Buscar

Caderno de Vigilancia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Vigilância Nutricional e Saúde Pública
Material didático para aprendizagem remota no contexto da disciplina Vigilância Nutricional e Saúde Pública ofertada no 6o período do curso de graduação em Nutrição do CES/UFCG.
Professora: 
Poliana de Araújo Palmeira
Gracielle Malheiro dos Santos
Aluna: 
Débora Gabryella Ivo da Silva
 Cuité, 2021
#aprendizagem1
#atividade1
A partir dos dados epidemiológicos coletados durante o ciclo de aprendizagem 2 defina os grupos populacionais prioritários para atuação do nutricionista no serviço de APS do território analisado. Justifique a sua resposta.
	GRUPOS PRIORITÁRIOS
	Diabéticos
	Hipertensos
	Sobrepesos e Obesos 
	Doentes mentais
	Grupos em vulnerabilidade sociodemográfica
Com base na análise dos dados territorial da UBS Ezequias Venâncio, foi possível observar a alta prevalências de doenças crônicas não transmissíveis, população em alta vulnerabilidade social, e um número considerado de doentes mentais. Logo, é necessário ações voltadas para tais grupos, tendo em vista, que a atuação do profissional na atenção primária à saúde deve ser pautada pelo compromisso e conhecimento técnico das realidades epidemiológicas e estratégias e instrumentos de ação em saúde coletiva, além das ações individuais e coletivas, incluindo a promoção e proteção à saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.
#atividade2
Proponha uma agenda de alimentação e nutrição* para o serviço de APS do território estudado, com base nos (1) problemas prioritários de saúde no território elaborados no ciclo de aprendizagem 2 e na (2) Política Nacional de Alimentação e Nutricional.
Uma política nacional como a de alimentação e nutrição apresenta as diretrizes e os problemas prioritários neste campo. Cabe ao profissional estudar a política e propor suas ações de forma colaborar a implementação dessa agenda de trabalho no território que atua. Nem todos os problemas citados em uma política se aplicam a realidade ou ao território de atuação do profissional, sendo assim, este deve, com base nos tópicos acima definir a sua agenda de trabalho.
Consulte o texto/documento abaixo:
https://www.scielosp.org/article/rpsp/2020.v44/e39/pt/
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.p
	TEMA
	DIRETRIZ
	PRINCIPAIS AÇÕES
	
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL
	2. Promoção da alimentação adequada e saudável
7. Controle e regulação dos alimentos
	2.2. Guia alimentar para a população Brasileira (2014) – Ações por meio de roda de conversa/Sala de espera como objetivo de melhorar os padrões de alimentação e nutrição da população e contribuir para a promoção da saúde.
2.5 Campanhas de promoção da alimentação adequada e saudável – Ações voltadas ao acompanhamento, prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição como a prevenção das carências nutricionais específicas, desnutrição e contribui para a redução da prevalência do sobrepeso e obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis, além de contemplar necessidades alimentares especiais tais como doença falciforme, hipertensão, diabetes, câncer, doença celíaca, entre outras, por meio do acompanhamento da caderneta de vacinação. 
2.6 Alimentos regionais Brasileiros- Demonstração das refeições que são simples para a alimentação saudável, e que não necessariamente precisa ser caro para comer bem, e enfatizando os alimentos das safras.
2.7 Peso saudável – Avaliação antropométrica classificando o estado nutricional e orientando quanto aos riscos de estar fora do peso adequado/idade. 
7.1 Politicas de fortificação Universal de Alimentos – Ação de fortificação da alimentação infantil realizada nos estabelecimentos de educação infantil (creches), os sachês com micronutrientes ofertados diariamente. 
7.3 Reformulação de Alimentos processados para a redução de sódio, gorduras e açúcar. – Oficina de rotulagem, e orientação quanto a importância de olhar os rótulos e fazer melhores escolhas.
	
VULNERABILIDADE SOCIAL
	3. Vigilância alimentar e nutricional
9. Cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional
	3.4 Estudos e pesquisas relacionados a vigilância alimentar e nutricional – Ações voltadas ao mapeamento territorial com finalidade de diagnosticar precocemente possíveis vulnerabilidade daquela região.
3. 1 Fornecimento da vigilância alimentar e nutricional dos serviços de saúde -  Ações de Promoção à Saúde e da Alimentação Saudável, com a implementação do Guia Alimentar para a População Brasileira, da Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável, do Programa Saúde na Escola e Ações de controle e prevenção da Obesidade, Doenças Crônicas e deficiências de micronutrientes, com foco na anemia ferropriva e hipovitaminose A
3.2 Financiamento de equipamento antropométrico - Ação de atenção nutricional, por meio de um conjunto básico de equipamentos composto por antropometria vertical, balança plataforma e fita antropométrica, e nas Unidades Básicas de Saúde um conjunto básico composto por antropometria horizontal, antropometria vertical, balança pediátrica, balança plataforma e fita antropométrica com finalidade da realização de um conjunto de ações integradas, resolutivas e humanizadas voltadas à promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de agravos.
3.5 Monitoramento de indicadores de alimentação e nutrição - Ações voltadas a triagem e avaliação nutricional observando-se prioridades a partir do levantamento de indicadores de alimentação e nutrição da população assistida, com terapia nutricional, monitoramento da oferta nutricional frente prescrição e acompanhamento de intercorrências relacionada a terapia nutricional.
 
9.1 Ações visando articulação entre o SUS e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) pela a articulação dos cuidados em alimentação e nutrição na Rede de Atenção e Saúde (RAS), as demais ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nos territórios, objetivando o enfrentamento da segurança alimentar e nutricional e dos agravos em saúde na ótica de seus determinantes sociais. – Ações voltadas a educação alimentar e nutricional; o incentivo aos sistemas produtivos de base agroecológica; advindo da agricultura familiar; a fim de proporcionar maior acessibilidade alimentar. 
	
VIDA SAUDAVÉL PARA POPULAÇÃO EM GERAL 
	
4. Gestão das ações de alimentação e nutrição 
	4.4 Articulação intrasetorial – participação da CGAN em distintas ações e programas envolvendo alimentação e nutrição. Desenvolvidos por outros órgãos do setor de saúde, tais como, secretária de atenção e saúde (Atenção básica, PSE, Saúde da criança, média e alta complexidade), Secretaria de vigilância em saúde, secretaria de ciência, tecnologia e insumos estratégicos, secretaria de gestão estratégica e participativa, secretaria especial de saúde indígena e ANVISA. – Reuniões de matriciamento realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho interdisciplinar.
#atividade3
Escolha um problema de saúde prioritário e complete o diagrama de ações para vigilância da saúde abaixo. Consulte a bibliografia recomendada no início do tópico #aprendizagem1 para consolidar o conhecimento sobre o modelo de vigilância em saúde.
	Agravo/problema de saúde: Síndrome metabólica - DCNT (DIABETES, HIPERTENSÃO E OBESIDADE) - População adulta 
	CONTROLE DE CAUSAS
	CONTROLE DE RISCOS
	CONTROLE DE DANOS
	PREVENÇÃO PRIMÁRIA
	PREVENÇÃO SECUNDÁRIA
	PREVENÇÃO TERCIÁRIA
	Promoção de Saúde
	Proteção da Saúde
	Rastreamento / diagnóstico precoce
	Limites de danos
	Reabilitação
	· Ações educativas numa perspectiva diferente: dialógica e participativa.
· Construção de cartilhas educativa com orientações sobre alimentação saudável
· Orientações pautadas naincorporação de uma alimentação saudável, culturalmente aceitável e dentro das possibilidades financeiras dos indivíduos e seus hábitos culturais, além do resgate e reforço de práticas desejáveis.
· Incentivo aos sistemas produtivos de base agroecológica;
· Grupo de palestras e aprendizagem ao ar livre com atividades de recreação com auxílio de educador físico
· Incentivo a implantação de hortas naturais domiciliares, demostrando a importância e benefícios de se optar por esses alimentos.
· Ações voltadas a realização da vigilância alimentar e nutricional do território, na qual é possível identificar as possíveis demandas e riscos.
	· Ações por meio da academia ao ar livre/de saúde, juntamente com a equipe multiprofissional, utilizando condutas de prática de atividades físicas.
· Acompanhamento nutricional individual e/ou coletivo a fim de avaliar o plano alimentar para estes pacientes, assim identificar os fatores que dificultam os pacientes a seguirem um plano alimentar. Além disso, diminuir a incidência de possíveis patologias, ademais, irá ajudar que os exames bioquímicos fiquem adequados;
· Integrar os familiares nas mudanças alimentares, para que se possa obter maior adesão ao tratamento.
	· Mapeamento territorial, 
· Planejar e executar ações que visem promover uma melhora na QV dos pacientes com doenças crônicas e dos propensos a desenvolverem tais doenças
· Ações integradas com uma equipe multidisciplinar, para que haja uma remodelação da alimentação e estilo de vida saudável;
· Educação em Saúde, através de coleta dados pessoais e histórico familiar, dados antropométricos, medicamentos em uso e posteriormente coleta de exames laboratoriais. 
	· A execução é uma abordagem multidisciplinar da equipe, para que haja uma melhor aceitação do indivíduo durante o processo de tratamento.
· Ações consecutivas, com foco em ter uma alimentação mais saudável e que não evolua para outras patologias, como, pé diabético, infarto agudo do miocárdio, dentro outros.
	· Equipe multiprofissional;
· Reeducação alimentar;
· Medicamentos 
· Cirurgia bariátrica
· Início da prática de atividade física.
· Acompanhamento psicológico 
	Resultados a serem alcançados
	· População mais informada sobre o tema. 
· Conscientização dos indivíduos com relação as doenças que possam vir a surgir em decorrência da ausência de uma alimentação saudável e prática de exercício físico.
	· Diminuição da prevalência dos riscos de doenças crônicas, internações devido a complicações, e até óbitos em decorrência a síndrome metabólica. 
	
Em decorrência do diagnóstico precoce, espera-se que tenha maior adesão ao tratamento, logo, maior chance de cura e aumento da sobrevida. 
	· Melhora a sensibilidade de insulina, controle da glicemia, pressão arterial e o peso 
	· Fortalecer os hábitos no estilo de vida mais saudáveis, prática de atividade física de forma regular, desta forma, isso fará com que os indivíduos apresentem uma melhor qualidade de vida.
#atividade4
Explore o site https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/ . 
E assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8SP76KUXpCo .
Outro material complementar ao vídeo: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/189208/Webpalestra_RededeAtençãoàSaúde.pdf?sequence=2&isAllowed=y
 
(1) Encontre 1 exemplo de linhas de cuidado apresente suas características. 
Processo Completo da Linha de Cuidado do Adulto com Obesidade
	 O Processo Completo retrata o percurso a ser percorrido por um paciente na rede de Atenção à Saúde, englobando as Unidades de Saúde, que recebem o paciente, e pelo processo de cuidado, descrito como Macro atividades. Dentro das macro atividades, primeiramente, o paciente com obeso busca a vigilância em saúde / rastreamento/diagnóstico que devem ser realizadas durante todo processo assistencial, localizados nas unidades de atenção primária, unidade de pronto atendimento, atenção especializada e unidade hospitalar especializada. Após deve se realizar um planejamento terapêutico, cujo o paciente recebe o tratamento integral neste ponto assistencial, onde este atendimento pode ser realizado na unidade de atenção primária e em casos graves/complicações serem encaminhados para a atenção especializada. Em casos de tratamento cirúrgico, o encaminhamento é realizado pela Unidade de Atenção Primária / Atenção Especializada, e assim o tratamento é efetuado na unidade hospitalar especializada, como por exemplo, casos de cirurgia bariátrica. Por fim, o acompanhamento pós cirúrgico e acompanhamentos tradicionais é de responsabilidade da atenção primaria a saúde, onde o processo assistencial ocorre de forma multidirecional, de acordo com critérios de encaminhamento, a partir de parâmetros clínicos e de capacidade estrutural de atendimento de cada Unidade de Saúde, mantendo o vínculo com a unidade de origem/referência na Atenção Primária.
Processo Completo da Linha de Cuidado do Adulto com Obesidade
#aprendizagem2
Cronograma de atendimento da UBSF Ezequias Venâncio. Preencha o quadro abaixo com as atividades programadas da UBSF correspondente ao seu trabalho. 
 
	Dia 
	Turno
	Enfermeira
	Médica
	Dentista
	Segunda
	Manhã
	Teste rápido/
Planejamento familiar
	Livre demanda
	Livre demanda
	
	Tarde
	Visita domiciliar
	Saúde mental
	Livre demanda
	Terça
	Manhã
	Hiperdia
	Hiperdia
	Hiperdia
	
	Tarde
	Puericultura
	Puericultura
	Saúde da Criança
	Quarta
	Manhã
	Pré-natal
	Pré-natal
	Gestantes
	
	Tarde
	Pré-natal
	Visita domiciliar
	Livre demanda
	Quinta
	Manhã
	Atendimento Geral
Bujari
	Atendimento geral/
Bujari
	Atendimento no Bujari
	
	Tarde
	Livre demanda
	 -------
	Livre demanda
	Sexta
	Manhã
	Saúde da Mulher
	 --------
	Livre demanda
	
	Tarde
	Saúde da Mulher
	 --------
	PSE/Visita domiciliar 
	Atividade em grupo (caso existam):
atividade5
Para fins didáticos, assume que a equipe multiprofissional é responsável ou realiza matriciamento em quatro equipes de saúde da família . Você deve apresentar três produtos:
- Agenda de alimentação e nutrição para a equipe: definida na #atividade2
- Cronograma de atividades do nutricionista para a equipe: você deverá considerar o cronograma de trabalho mensal do nutricionista, exposto abaixo. As caselas em azul representam os horários disponíveis para a nutricionista realizar as atividades na unidade de saúde, cabendo você indicar e justificar quais atividades serão realizadas em cada dia. As atividades de expediente interno são horários reservados para a elaboração de materiais de atendimento individual e coletivo. 
- Reflexão crítica sobre dificuldades/desafios que o nutricionista poderá enfrentar na execução do cronograma proposto e como superá-los. (pensar em dificuldades e desafios a nível da comunidade, equipe, gestão municipal, estadual ou federal).
	Para a efetuação desta agenda proposta pelo nutricionista da equipe multiprofissional, nos deparamos com possíveis dificuldades. que poderão ser enfrentadas no processo de trabalho da equipe de saúde da família: 
-Estrutura dos serviços e sistemas: Falta de materiais permanentes para a realização dos serviços, ausência de transporte para realização de visitas domiciliares, população desinformada sobre o processo de trabalho.
-Recursos humanos: Falta de capacitação dos agentes comunitários de saúde, dificuldade dos demais profissionais no envolvimento das atividades coletivas.
-Relação com a comunidade: Distância da comunidade até a sede da unidade, provocando dificuldade na adesão de continuidade ao tratamento, como também, acarretando na ausência de participação das ações realizadas na UBS (grupos temáticos, grupo de promoção, grupo operativo).
Cronograma Mensal do Nutricionista da equipe multiprofissional
	Semana do mês
	Turno
	Segunda
	Terça
	Quarta
	Quinta
	Sexta
	1ª semana
	Manhã
	Reunião interna do NASF
	EqSF 1
	EqSF 3
	Ação na sala de espera sobre alimentação saudável- (Guia Alimentar
 
Atendimento Coletivo- (DCNT)
	EqSF 3
	
	Tarde
	EqSF 2
	EqSF 1
	EqSF 3
	Visita domiciliar dos enfermos - Realização deavaliação nutricional (eq. ACS e enfermeiro)
	EqSF 3
	2ª semana
	Manhã
	EqSF 3
	Atendimento coletivo (Hiperdia- nutricionista, enfermeira e médica)
	EqSF 2
	EqSF 1
	Expediente interno
	
	Tarde
	EqSF 3
	Grupo de promoção da Saúde da Criança –
(eq. Dentista, médico, nutricionista e enfermeiro)
	EqSF 2
	EqSF 1
	Grupo temático (Vida Ativa) - multidisciplinar 
	3ª semana
	Manhã
	Ação na sala de espera sobre alimentação saudável- (Guia Alimentar)
 Atendimento individual-Livre demanda
	EqSF 2
	EqSF 1
	Grupo de promoção- Roda de conversa (Mais Saúde no Campo) - com agricultores do Bujari.
	EqSF 1
	
	Tarde
	EqSF 2
	EqSF 2
	EqSF 1
	Atendimento individual- (agendamento - interconsulta) 
	EqSF 1
	4ª semana
	Manhã
	EqSF 1
	EqSF 3
	Grupo operativo com as gestantes. (Aleitamento materno, alimentação saudável)
	EqSF 2
	Matriciamento
	
	Tarde
	EqSF 1
	EqSF 3
	Visita domiciliar -Realização de avaliação nutricional (eq. ACS e médico)
	EqSF 2
	Expediente interno

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes