamento da demanda pelos consumidores finais. Em relação a isso, assinale V para verdadeiro e F para falso nos itens que seguem: ( ) Busca-se na gestão de suprimento a coordenação entre os complexos agroindustriais, a fim de melhorar a eficiência dos produtos a jusante dos fornecedores de insumos.( ) Busca-se na gestão da produção a coordenação de toda a cadeia de produção de um produto específico.( ) Busca-se na gestão da demanda, a rápida e adequada integração das necessidades originadas do mercado, de modo a alinhar a demanda com a capacidade operacional ao longo da cadeia de suprimentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
X A) F – F – V. 
B) V – V – F. 
C) V – F – V.
D) F – V – F. 
As operações realizadas por uma organização pertencem a uma rede maior, que se conectam às operações de outras organizações. A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais. Nesse sentido, é possível destacar alguns benefícios da gestão da cadeia de suprimento: I - Redução de custos.II - Agregar valor ao cliente.III - Customização e velocidade do atendimento.IV - Informações individuais e não compartilhada. Sobre as sentenças, assinale a alternativa correta: 
X A) Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
B) Apenas as sentenças III e IV estão corretas. 
C) Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas. 
D) Todas as sentenças estão corretas. 
Com relação aos principais aspectos do Planejamento estratégico,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais