Buscar

Av2 - Etnomatemática

Prévia do material em texto

Av2 - Etnomatemática
1) A Etnomatemática surgiu para enfatizar e socializar os conhecimentos matemáticos de acordo com o contexto que está inserido. Ela integra a didática do ensino na escola com a matemática que usamos em nosso cotidiano em diferentes formas. [...] o  estudo  da  Matemática  fora  da  sala  de  aula,  aquela que aprendemos naturalmente no decorrer de nosso crescimento humano, deve ser levada em consideração, já que é através dela que o cidadão construirá o seu próprio processo de ensino-aprendizagem. Por isso, ele considera vital no processo de ensino, a bagagem de experiências que cada  criança  traz  para  a  escola.  É  fundamental  que  a  criança  tenha  novos  ensinamentos  e  novas  oportunidades de conhecimentos, mas que não esqueça ou não desvalorize aquilo que ela já saiba, aquilo que ela já adquiriu em sua vida.
Tendo como referência seu conhecimento sobre a metodologia da Etnomatemática, julgue as afirmações abaixo em (V) Verdadeiras ou (F).
( ) A Etnomatemática como metodologia permite trabalhar com os alunos em seu contexto, apoiá-las e ouvi-las, permitindo um aprendizado em uma linguagem que proporcione o raciocínio lógico e matemático, o desenvolvimento da abstração e da criatividade, ou seja, a formação de conhecimento matemático.
( ) A Etnomatemática apesar de ser considerada uma metodologia no ensino da matemática, ainda não há evidencias reais de aplicações dessa metodologia. Em teoria, ela é útil pois permite aos alunos identificar um conhecimento e sistematizá-lo em um significado útil.
( ) A Etnomatemática como metodologia permite trabalhar com os alunos em seu contexto, apoiá-las e ouvi-las, permitindo um aprendizado em uma linguagem que proporcione o raciocínio lógico e matemático, o desenvolvimento da abstração e da criatividade, ou seja, a formação de conhecimento matemático.
( ) A metodologia da Etnomatemática é uma importante origem de investigações em educação matemática que aborda a história dos estudantes. Nesse sentindo, estamos valorizamos a história dos alunos, reconhecendo e respeitando suas raízes culturais, ignorando e rejeitando as outras raízes culturais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)V – F – V – V
· b)V – V – V – F
· c)V – F – V – F Alternativa assinalada
· d)V – F – F – V
· e)V – F – F – F
2) O professor deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo. Ele é um mediador que deve negociar os conhecimentos que todos têm e apoiar os estudantes a juntos sintetizarem o conhecimento compartilhado. O professor deve olhar para o aluno de forma integral, buscando identificar suas diferentes dimensões formativas e como sua atuação – nessa função educadora - responde ou dialoga com elas.
Tendo como referência seu conhecimento sobre o papel do professor estudado no material, julgue as afirmações abaixo em (V) Verdadeiras ou (F).
( ) O professor possui o papel de incentivador e orientador da aprendizagem, possibilitando assim aos alunos tomar a iniciativa e terem a autonomia na construção de conhecimento, estabelecendo de forma efetiva a aprendizagem.
( ) O Papel do professor é o preparar os alunos para eles serem aptos em liderar pessoas, tomar decisões rápidas e controlar recursos. Deve ser um profissional prontos para atuar como o agente da mudança e da inovação, sempre se adaptando.
( ) O professor tem o papel de atuar na elaboração de Estudos, Planos, Projetos, Construção e Produção, Gerenciamento, Gestão, Operação, Manutenção, ou seja, em todas as fases e em todos da escola
( ) O professor de matemática, entre outras coisas, tem o papel de sistematizar e promover quando necessário diferentes abordagens matemáticas buscando facilitar o aprendizado do aluno. Estando sempre atento que no mundo moderno, estar atualizado e buscando diferentes metodologias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)V – F – V – V
· b)V – F – V – F
· c)V – F – F – V Alternativa assinalada
· d)V – F – F – F
· e)F – F – F – V
3) A educação Etnomatemática implementa uma abordagem de aprendizagem construtivista, na qual o conhecimento matemático é construído por meio da investigação de práticas culturais. Do ponto de vista social construtivista, a aprendizagem é baseada em interações sociais e influenciadas pelo contexto. Na área da educação, quando não ocorre a compreensão da Etnomatemática, como sendo uma proposta pedagógica que agrega o saber escolar com o saber do cotidiano, de modo a promover a motivação para as aulas de Matemática, muitos problemas podem originar, tais como: desmotivação e desinteresse dos alunos pela escola, além de desqualificação da escola enquanto instrumento de transformação do meio social ao qual o indivíduo está inserido. Na última década, tem havido um crescimento considerável da literatura que trata da relação entre Etnomatemática e educação.
Tendo como referência seu conhecimento sobre a Etnomatemática no Ensino Fundamental e Médio, julgue as afirmações abaixo em (V) Verdadeiras ou (F).
( ) Compreender como algumas culturas realizam seus procedimentos matemáticas para suas necessidades do cotiado é importante. Contudo, realizar esse estudo por meio da Etnomatemática não traz vantagens no desenvolvimento do conhecimento dos alunos.
( ) A Etnomatemática pode ser útil como ferramenta de ensino nos anos finais do Ensino Fundamental, pois, um dos objetivos dessa etapa é propiciar aos estudantes o acesso ao conhecimento e aos elementos sociais e culturais necessários para a vida em sociedade.
( ) Um dos objetivos dos anos Ensino Médio é preparar os estudantes para o mercado de trabalho e para o ensino superior, dessa forma, é significativa a importância da Etnomatemática nessa etapa de ensino.
( ) Podemos encontrar assuntos, temas ou práticas para serem trabalhados com a Etnomatemática para todas as Unidades Temáticas da disciplina de matemática apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)V – V – V – V
· b)F – V – V – V Alternativa assinalada
· c)F – V – V – F
· d)V – F – F – V
· e)F – F – V – V
4) Ao desenvolver um projeto é possível que o professor trabalhe com seus alunos diversos tipos de conhecimento, nos quais desenvolverá procedimentos e estratégias para a resolução dos problemas, trabalhando constante com conceitos disciplinares. Em questões de desenvolver projetos para o ensino e desenvolvimento da matemática, é possível afirmar que a Etnomatemática apresenta uma gama diversas de atividades para planejar e desenvolver os projetos.  Esses projetos podem serem abordadas de forma multidisciplinar e interdisciplinar, visto que há diversas reações entre os conhecimentos curriculares, em especial quando se considera a Etnomatemática como ferramenta metodológica essas relações são comuns, com a ciência, biológica, história, geografia, sociologia e outros.
Tendo como referência seu conhecimento sobre desenvolvimento de projetos e a Etnomatemática, julgue as afirmações abaixo em (V) Verdadeiras ou (F).
( ) Ao utilizar o método de ensino por projeto, os alunos aprendem por meio do processo de construir, produzir, treinar e pesquisar, dessa forma há um incentivo para descobertas, novas pesquisas, compreensão e reconstrução do conhecimento.
( ) Para realizar um projeto aliar uma visão metodológica de acordo com a Etnomatemática, é necessário um planejamento bem consistente, pois devido as características da Etnomatemática o projeto não será apenas uma resolução de problemas ou apenas uma investigação.
( ) É necessário que no desenvolvimento do projeto o professor faça uma relação dos conteúdos e conceitos curriculares com a abordagem e resolução dessa prática comumente realizada pela comunidade local na qual o estudante está inserido.( ) Uma vantagem de realizar um desenvolvimento de projeto é no fato de não ser necessário muito conhecimento e estudos para realizar de um projeto considerando uma relação metodológica com a Etnomatemática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
Alternativas:
· a)F – V – V – V
· b)V – F – V –V
· c)V – V – F –V
· d)V – V – V – F Alternativa assinalada
· e)V – V – F – F
5) Existe uma significativa relação entre a matemática e a cultura, ambas como resultado de nossa adaptação em função de nossas necessidades de sobrevivência através dos tempos, representando ambas, um legado empírico, sistemático e científico. Trabalhar a etnomatemática no espaço escolar, é contribuir para que as novas gerações conheçam e reconheçam uma matemática muito mais cultural, ligada ao cotidiano de diversos grupos étnicos. Isso se trata de uma postura didática que busca uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem da disciplina com a incorporação no currículo matemático do conhecimento advindo da vida do aluno e de valores humanos, como, por exemplo, a cooperação, a solidariedade e a ética. São conhecimentos que promovem a valorização e o respeito às maneiras diferentes que a humanidade utiliza diariamente para explicar, entender, compreender e lidar com as situações-problema enfrentadas no cotidiano.
Considerando o conceito metodológico da Etnomatemática e sua importância nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A metodologia da Etnomatemática aplicada nas práticas pedagógicas dos anos Finais do Ensino Fundamental tem resultados eficientes e é atrativa, além disso, propicia ao aluno significado ao conhecimento cientificado fazendo um elo com o contexto cultural e social do estudante.
PORQUE
Considerando as prorrogativas na qual se objetiva o ensino médio, é possível observar que a Etnomatemática como metodologia de ensino pode se tornar uma ferramenta eficaz na compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos inseridos no ensino médio.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. Alternativa assinalada
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa
· d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais