Buscar

Atividade de suporte básico de vida no trauma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Na avaliação primária, considerando o controle de vias aéreas e ventilação em pacientes politraumatizados, assinale a alternativa correta.
a.A manobra de Jaw Thrust consiste em o socorrista colocar os dedos indicador, médio e anular de uma de suas mãos acima do queixo da vítima e com o polegar da mesma mão, posicionado anteriormente ao mento, tracionar a mandíbula para frente e para cima, segurando-a firmemente e mantendo a boca aberta.
b.No paciente inconsciente, a base da língua pode ser causa da obstrução da hipofaringe. A queda da língua pode ser corrigida através das manobras de elevação do queixo e a anteriorização da mandíbula por meio da elevação simultânea de seus ângulos.
c.A cânula de Guedel está contraindicada na queda de língua de pacientes inconscientes.
d.A cricotireidostomia por punção não é recomendada no atendimento aos pacientes politraumatizados.
2- Diante de uma situação de atendimento inicial a paciente politraumatizado, o primeiro passo do protocolo de atendimento é:
a.Avaliação da função neurológica
b.Contenção de hemorragias exsanguinantes.
c.Exposição da vítima
d.Avaliação da respiração
e.Avaliação da função neurológica
3- De acordo com o método START (Simple Triage and Rapid Treatment), usado para classificar e identificar múltiplas vítimas, julgue o item a seguir.
Na avaliação da respiração, a vítima com frequência respiratória superior a 30 irpm deverá ser classificada e identificada com a cor amarela.
a.ERRADO
b.CERTO
4- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender a um paciente que, segundo a pessoa que fez o chamado, estava armado e apresentava quadro de hiperatividade, irritabilidade exacerbada e atitude de franca agressão. Tendo como referência essa situação hipotética e os protocolos validados para o serviço em questão, julgue o item que se segue.
Para definir a conduta do SAMU na abordagem ao paciente, é irrelevante determinar se a arma é branca ou de fogo.
a.ERRADO
b.CERTO
5- O técnico de enfermagem deverá acionar o Serviço Médico de Urgência (SAMU) quando, em visita domiciliar, o(a) paciente apresentar:
a.crises hipertensivas com dores no peito, de aparecimento súbito.
b.crise de enxaqueca.
c.queimaduras de segundo grau.
d.cólica renal.
6- Mariana, com 76 anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 minutos. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%. Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.
Segundo o Protocolo de Manchester, Mariana deverá ser classificada na triagem inicial como paciente em risco — cor laranja —, devendo ser reavaliada pela enfermagem a cada 10 minutos até que receba atendimento médico.
a.ERRADO
b.CERTO

Outros materiais