Buscar

Estudo para AV Gestão de Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo para AV3 – GESTÃO DE QUALIDADE
1- A empresa MARCA S/A resolveu adotar em seu modelo de gestão os princípios da qualidade dentro de uma perspectiva estratégica, garantindo dessa forma sobrevivência à organização. Tal perspectiva significa:
I- estar em sintonia com o cliente ou usuário, conhecendo suas demandas, interesses, expectativas e problemas;
II- elevar a qualidade à categoria de diferencial competitivo, com práticas circunscritas à gestão dos custos operacionais;
III- tomar decisões sobre a qualidade tendo em vista cenários e perspectivas de curto prazo.
Está(ão) CORRETO(S):
R- apenas o item I. Estar em sintonia com o cliente ou usuário, conhecendo suas demandas, interesses, expectativas e problemas;
2- Introduzido por James Champy e Michael Hammer através do best-seller Reenginnering the Corporation publicado em 1993, o conceito de Reengenharia consiste em: 
R -Repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos da organização. 
3- Rafael deseja obter a certificação de alguns processos de sua empresa através das normas ISO. Para tal, deverá realizar a normalização dos mesmos. Considerando que atualmente sua empresa apresenta uma crescente variedade de produtos e procedimentos que precisam ser reduzidos, qual dos objetivos da normalização ele busca alcançar, segundo Marshall (2003)? 
R- Economia 
4- A evolução recente das empresas permite que: 
R- O trabalho evoluísse para a especialização. 
5- Para Philip Crosby a qualidade significa conformidade com os requisitos. Portanto, nessa visão, um bens ou serviço de qualidade é aquele que: 
R- Atende às especificações do projeto ou da norma técnica do produto. 
6- A globalização exigiu, das empresas, mais que simples aumento de produção ou maior produtividade. Diante disso, desenvolver métodos que pudessem ser aplicados aos sistemas produtivos foi um desafio perseguido por muitos, dentre ele Edwards Deming, que defendia: 
R- Aplicação de técnicas estatísticas visando o controle dos processos por dados gerados e controlados graficamente visando a melhoria da qualidade. 
7- O BSC foi apontado pela revista Havard Busness como sendo uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos, em contra partida podemos afirmar que o BSC é: 
R- É uma metodologia de medição e gestão de desempenho. 
8- Joseph Juran é um dos pesquisadores que contribuiu de forma significativa com o desenvolvimento dos fundamentos da qualidade pelo desenvolvimento de métodos relativos à engenharia da qualidade e ficou conhecido pela "Trilogia da Qualidade"  representada pelo: 
R- Planejamento da Qualidade; Controle da Qualidade e Aperfeiçoamento da Qualidade; 
9- A maior preocupação na implantação de um programa de qualidade está na satisfação: 
R- dos clientes. 
10- Trabalhos de pesquisadores preocupados com a qualidade dos produtos fabricados resultaram nas chamadas Ferramentas da qualidade, cujo objetivo foi: 
R- Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções a problemas que interferissem no bom desempenho dos processos de trabalho. 
11 - Por que a qualidade é importante no processo de Gestão? 
R- O desafio que empresas enfrentam para se tornarem e permanecerem competitivas nunca esteve tão evidente. As bases para a concorrência não estão mais concentradas apenas no custo, mas em outros fatores básicos de sucesso como qualidade, flexibilidade, entrega, serviço e inovação. 
12 -O que é e como podemos utilizar o PDCA para a solução de problemas? 
R- O PDCA é um método composto pelas etapas Plan (planejar), Do (fazer / realizar), Check (checar / verificar / auditar) e Act (agir), é usado como um ciclo que promove a melhoria contínua. A sua utilização para a solução de problemas ocorre através da integração das ferramentas da qualidade conforme a necessidade da situação exigir, normalmente as ferramentas usadas no Plan são: Diagrama de Pareto, Brainstoming, Ishikawa, Técnica dos 5 Por ques, 5W2H (outras podem ser usadas também) até que seja criado o Plano de Ação. Na sequência é a etapa Do que dedica-se basicamente à implantar as ações previstas no plano que foi elaborado, faz-se as verificações da efetivação das ações e seus resultados na etapa Check, e por fim, mediante as checagens realizadas toma-se a ação apropriada na etapa Act (padronizando os acertos ou corrigindo os desvios). 
13 - O órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, que fornece a base necessária ao 
desenvolvimento tecnológico é: 
R- ABNT 
14 - As auditorias podem ser distinguidas através de seus níveis. Portanto, a auditoria conduzida por uma organização em outra na qual a primeira tem, ou pretende ter, um contrato de compra de insumos ou serviços, com o propósito de assegurar à organização compradora que o sistema da qualidade do fornecedor pode garantir a entrega do produto sob contrato ou acordado, é denominada auditoria de: 
R- Segunda parte 
15 - Para Joseph Juran, um dos gurus na área de Gestão da Qualidade, a qualidade pode ser definida como ADEQUAÇÃO AO USO. Portanto, nessa visão, um produto de qualidade é: 
R- Aquele que foi desenvolvido para corresponder às necessidades dos clientes. 
16- Sob a ótica de Joseph Juran a qualidade de produto é a adequação ao uso. Portanto, nessa visão pode-se considerar que o produto é de qualidade quando as características técnicas do produto foram desenvolvidas e produzidas para: 
R- Corresponder às necessidades do cliente. 
17 - Rose está recebendo inúmeras reclamações em relação aos prazos que dificilmente são cumpridos em sua empresa. Existe uma grande possibilidade do problema estar relacionado ao curso do processo dentro da empresa. O primeiro passo para identificação desse problema deve ser a utilização: 
R- Do fluxograma 
18 -Os critérios de Excelência da FPNQ (Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade), atualmente adotados por várias organizações brasileiras de classe mundial, constituem: 
O Modelo de Excelência em Qualidade (MEQ) 
19- A ferramenta Fluxograma é uma técnica de representação gráfica que por meio da utilização de símbolos permite a representação de um processo, sua análise e redesenho com a finalidade: 
R- Permitir a identificação de falhas, verificação, aprimoramento dos processos e retrabalho de processos que possibilita a redução de custos operacionais. 
20- A ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A família de normas ISO 9000 estabelece requisitos que: 
R- Auxiliam os processos internos; A maior capacitação dos colaboradores; O monitoramento do ambiente de trabalho

Outros materiais

Outros materiais