Buscar

N1 - Monitoramento e Engajamento em Mídias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicabilidade de memes em estratégias de engajamento em mídias sociais
Laura da Silva Maria 
	As novas possibilidades dentro da comunicação muitas vezes assustam as empresas, independente do ramo e modelo de negócio. As próprias redes sociais já foram (e ainda são, em alguns casos) motivo de pavor, pela falta de entendimento sobre o potencial que possuem para ampliar público, fluxo e até mesmo capital. 
	No entanto, é importante analisar o atual cenário e entender em que contexto estão inseridos os clientes, para que se possa alcançá-los de maneira mais efetiva. Além disso, como afirma Swift (2001), as estratégias de marketing de relacionamento exigem que se tenha conhecimento sobre o cliente e também capacidade para reunir informações, analisando-as de forma ágil e as implementando em resposta às demandas do público. 
	A utilização de memes por empresas é um dos casos em que é necessário avaliar os formatos apreciados pelos clientes nas mídias sociais. Nas redes, o público compartilha preferências, seja de conteúdos, tópicos ou mesmo formatos, o que ajuda a identificar como fazer uso dos famosos memes.
	No case em questão, a marca está inserida no ramo alimentício e já possui uma trajetória consolidada adotando uma postura mais descontraída. Seu público, conforme foi exposto, está inserido em grande parte em uma faixa etária mais jovem e tem preferências bem colocadas no cenário moderno, utilizando o Instagram e tendo predileções por conteúdos em imagem, vídeo e gifs. 
	Pensando nessas características, faria sentido a empresa adotar o uso de memes em suas estratégias dentro das redes sociais. É importante destacar que, para essa utilização, devem ser consideradas as características expostas acima, além de observadas as reações do público ao longo do uso desse novo formato.
	Como destacam Kotler e Keller (2012) o sucesso de um negócio está vinculado diretamente aos seus clientes, desta forma, o foco deve estar em manter e expandir o público que consome os produtos/serviços da empresa. Pensando nisso, a presença nas redes sociais é um passo importante e a utilização de memes pode ampliar as possibilidades, com likes, compartilhamentos e até mesmo viralizando de forma positiva, como é visto em alguns casos. 
	Muitas marcas, como Netflix, TAG, Enjoei e até Mc Donald’s já utilizam linguagem informal e posicionamento mais descontraído, inclusive com brincadeiras, em sua presença digital. Isso, porque o público pede por tais comportamentos e pelo entendimento, de forma estratégica, que essas posturas se colocam melhor em meio comercial.
	Como bem destaca Zandavalle (2016), é necessário estar atento na repercussão dos conteúdos, observando comentários e compartilhamentos. Desta forma, além de prevenir crises (que podem ocorrer em caso de entendimento duvidoso ou mesmo utilização indevida pelos usuários), é possível planejar estratégias mais assertivas e utilizar as ferramentas, como os próprios memes, de forma mais qualificada e otimizada possível. 
Referências
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
SWIFT, Ronald. CRM Customer relationship management: o revolucionário marketing de relacionamento com os clientes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
ZANDAVALLE, A. C. O mercado de inteligência em mídias sociais. In: SILVA,
T.; STABILE, M. (org.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais:
metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016.

Outros materiais