Buscar

Isolamento e uso de produtos naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANALISE FISICO QUIMICA
ISOLAMENTO E USO DE PRODUTOS NATURAIS COMO FÁRMACOS
Plantas produzem metabólitos secundários (produtos naturais) os quais desempenham um papel fundamental nas suas interações de defesa contra predadores e patógenos. Muitos desses produtos naturais são de grande valor para a agricultura e medicina. Assim, as plantas podem ser consideradas como uma fonte valiosa de produtos naturais úteis como fármacos, agroquímicos e outros. Historicamente, metabólitos secundários de plantas vêm sendo utilizados pela humanidade como remédio desde o início de nossa civilização. Nos dias atuais, mesmo com o grande desenvolvimento de fármacos obtidos por síntese orgânica, eles continuam desempenhando um papel de destaque na saúde pública. Mais de 25% dos medicamentos em uso são derivados naturais ou produtos semissintéticos de origem natural. Nos países em desenvolvimento da América Latina, e em particular no Brasil, a percentagem de utilização de produtos naturais pela população vem aumentando substancialmente, revelando a importância do conhecimento da química das plantas utilizadas para estes fins.
Dentro do contexto de busca de substâncias bioativas de plantas temos estudado a ordem Rutales com intuito de encontrar substâncias úteis para o tratamento de doenças tropicais, especialmente chagas e leishmaniose. Algumas espécies vegetais pertencentes à família Rutacea e, como é o caso de Galipea longiflora e Zanthoxyllum naranjillo, têm fornecido substâncias de interesse. De G. longiflora vários alcaloides 2-alquilquinolínicos mostraram potente atividade leishmanicida e tripanocida. Z. naranjillo forneceu lignanas com atividade tripanocida.
Considerando o grande potencial da ordem Rutales na produção de substâncias bioativas, extratos de plantas pertencentes a essa ordem, têm sido testados em diferentes modelos biológicos para a busca de substâncias bioativas. Alguns desses extratos e substâncias puras têm mostrado atividade bastante promissora.
TIPOS DE ISOLAMENTO DE PRODUTOS NATURAIS
CROMATOGRAFIA - Cromatografia é um kit completo de ferramentas de maneiras inestimáveis de separar os componentes de um produto natural. A maioria dos métodos envolve uma coluna preenchida com um material chamado de fase estacionária. O produto a ser separado flui através da coluna, juntamente a um solvente. Algumas moléculas contidas no composto original possuem uma afinidade mais forte pela fase estacionária do que outras. No topo da coluna, todas as moléculas estão unidas, porém, conforme elas correm pela coluna, separam-se em bandas distintas, que podem ser identificadas conforme emergem. HPLC, cromatografia de gás, cromatografia de camada delgada e cromatografia de afinidade são todas técnicas úteis para o isolamento de substâncias específicas.
ESPECTOFOTOMETRIA - Quando for preciso purificar um produto natural, é preciso distingui-lo de outros compostos e uma maneira simples de fazer isso é determinando quão puro ele é. É aí que a espectrofotometria se torna útil. As moléculas absorvem radiação eletromagnética em diferentes comprimentos de onda, dependendo da estrutura molecular de cada uma. Incidir um raio de radiação eletromagnética através de uma amostra ajuda os cientistas e pesquisadores a determinarem a concentração de uma espécie que absorve majoritariamente a um comprimento de onda específico. As técnicas espectrofotométricas como essa também são usadas para determinar quais compostos estão deixando, ou eluindo, de uma coluna de cromatografia.
EXTRAÇÃO QUÍMICA - Algumas moléculas de produtos naturais podem ser isoladas com uma abordagem química muito mais simples. Esse tipo de método está relacionado a uma sequência de procedimentos, que envolve dissolver o produto em um solvente, centrifugar a solução e recristalizá-la. Essa sequência ajuda a isolar um composto em particular. Isso acontece, por exemplo, com a trimiristina, um composto encontrado nas sementes de noz-moscada. O sólido gelatinoso que é produzido pode ser dissolvido em acetona quente e ser cristalizado; os outros compostos na mistura permanecem dissolvidos no solvente.

Outros materiais