A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Dimensões para Operacionalização

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
O Planejamento na Saúde Pública latino-americana foi especialmente difundido a partir do final dos anos 1970, quando a planificação normativa foi duramente criticada pela centralidade no aspecto econômico. A partir daí, foi configurado o denominado enfoque estratégico de Planejamento, sob influência do pensamento estratégico de Mario Testa e da planificação situacional de Carlos Matus, que consideraram a necessidade de planejar em contextos de conflitos ou colaborações entre os agentes. 
Com relação ao planejamento em saúde pública, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. No Brasil, o planejamento no campo da saúde tem usado os conceitos fundamentais do Planejamento Estratégico Situacional (PES), por considerar a abordagem dos problemas de forma multidimensional e multisetorial, sendo o enfoque estratégico, bastante relevante na formulação dos planos e programas de saúde e na elaboração dos instrumentos de preparação e resposta às Emergências de Saúde Pública (ESP). 
Sim, esta afirmação está correta. Os conceitos do PES, sua forma de abordagem dos problemas e seu enfoque estratégico são de grande aplicabilidade no setor saúde durante a formulação dos planos e programas, incluindo os planos para enfrentamento das ESP.
b. O Planejamento Estratégico Situacional (PES) trabalha apenas com 3 momentos: explicativo, que é o da identificação, seleção, descrição e análise dos problemas; o normativo que é o de definição da situação-objetivo e das operações e ações para alcance dos resultados; e o estratégico que é o da análise e construção da viabilidade do Plano.
c. O Planejamento Estratégico Situacional (PES) foi pensado para uso no nível central, e seus conceitos e o formato pouco flexível,  não permitem sua aplicação para os níveis regional, local ou até mesmo setorial. Para estes níveis é indicado usar um modelo mais normativo e as estratégias do planejamento central, sem considerar as especificidades loco-regionais.
d. O Planejamento Estratégico Situacional (PES) parte do reconhecimento da complexidade, da fragmentação e da incerteza dos processos sociais e com vários atores dividindo o poder. Seu uso no setor saúde é adequado porque nesta área os problemas são sempre bem estruturados, como ocorre, por exemplo, nas Emergências de Saúde Pública (ESP).
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: No Brasil, o planejamento no campo da saúde tem usado os conceitos fundamentais do Planejamento Estratégico Situacional (PES), por considerar a abordagem dos problemas de forma multidimensional e multisetorial, sendo o enfoque estratégico, bastante relevante na formulação dos planos e programas de saúde e na elaboração dos instrumentos de preparação e resposta às Emergências de Saúde Pública (ESP).
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Os exercícios desempenham um papel vital na preparação de um plano, e sendo bem projetados fornecem um ambiente de baixo risco para familiarizar os profissionais envolvidos com funções e responsabilidades, além de promoverem interação e comunicação significativas entre os atores, avaliam e validam planos, políticas, procedimentos e capacidades e, ainda, identificam pontos fortes e áreas de melhoria. 
Em relação aos tipos de exercícios para preparação de um plano de capacitação em Emergência de Saúde Pública, assinale a afirmativa correta:
Escolha uma opção:
a. Os exercícios estáticos são baseados em discussão e incluem seminários, oficinas, jogos e práticas simuladas, tendo como características a realização em salas de aula e o baixo custo.
b. O exercício de mesa é um tipo de exercício dinâmico, de baixo custo, pois pode ser realizado em um auditório, sala de aula, não precisa de muita estrutura para simular uma situação com base em um cenário ou estudo de caso.
c. Os exercícios são planejados e realizados através de atividades e algumas etapas devem ser consideradas: a etapa de identificação do público-alvo é uma delas e deve ser focada apenas no pessoal do setor saúde.
d. Os exercícios dinâmicos são baseados em operações e incluem uma resposta em tempo real. Os simulados, por exemplo, tem como limitador o custo mais elevado e a necessidade de suporte operacional mais complexo. 
Isso mesmo! Essa é a afirmação correta. Os exercícios dinâmicos simulam situações reais e por isso as respostas também devem ocorrer em tempo real. É indicado para testar e avaliar capacidades e funções operacionais em uma emergência, mas exige maior aporte de recursos financeiros e de estrutura operacional.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Os exercícios dinâmicos são baseados em operações e incluem uma resposta em tempo real. Os simulados, por exemplo, tem como limitador o custo mais elevado e a necessidade de suporte operacional mais complexo.
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a Lei n° 13.971/2019, que institui o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, entende-se por planejamento governamental  a sistemática de orientação de escolha de políticas públicas e de definição de prioridades, a partir de estudos prospectivos e diagnósticos, com o propósito de diminuir as desigualdades, melhorar a alocação de recursos e aprimorar o ambiente econômico e social. Este conceito engloba o planejamento e as políticas setoriais, como as de saúde.
Sobre o planejamento governamental e o planejamento institucional no SUS, assinale a afirmativa correta:
Escolha uma opção:
a. O planejamento no SUS deve dialogar com o planejamento governamental nas três esferas de gestão. Assim, a partir dos programas finalísticos do PPA, o Ministério e as Secretarias de Saúde devem planejar suas ações utilizando: Plano de Saúde, Programações Anuais de Saúde e Relatório de Gestão. 
Muito bem, esta afirmação está correta. O planejamento no SUS deve estar alinhado ao planejamento governamental e utilizar-se dos instrumentos citados.
b. O planejamento governamental traduzido na forma do PPA ocorre a cada início de governo e é válido por cinco anos, o mesmo vale para o planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
c. São pressupostos do planejamento no SUS: cada esfera de gestão realiza seu planejamento de forma isolada e sem o compartilhamento de responsabilidades; a transparência e a participação social; e o conhecimento da realidade e das necessidades da população nos territórios.
d. A Programação das Ações de Vigilância em Saúde (PAVS) deve ser feita de forma articulada com a atenção à saúde e incluir ações voltadas para todos os componentes da vigilância em saúde,  mas não precisa compor a Programação Anual de Saúde.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O planejamento no SUS deve dialogar com o planejamento governamental nas três esferas de gestão. Assim, a partir dos programas finalísticos do PPA, o Ministério e as Secretarias de Saúde devem planejar suas ações utilizando: Plano de Saúde, Programações Anuais de Saúde e Relatório de Gestão.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação de um Plano de Contingência é um processo fundamental na qualificação da capacidade de preparação e resposta de um país, seus níveis subnacionais e das instituições envolvidas no enfrentamento da Emergência em Saúde Pública (ESP). Existem várias modalidades para se proceder esta avaliação, selecionadas de acordo com a situação de risco de ocorrência de uma ESP, e tem como objetivos: validar o próprio Plano e identificar as necessidades de aperfeiçoamento, assim como de treinamento de pessoal e qualificação de processos. 
Sobre a avaliação de um Plano de Contingência, está correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Um exercício simulado prescinde da elaboração de um roteiro estruturado, tendo em vista que as ações a serem executadas pelos participantes devem ser espontâneas.
b. Exercícios simulados são indicados para verificar a capacidade de resposta do sistema de saúde como um todo, entretanto, não

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.