Buscar

AD2_1 RESPOSTAS (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Ciências Contábeis SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período – 2022/1
Disciplina: Instituições de Direito aplicadas à Contabilidade Coordenadora: Luciane Moás
Marque verdadeiro (V) ou falso (F) e justifique, com suas palavras, todas as alternativas, inclusive as verdadeiras.
1)- ( F ) São características de um regime totalitário: ser regido por uma Constituição que busca a realização de direitos fundamentais e de justiça social; além disso, permite que deliberações relativas à coletividade sejam tomadas por pessoas eleitas para esse propósito.
O regime totalitário diferente de ser regido, eles apropriam-se do estado, criam novas regras e controla todo aspecto de vida das pessoas, seja ela vida publica ou privada. Regime totalitário quer controlar tudo e todos.
2) - ( V ) O Constitucionalismo moderno, é visto como um movimento político, social e jurídico que culminou na organização do Estado, por intermédio da previsão de direitos e garantias fundamentais, em uma Constituição, tendo por finalidade a limitação do poder estatal arbitrário e absolutista, de forma irrestrita pelos monarcas.
O Constitucionalismo moderno é constituído por três pilares fundamentais: Conjunto de direito fundamentais e o modo de garantir esses direitos; organização do poder político de forma a torná-lo um poder LIMITADO e moderado e um documento escrito.
3- ( F ) O preâmbulo da Constituição Federal de 1988 está em contradição com a ideia de um Estado laico. Por isso, não é correto afirmar que o Brasil garante toda e qualquer forma de manifestação religiosa e de crença.
Falsa, pois a laicidade é crucial para uma manutenção democracia e os direitos individuais e coletivos. O Estado deve agir com máxima neutralidade e igualdade possível com relação com a mais diversas pautas. art. 5o, VI: "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e
garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias". 
4- (V) Um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é "promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação". Desta forma, está garantida a igualdade formal.
“Formalmente” sim, podemos considerar verdadeiro, em contra partida ; SUBJEÇÃO:  impossível não falarmos do regime autoritário resgatado pela Constituição de 1.988. Vivíamos em um sistema de poucas liberdades, com prisões injustificadas, tortura, dentre outros atos reveladores de um regime pouco democrático. 
 5- (F ) Os direitos de segunda geração (dimensão), surgiram com as primeiras constituições escritas, cujos textos consagraram os direitos civis e políticos, essencialmente ligados ao valor da liberdade.
Pois, os direitos fundamentais de primeira geração (dimensão), surgiram com as primeiras constituições escritas, cujos textos consagraram os direitos civis e políticos, essencialmente ligados ao valor da liberdade. Os direitos da segunda geração assegurava o princípio da igualdade material entre o ser humano, compreendem os direitos sociais, econômicos e culturais.

Outros materiais