Buscar

Avaliação I - Biblioteconomia - Fontes de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Biblioteconomia – Uniasselvi 
Avaliação I - Individual – Fonte de Informação
1- Como a informação é a base para a construção do conhecimento, Rodrigues e Blattmann (2014) comentam que a gestão dela é de fundamental importância para qualquer organização. Dessa forma, quando falamos em organizações, englobamos, também, as instâncias educacionais e as suas políticas, as quais fazem parte do grupo de políticas públicas sociais de um país.
Acerca dos tipos de Políticas Públicas de Educação no contexto da gestão da informação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, C.; BLATTMANN, U. Gestão da informação e a importância do uso de fontes de informação para geração de conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 3, p.4-29, jul./set. 2014.
A)  O Plano de Ações Articuladas (PAR) se refere a um sistema informatizado de gerenciamento de informações desenvolvido visando à coleta de informações para o município poder entender a sua rede escolar, direcionar e acompanhar as ações de gestão e das práticas educacionais do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).
B)  O Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGE) é o sistema de gerenciamento de informações da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC).
C)  O Plano de Ações Articuladas (PAR) apresenta o detalhamento das ações e subações selecionadas por cada estado ou município.
D)  Entre os tipos de políticas públicas para gerenciamento de informações do campo da educação, Não encontram-se: Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGE), Plano de Ações Articuladas (PAR) e o Sistema de Acompanhamento das Ações do Paic (SAAP).
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
2- Angeloni expõe seu modelo de gestão de conhecimento em forma de átomo. Para ela, a gestão do conhecimento possui três dimensões. Que dimensões são essas?
A) Pessoas, grupos e infraestrutura organizacional.
B) Pessoas, tecnologia e infraestrutura de equipamentos.
C) Pessoas, tecnologia e infraestrutura organizacional.
D)  Maquinário, tecnologia e infraestrutura organizacional.
3- Uma fonte biográfica apresenta informações históricas sobre um indivíduo. Esse tipo de fonte apresenta dados, como: quem é o indivíduo, onde nasceu, o que realizou, onde se formou, onde viveu e assim por diante. Nessa fonte de informação, tem-se em particular dois tipos específicos, que são: a biografia e a autobiografia. De acordo com Campello e Caldeira (2008) a primeira é uma fonte de informação secundária, e a seguinte é uma fonte primária. Acerca do conceito de autobiografia, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAMPELLO, B. S., CALDEIRA, P. T. Introdução às fontes de informação. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
A) É o resultado textual de uma pesquisa de um indivíduo, contando fatos sobre outro indivíduo. 
B) Refere-se aos relatos do dia a dia, com uma frequência definida e que apresenta novidades para seu leitor.
C) Mencionam que ela é uma ciência social, que objetiva o estudo da sociedade. 
D) É caracterizada pelos relatos de vida do autor, sobre sua própria vivência.
4- Conceitualizar o conhecimento é fundamental para o entendimento das fontes de informação. O objetivo, com isso, é simplificar o entendimento e a importância de uma fonte de informação para a geração de novos conhecimentos.Sobre o descrito, assinale a alternativa CORRETA:
A) Um conjunto de dados compõe uma informação, e uma ou mais informações dentro de um contexto formam um conhecimento.
B) Conhecimento é um conjunto de tarefas dentro de um sistema específico e que não precisa de instruções para sua composição.
C) As imagens, folhetos, objetos e jornais não geram interpretação e, consequentemente, informação.
D) Os folhetos, objetos e jornais não geram interpretação e, consequentemente, informação.
5- Existem desafios para a implementação de políticas de informação. Qual é o principal deles?
A) Filosofia da linguagem.
B) Planos e planejamento.
C) Sociedade da informação.
D) Fenômenos humanos e sociais
6- A disseminação de informações pode ser feita por meio de diversos tipos de fontes. 
Sobre o descrito, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao conceito de fonte secundária:
A) Primárias são limitantes por conterem metadados precisos.
B) Secundárias são instrumentos de difusão de informações referenciais.
C) Secundárias são pouco utilizadas para a busca de informações.
D) Terciárias são utilizadas para padronizar a descrição de obras.
7- O conhecimento é o bem mais importante da humanidade, por meio dele nós evoluímos tecnologicamente, socialmente e eticamente. Com esse entendimento, como podemos definir o conhecimento?
A) Um conjunto de dados, informações e relações que uma pessoa não possui e que a leva a tomar decisões, a realizar tarefas e a criar novas informações ou conhecimentos.
B) Um conjunto de dados, informações e relações que uma pessoa possui e que a leva a fuga decisões, a realização de dados e a criar antigas informações ou conhecimentos.
C) Um conjunto de dados, informações e relações que uma pessoa possui e que a impede de tomar decisões, a realizar tarefas e a criar novas informações ou conhecimentos.
D) Um conjunto de dados, informações e relações que uma pessoa possui e que a leva a tomar decisões, a realizar tarefas e a criar novas informações ou conhecimentos.
8- Uma fonte secundária é composta de elementos derivados de uma obra original, ela sempre irá se referir a trabalhos já escritos, com o intuito de analisar e interpretar as fontes primárias, compondo o entendimento com outras fontes para a geração do conhecimento. Sobre os tipos de fontes secundárias, analise as afirmativas a seguir:
I- A revolução da internet aconteceu em meados da década de 1970 no mundo e trouxe a globalização e a velocidade da informação a que estamos acostumados. 
II- Um dicionário tem como principal objetivo estabelecer definições sobre um termo específico de seu idioma. 
III- Todo museu possui um departamento de pesquisa, principalmente com o intuito de manter a documentação sobre fotografias, filmes, fitas gravadas, discos, textos, ficha catalográfica etc., atualizada e disponível para outras pessoas que tenham interesse nessa informação. 
IV- A internet pode ser considerada uma fonte de informação de qualquer nível, dependendo do contexto da pesquisa realizada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C) As afirmativas I e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
9- São muitos os tipos de fontes de informação, como livros, eventos, bases de dados bibliográficas, periódicos, entre outros. As fontes de informação são, portanto, recursos importantes utilizados por bibliotecários para desenvolver e prestar serviços, mas também para a sua própria qualificação. Sobre as fontes terciárias, assinale a alternativa CORRETA:
A) Têm função didática; são compostas por bibliografias, resumos, catálogos coletivos, guias de literatura, diretórios etc.
B) Têm a finalidade de guiar o usuário, facilitando a localização das fontes primárias e secundárias; são compostas por bases de dados, catálogos de biblioteca, índices etc.
C) Organizam e filtram a informação de forma definida de acordo com sua finalidade; são compostas por enciclopédias, dicionários, manuais, revisões de literatura etc.
D) Contêm informações novas ou interpretações de ideias ou fatos já conhecidos.
10-A era da informação promoveu transformações nas estruturas das fontes de informação existentes e propiciou a criação de novas, como as fontes eletrônicas. Acerca das fontes de informação eletrônica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As fontes de informações eletrônicas são mais flexíveis e promovem um maior envolvimento na busca e na disponibilização da informação.
( ) Os profissionais da informação que atuam na disseminação de conhecimento não podem prescindir das tecnologiasda informação para cumprir seus propósitos.
( ) A maioria das fontes está disponível na internet. Porém, o ambiente eletrônico não possui recursos que facilitem, de maneira eficaz, o acesso à informação.
( ) As fontes de informação na internet não requerem tratamentos e usos diferenciados. Sendo assim, é desnecessário um estudo acerca dos tipos de fontes existentes.
( ) A era da informação inaugurou uma nova ordem econômica: o chamado mercado da informação, que se caracterizou pela necessidade de otimização do tempo e pela criação de novos suportes informacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F - F. 
B) V - F - V - F - V.
C) F - F - F - V - V.
D) V - V - V - F - V.

Outros materiais