Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Simulado Atividades de Aprendizagem 20

Pré-visualização | Página 1 de 1

Rotinas de Pessoal
Simulado: Atividades de Aprendizagem 20
Questão 1
Determinado conceito geralmente é esquecido e, por isso, é responsável por inúmeras reclamações trabalhistas. Também é conhecido como salário utilidade, ou seja, compreende tudo que não é dinheiro, mas é útil.
Acerca desse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
D Salário misto.
A Salário fixo.
B Salário.
C Salário in natura.
Questão 2
Determinada ação ocorre quando o empregado que exerce atividade insalubre tem a jornada de trabalho estendida. 
Acerca dessa ação, assinale a alternativa CORRETA:
A Demissão.
B Hora extra insalubre.
C Salário extra.
D Hora extra .
Questão 3
Determinada valor é pago ao empregado de uma única vez, para atender às despesas realizadas em razão de trabalho externo.
Acerca desse valor, assinale a alternativa CORRETA:
A Adicional.
B Salário.
C Ajuda de custo.
D Hora extra.
Questão 4
Considere o problema a seguir: João decide contratar um colaborador para auxiliá-lo nas atividades da empresa, mas ele está com um volume de produção alto e não poderá ensinar todas as tarefas, logo precisará de alguém com experiência na atividade desenvolvida. Sendo assim, João não exigirá do candidato ao emprego a comprovação de experiência prévia por tempo superior a determinado número de meses no mesmo tipo de atividade.
Acerca da análise sobre o descrito no enunciado quanto à quantidade de meses, assinale a alternativa CORRETA:
A 6 meses.
B 9 meses.
C 3 meses.
D 12 meses.
Questão 5
Considere o problema a seguir: João decide contratar um colaborador para auxiliá-lo nas atividades da empresa, e fará o contrato de experiência por tempo determinado.  Sendo assim, o contrato de experiência do novo colaborador não poderá exceder um número específico de dias.
Acerca da quantidade de dias que o enunciado se refere, assinale a alternativa CORRETA:
A 2 anos.
B 45 dias.
C 90 dias.
D 30 dias.
Questão 6
Referente ao aviso prévio indenizado, nessa modalidade, quando o empregador dispensa o empregado ou vice e versa, o aviso prévio é concedido na forma indenizada, ou seja, o período total correspondente ao aviso prévio será pago em forma de indenização na recisão, visto que não haverá prestação de serviços.
Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A No caso de aviso prévio indenizado ( pelo empregador), adiciona-se 1 dia para cada ano completo trabalhado.
B É pago somente 1/12 avos de férias, não sendo incluído um valor referente a 13º salário.
C É pago somente 1/12 avos de 13º salário, não sendo incluído um valor referente a férias.
D No caso de aviso prévio indenizado ( pelo empregador), adiciona-se 3 dias para cada ano completo trabalhado.
Questão 7
Dentre as atividades da gestão de pessoas, estão as ações desenvolvidas sobre rotinas de pessoal como admissão, formato dos contratos, jornada de trabalho etc. Sobre essas ações, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Jornada de trabalho.
II- Horário noturno.
III- Registro ponto.
IV- Horas extras.
(    ) A duração normal do trabalho, para os empregados de qualquer atividade privada, não deverá ultrapassar o limite de 8 (oito) horas diárias, desde que não se tenha expressamente fixado outro limite.
(    ) Considera-se noturno, o trabalho executado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte. O trabalho noturno será computado como de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos e terá um acréscimo de no mínimo 20% (vinte por cento) sobre a hora diurna.
(    ) Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, devendo haver pré-assinalação do período de repouso.
(    ) A legislação prevê que a duração normal do trabalho poderá ter o acréscimo de duas horas diárias, desde que estas sejam pagas com pelo menos 50% de acréscimos sobre a hora normal do empregado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - III - II - IV.
B I - II - IV - III.
C I - II - III - IV.
D IV - II - III - I.
Questão 8
A partir dos estudos sobre eSocial, é possível compreender o motivo pelo qual o preenchimento correto de todos os cadastros, a classificação da empresa e o cálculo correto da folha de pagamento são requisitos básicos para evitar problemas no envio do eSocial. Dentre as etapas do envio, tem-se a que se caracteriza por se tratar dos arquivos que compõem a folha de pagamento e remuneração do trabalhador, sendo: contribuição sindical, fechamento da folha de pagamento, pagamento de rendimentos do trabalho, entre outros.
Acerca da etapa de envio descrita no enunciado, assinale a alternativa CORRETA: 
A Etapa 1: envio do cadastro inicial.
B Etapa 2: atualizar os registros de eventos trabalhistas.
C Etapa 4: declarações Acessórias para Retenções Fiscais.
D Etapa 3: eSocial mensal (folha) – eventos periódicos.
Questão 9
A partir do momento que se compreende as questões sobre o eSocial, entende-se, também, o processo em que o eSocial contribui tanto para o governo como para as empresas. Por isso, é importante conhecer os principais benefícios do eSocial.
Sobre os benefícios do eSocial, assina a alternativa INCORRETA:
A O governo terá a oportunidade de cruzar as informações da parte trabalhista.
B Com a previdência em tempo real, o governo poderá acompanhar a elaboração da folha de pagamento praticamente de maneira instantânea, confrontando os cálculos de obrigações e proventos trabalhistas, além de informações sobre os laudos laborais.
C Os trabalhadores têm seus direitos garantidos, por exemplo, o depósito no décimo quinto dia útil, a quitação de rescisões no período em que finda o contrato.
D A empresa, em longo prazo, tem as informações sociais dos empregados e o histórico dela para a esfera federal nos órgãos do Ministério de Trabalho, Previdência Social, Caixa Econômica Federal, entre outros.
Questão 10
O eSocial contribui tanto para o governo como para as empresas. Por isso, é importante conhecer os principais benefícios do eSocial.
Sobre os benefícios do eSocial, assinale a alternativa INCORRETA: 
A O governo terá a oportunidade de cruzar as informações da parte trabalhista.
B O governo, em hipótese alguma, poderá acompanhar a elaboração da folha de pagamento praticamente de maneira instantânea, confrontando os cálculos de obrigações e proventos trabalhistas, além de informações sobre os laudos laborais.
C A empresa em longo prazo tem as informações sociais dos empregados e o histórico dela para a esfera federal nos órgãos do Ministério de Trabalho, Previdência Social, Caixa Econômica Federal, entre outros.
D Os trabalhadores têm seus direitos garantidos, por exemplo, o depósito no quinto dia útil, a quitação de rescisões no período em que finda o contrato.