Buscar

Planejamento e Controle da Produção1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1As previsões têm uma função muito importante nos processos de planejamento dos sistemas de produção, pois permitem que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações. São usadas pelo Planejamento e Controle da Produção em momentos distintos. Sobre essa situação, analise as sentenças a seguir: I- Para planejar o sistema produtivo. II- Otimizar recursos (humanos e materiais) internos de uma indústria com o propósito de se reduzir custos. III- Planejar o uso desse sistema produtivo. IV- A determinação do melhor local da instalação de uma planta industrial. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
2Para que o processo de fabricação ocorra de forma organizada e com o fluxo em linha sem interrupções, é necessário que a empresa tenha um projeto de administração da produção correta e que possa garantir o mínimo possível de perda de tempo na linha de produção. Dentro do ambiente quando se escolhe a localização da organização, é necessário verificar fatores para a qualidade no fornecimento dos materiais. No que se refere aos fatores que influenciam na escolha da localização, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Um dos fatores que podem ser considerados é o da qualificação da mão de obra, de nada adianta implantar uma empresa em que a mão de obra não é qualificada. ( ) A localização depende do ramo de negócio da organização, construir um depósito em uma área nobre, consequentemente, diminuirá os custos da terra. ( ) A disposição de energia elétrica não afeta a escolha da localização da organização em caso de uma indústria de grande porte. ( ) Verificar a viabilidade do custo de transporte é um item que não pode deixar de ser observado quanto à necessidade da escolha do local. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - F - V - F.
C
V - V - F - V.
D
F - V - F - V.
3Os sistemas contínuos são aqueles empregados na produção em grande escala de produtos altamente padronizados. Contudo, estes produtos não são passíveis de automatização em processos contínuos, exigindo participação de mão de obra especializada na transformação do produto. Podem-se classificar dentro deste sistema as empresas que estão na ponta das cadeias produtivas, com suas linhas de montagem. Com relação aos exemplos de processos produtivos e empresas que têm características de sistema de produção em massa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Montadoras de automóveis, eletrodomésticos, grandes confecções têxteis. ( ) Distribuidoras de bebidas e enlatados. ( ) Abate e beneficiamento de aves, suínos e gado. ( ) Prestação de serviços em grande escala como transporte aéreo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - F.
B
F - V - F - F.
C
V - F - V - V.
D
V - V - F - V.
4Um processo de estamparia de chapas de aço carbono é composto por 7 etapas diferentes e tempo de trabalho previstos de 56 minutos e a demanda diária é de 34 peças, sendo que a empresa funciona 8,5 horas por dia. Qual é o tempo de ciclo (em minutos)?
A
7 minutos.
B
15 minutos.
C
8 minutos.
D
4,5 minutos.
5Um sistema de produção tem como uma de suas prioridades fornecer lucro para a empresa, pois o faturamento deve ser maior do que os custos para produzi-lo. O sistema tradicional de produção se baseia em três categorias, elaboradas em função das características dos produtos. Com relação ao sistema de produção por lotes ou por encomenda, assinale a alternativa CORRETA:
A
Nesse sistema não há nenhum envolvimento do cliente nas decisões relacionadas ao processo de desenvolvimento, já que se trata da produção de produtos diferenciados.
B
Altamente adaptável às variações de volume e variedade, os recursos produtivos são organizados em centros de trabalho, em um arranjo físico conhecido como funcional ou por processo.
C
Caracteriza-se pela estocagem de grandes estoques, e longos períodos de produção e previsão de entrega de produtos ao cliente.
D
Este sistema de produção é identificado por produtos e processos padronizados e rígidos, assim como baixa variedade e altos volumes.
6O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma ferramenta de auxílio para a tomada de decisões estratégicas, tendo como objetivo principal planejar e controlar o processo de fabricação de mercadorias e ainda a utilização dos recursos necessários para a sua produção. O PCP necessita estar integrado, principalmente com os sistemas de engenharias, compras e estoques, além dos outros sistemas envolvidos na produção. Percebendo que o setor de PCP é muito importante para a organização, analise as sentenças a seguir: I- PCP é pensar as melhores alternativas para que a empresa tenha vantagem nos negócios que realiza. II- PCP é atender ao mercado com qualidade absoluta, independentemente das consequências para a empresa. III- PCP é criar um cronograma de entregas para os produtos vendidos. IV- PCP é criar um equilíbrio entre as demandas do mercado e as necessidades/possibilidades da organização. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e IV estão corretas.
B
Somente a afirmativa II está correta.
C
Somente a afirmativa IV está correta.
D
As afirmativas II e III estão corretas.
7A Gráfica Primeira Impressão fabrica produtos sob encomenda, sendo que nos próximos cinco meses, a empresa espera uma demanda de 100 horas por mês. O registro de encomenda atual indica que existem 100 horas de encomendas e a empresa quer reduzir o registro de encomenda para 80 horas no final do quinto mês. O custo por hora normal de produção atual é de R$ 5,50/hora. Considerando as informações apresentadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A quantidade total de horas, necessárias no mês para concluir a quantidade de encomendas é de 500 horas mensais. ( ) Nesse plano, o total de produção é o resultado da soma da demanda prevista total (500 horas) + registro de encomendas inicial (100 horas) - registro de encomendas final (80 horas). ( ) O total de horas por mês necessárias para reduzir o registro de encomendas é de 520 horas. ( ) Calculado o total da produção a ser realizado no período planejado, a seguir, é preciso calcular a produção a ser efetuada em cada período do plano. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - F.
B
F - V - V - V.
C
V - V - F - F.
D
V - V - F - V.
8O sistema de produção em massa implantado por Henry Ford era eficiente na redução do custo unitário dos produtos manufaturados durante períodos de alto crescimento da economia. No entanto, o sistema estava mal equipado para os períodos de baixo crescimento (como o embargo do petróleo árabe nos anos 1970). Com relação ao conceito de sistemas de produção, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os sistemas de produção têm a principal finalidade de fazer uma análise criteriosa da qualidade dos produtos em processo.
B
Sistema de produção é um conjunto de elementos que são inter-relacionados e projetados para gerar produtos finais, cujo valor supere o total dos custos incorridos para obtê-los.
C
Tem a função de definir as características do layout e a melhor localização dos recursos que serão utilizados para a produção.
D
O principal objetivo dos sistemas de produção é determinar o nível da qualidade das matérias-primas referente aos insumos utilizados no processo.
9Os estoques são criados para absorver diferentes problemas do sistema de produção. Alguns deles, como a sazonalidade, são insolúveis, outros como o atraso na entrega de matérias-primas ou a produção de itens defeituosos podem ser resolvidos. Um dos melhores indicadores de desempenho da eficiência dos sistemas produtivos é a análise e o acompanhamento do giro de estoques. Com relação às consequências dos altos níveis de estoque, analise as sentenças a seguir: I- Como os estoques não agregam valor aos produtos, quanto menor o nível de estoques comque um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente e enxuto esse sistema será. II- Melhoria nos indicadores relacionados à qualidade, assim como a redução do percentual de refugos. III- Os estoques estão relacionados (ou são a causa ou a consequência) a todas as sete perdas que devem ser combatidas para se chegar à manufatura enxuta. IV- Lead time (período entre o início de uma atividade e o seu término) mais altos. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
10Um sistema de produção tem como uma de suas prioridades fornecer lucro para a empresa, pois o faturamento deve ser maior do que os custos para produzi-lo. O sistema tradicional de produção se baseia em três categorias, elaboradas em função das características dos produtos. Com relação aos sistemas de produção contínua ou de fluxo em linha, assinale a alternativa CORRETA:
A
O principal objetivo do sistema de produção contínua é determinar o nível da qualidade das matérias-primas referentes aos insumos utilizados no processo.
B
Tem como principal função a definição de características do layout e a melhor localização dos recursos que serão utilizados para a produção.
C
Tem como principal finalidade fazer uma análise criteriosa da qualidade dos produtos em processo, além da seleção dos produtos não conformes.
D
Caracteriza-se por uma produção linear de produtos altamente padronizados e que fluem de um posto de trabalho a outro em uma sequência prevista de eventos.

Outros materiais