Buscar

Avaliação Eletrotermofototerapia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Quando utilizamos equipamentos eletroterápicos com o tipo de aplicação monopolar, usamos dois tipos de eletrodos. Um deles é chamado de eletrodo ativo, localizado diretamente sobre o ponto que se deseja tratar, e um outro eletrodo serve como dispersivo, preso em local distante ao eletrodo ativo. 
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- A densidade maior da corrente estará localizada no eletrodo menor. 
II- A densidade menor da corrente estará localizada no eletrodo maior. 
III- A densidade estará igualmente distribuída entre os dois eletrodos. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença III está correta.B)  As sentenças I e III estão corretas.C)  Somente a sentença I está correta.D)  As sentenças I e II estão corretas.
2- As células constituem a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos e executam uma inúmera variedade de processos vitais. As células possuem potenciais de membrana e potenciais de ação. Esses potenciais, por sua vez, são conduzidos por diferenças de potenciais elétricos, regulando assim as diferentes ações celulares. 
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
 I- Os potenciais de membrana ocorrem nas membranas das células do corpo humano, sendo a base da comunicação intercelular. 
II- Os potenciais de ação são mudanças do potencial de membrana, ocorrendo em graus variados. 
III- Nervos e músculos podem ocasionar potenciais de ação, através da propriedade estática e imutável do potencial de membrana. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença II está correta.B)  As sentenças I e II estão corretas.C)  As sentenças II e III estão corretas.D)  As sentenças I e III estão corretas.
3- A proximidade entre os eletrodos é um dos fatores que deverá ser considerado durante a aplicação dos tratamentos com eletroestimuladores, pois ela cria circuitos elétricos entre os eletrodos para que se estabeleça um campo elétrico. 
Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
 ( ) Quando aumentamos a distância entre os eletrodos em uma mesma superfície da pele, a profundidade que a corrente atinge nos tecidos biológicos é maior.
 ( ) Quando os eletrodos ficam muitos próximos entre si, a corrente flui de forma mais superficial.
 ( ) A distância entre os eletrodos não influencia diretamente na questão da profundidade alcançada pela corrente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - F - V.B)  F - V - F.C)  F - F - V.D)  V - V - F.
4- Quando falamos de movimento de carga elétrica no interior do organismo, não são os elétrons que se movem, mas sim os eletrólitos dissolvidos na água e nos tecidos. Essas agitações moleculares, geradoras de energias no tecido, são conhecidas por qual denominação?
A)  Movimento Browniano.B)  Movimento Piezoelétrico.C)  Movimento Jouliano.D)  Movimento Darwiniano.
5- Os eletrodos são amplamente utilizados na eletroterapia para administrar o fluxo de elétrons produzidos pelos eletroestimuladores aos tecidos biológicos dos pacientes. Manipulando o tamanho e a forma de aplicação dos eletrodos, é possível alcançar diferentes efeitos fisiológicos na aplicação dos recursos eletroterápicos. 
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
 I- O tamanho dos eletrodos não exerce interferência na densidade da corrente. 
II- Quanto maior a distância entre eletrodos, menor a densidade da corrente transmitida aos tecidos biológicos. 
III- Os eletrodos apresentam variedades de tamanho e formatos e deverão ser escolhidos de acordo com os objetivos propostos para a reabilitação. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I e II estão corretas.B)  Somente a sentença I está correta.C)  As sentenças II e III estão corretas.D)  As sentenças I e III estão corretas.
6- Após um trauma, inicialmente acontece um dano tecidual decorrente do evento lesivo associado à força que desencadeou o trauma, que podemos denominar de lesão primária. No entanto, o organismo continua reagindo ao trauma, ocasionando um dano secundário com morte de células, redução do aporte de oxigênio aumentando a área de lesão. As células lesionadas liberam substâncias químicas, e até mesmo seu lisossomos iniciam um processo de fagocitose, que resulta em aumento do dano local. Todo esse processo inicial contribui para a lesão inflamatória, chamada de lesão secundária. 
Sobre a lesão secundária, analise as sentenças a seguir:
 I- As lesões secundárias crônicas ocorrem quando há um trauma direto nos tecidos musculoesqueléticos.
 II- As lesões secundárias agudas são distinguidas das agudas pelo tipo de trauma. 
III- As lesões secundárias agudas sobre crônicas ocorrem quando um tecido já lesionado ou cicatrizado sofre um novo trauma local. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença III está correta.B)  As sentenças I e III estão corretas.C)  Somente a sentença I está correta.D)  Somente a sentença II está correta.
7- Há uma relação entre a intensidade e a duração de um pulso, a qual determina a carga total descarregada num corpo. Ao aumentar a amplitude e/ou a duração do pulso, há um aumento na descarga total do pulso. Entre os parâmetros do pulso, podem ser destacados: a duração, a intensidade, a forma e a frequência. Sobre a frequência do pulso, assinale a alternativa CORRETA:
A)  A frequência relaciona-se com o tempo entre a fase inicial até a fase final, incluindo o intervalo intrapulso.B)  A frequência se relaciona com a amplitude da corrente elétrica, sendo expressa em miliampere.C)  A frequência do pulso utilizada na prática clínica varia bastante, as mais utilizadas são quadradas, retangulares, senoidais, exponenciais.D)  A frequência do pulso depende da duração do impulso e da pausa entre eles e é expressa em Hz.
8- Ao contrário da corrente contínua, a corrente pulsada possui períodos em que a corrente não flui. Correntes pulsadas possuem fluxos unidirecionais ou bidirecionais de elétrons que são interrompidos por períodos discretos de fluxo sem corrente. Sobre as correntes pulsadas, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Profundidade do pulso é o tempo de duração de cada um dos pulsos.B)  Diâmetro do pulso é o tempo de duração de cada um dos pulsos.C)  Largura do pulso é o tempo de duração de cada um dos pulsos.D)  Altura do pulso é o tempo de duração de cada um dos pulsos.
9- As células nervosas são especializadas e não tem capacidade de regeneração após a sua morte. As lesões neurais podem ser divididas em neuropraxia, axonotmese e neurotmese. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) Após a lesão neural, pode ocorrer um processo regenerativo de crescimento axonal, desde que não haja destruição do corpo do neurônio.
 ( ) As células de Schwann não possuem participação no processo de regeneração das fibras nervosas. 
( ) Quando há uma lesão em um nervo periférico, mesmo que não haja destruição do corpo neuronal, a fibra não poderá se regenerar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - V - F.B)  F - V - F.C)  F - F - V.D)  V - F - F.
10- A eletricidade é uma força criada por um desequilíbrio no número de elétrons entre dois pontos. Essa força é conhecida como eletromagnética, diferença de potencial ou voltagem, e cria uma situação na qual os elétrons se movimentam numa tentativa de equilibrar as cargas, criando assim, uma corrente elétrica. Nesse contexto, sobre os aspectos físicos que devem ser considerados ao utilizar as correntes elétricas para a reabilitação, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  A amperagem possui propriedades como a amplitude e a duração, que são inversamente proporcionais à resistência da corrente elétrica e interferem diretamente no seu deslocamento.B)  A intensidade é o fluxo de elétrons que atravessa um condutor num determinado espaço de tempo.C)  A voltagem pode ser chamada de diferença de potencial (ddp), sendo responsável pelo fluxo de elétrons e seu deslocamento dentro do campo elétrico.D)  A resistência é considerada a maior ou menor dificuldade ou oposição à passagem dos elétrons no interior deum condutor.

Outros materiais