Buscar

Copia de N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O planejamento de trabalho das equipes de saúde na atenção básica, buscando garantir a integralidade da assistência aos usuários, contribuindo para construção de um atendimento de qualidade. De forma a garantir uma atenção individualizada, a Sistematização de Assistência em Enfermagem (SAE), além de articular ações, identifica critérios que revelam se o fluxo de atendimento tem garantido uma assistência ideal. 
Conhecer as políticas territoriais, vai muito além de determinar problemas e necessidades. Esse processo integra toda a equipe a dinâmica do território, conhecimento do perfil demográfico, cultural, socioeconômico e epidemiológico, identificando qual a melhor rede de apoio para aquela comunidade. A sistematização é um instrumento científico que proporciona ao enfermeiro o planejamento e a sistematização das suas ações. Permitindo assim, diagnosticar a necessidade do paciente, pois a forma como os serviços se organizam e acolhem uma família, determina a saúde daquela população.
Deste modo, o fluxograma é uma ferramenta que direciona como deve ser realizado o atendimento, agregando as visitas realizadas pela ESF autonomia e conhecimento em verificar possíveis alterações apresentadas em um membro da família. O caso clínico abordado, constatou-se no processo de acolhimento, uma mulher obesa, com ciclo menstrual em atraso, referindo enjoos. Se suspeita de gravidez ela deve ser encaminhada para consulta médica ou de enfermagem solicitando assim o exame de confirmação. Em caso de exame negativo, deve passar para consulta de planejamento familiar, e em caso de exame positivo deve dar início ao pré-natal, definindo então se a gestação é de baixo ou alto risco. Se referindo a uma paciente cardiopata, sendo considerado uma gravidez de alto risco podendo ser encaminhada para uma maternidade de referência da cidade, mais mantendo o acompanhamento na ESF, para orientação familiar.
Conclui-se que uma boa sistematização contribui para um possível diagnóstico e planejamento das ações. Associado a isso, o fluxograma direciona o enfermeiro e sua equipe a realizar todo o atendimento, considerando as prioridades, agravos ou não que comprometam a saúde da família e comunidade.

Outros materiais