Buscar

contextualizada de Técnica de Maquiagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNINASSAU
ESTÉTICA E COSMÉTICA
TÉCNICA DE MAQUIAGEM
PROFESSORA CYNTHIA DE CÁSSIA PEREIRA SILVA 
TUTORA ALDIANY MIRANDA
ALUNA LUCINEIDE FERREIRA DOS SANTOS
A maquiagem faz parte da composição do espetáculo, sendo um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem. O maquiador precisa atuar junto à produção do espetáculo, visando ressaltar ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
 Para o profissional maquiador é essencial muita percepção, criatividade e sabedoria para que ele possa aproveitar ao máximo cada traço do rosto a ser maquiado. Além de conhecer os tipos de pele para saber qual o melhor procedimento a ser utilizado, também é necessário conhecer cada parte do rosto, a fim de que a maquiagem tenha um acabamento perfeito e um resultado satisfatório, sendo preciso, ainda, compreender que cada parte da face necessita de um tratamento diferenciado e de uma maquiagem adequada, para manter a uniformidade e harmonização do rosto. Antes de iniciar um trabalho, o maquiador precisa ter planejamento, começa pelo direcionamento.
A maquiagem dramática é magicamente envolvente, usada pelas atrizes e atores de teatro e cantores de ópera, para enfatizar seus personagens, e pelos bailarinos, em sua caracterização. Ela se destaca pelo jogo dos contrastes claro e escuro e cores fortes, a fim de poder sobressair sob a luz inebriante dos refletores e sugerir, a distância, uma visão fulgurante do protagonista.Dentro do próprio segmento da maquiagem artística, há diferentes técnicas. Quando a maquiagem é para teatro, por exemplo, o contraste entre luz e sombra, bem como a distância entre a plateia e os atores, exige traços mais marcantes.A maquiagem teatral pode ser uma versão mais carregada de um dos estilos de maquiagem social, ou pode também recorrer a truques especiais para modificar completamente a aparência da pessoa, assim como fazê-la regredir ou avançar no tempo, espaço e era histórica. É um trabalho que exige profundos conhecimentos gerais e criatividade do profissional de maquiagem, assim como um trabalho de pesquisa de costume de época, indumentários, entre outros.O profissional precisa ter conhecimento da personalidade dos personagens.
O maquiador precisa conversar com o diretor para saber sua visão do espetáculo, conversar com a equipe de figurino e iluminação Buscar referências em museus, livros, filmes Utilizar técnicas de colorimetria e visagismo, utilizar símbolos arquétipos necessários para construção da maquiagem, elaborar os croquis com as observações necessárias e também realizar teste de maquiagem para a aprovação do diretor.
Referências Bibliográficas:
www.adrianoromanmakeup.wixsite.com
www.belezanaweb.com.br
https://blogcatharinehill.com.br/maquiador/passo-passo-para-se-tornar-um-maquiador-profissional
http://ead.ifnmg.edu.br/uploads/documentos

Outros materiais