Buscar

AV2 DIREITO EMPRESARIAL PROVA UNG UNIVERITAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

PROVA AV2 – 4NnA
	
	Curso:
	
TECNÓLOGO EM RH E OUTROS 
	Valor da Prova:
	10,0
	
	Disciplina:
	DIREITO EMPRESARIAL 
	Data da Prova:
	01/12/2020
	
	Prof.
	Me Vanderlei Sergio Lemos de Moraes
	
	
	
Nome
	
	
Matrícula: 
- SÓ SERÃO CONSIDERADAS AS ALTERNATIVAS QUE ESTIVEREM NO GABARITO
- SE O CANDIDATO ESQUECER DE ANOTAR A ALTERNATIVA NO GABARITO ELA NÃO SERÁ CONSIDERADA
- CADA QUESTÃO DA PROVA VALE 1,0 e A PROVA VALE 10,0
	1 C
	2 A
	3 E
	4 B
	5 A
	6 B
	7 A
	8 C
	9 B
	10 B
	
1) Uma das obrigações da sociedade empresária é seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. A partir do exposto, podemos dizer que:
(a) a ausência de autenticação dos instrumentos de escrituração na Junta Comercial não impede que os livros da sociedade empresária sejam utilizados em juízo como prova documental a seu favor.
(b) em razão da evolução tecnológica, passou a ser vedada a escrituração manual do livro diária, devendo a sociedade empresária adotar livros digitais para a escrituração de suas operações.
(c) O balanço patrimonial deverá exprimir, com fidelidade e clareza, a situação real da empresa e indicará o ativo e passivo distintamente.
(d) Os assentos lançados nos livros da sociedade empresária, por qualquer dos contabilistas encarregados de sua escrituração, não obriguem a pessoa jurídica, se tais livros não estiverem autenticados na junta comercial.
(e) nenhuma das alternativas. 
2) A Sociedade Anônima é uma modalidade de sociedade empresária que muito embora seja tratada pelo Código Civil, é regrada por uma lei especial nº 6.404/76, por conta da sua especificidade, como por exemplo, ao tipo de capital que esta modalidade empresária deve optar quando da sua criação. A menciona lei traz dois tipos, ou seja, a SA DE CAPITAL ABERTO e a SA DE CAPITAL FECHADO. Assim pode-se dizer que: 
(a) A SA DE CAPITAL ABERTO: tem negociação pública de suas ações e demais valores mobiliários na Bolsa de Valores ou Mercado de Balcão, e portanto sua constituição (subscrição pública) depende de autorização e fiscalização da Comissão dos Valores Mobiliários (CVM) e, a SA DE CAPITAL FECHADO: negociação particular entre acionistas não opera mercado de valores, e sua constituição (subscrição particular) não depende de autorização da CVM.
(b) A SA DE CAPITAL ABERTO: tem negociação pública de suas ações e demais valores mobiliários na Bolsa de Valores ou Mercado de Balcão, e portanto sua constituição (subscrição pública) independe de autorização e fiscalização da Comissão dos Valores Mobiliários (CVM) e, a SA DE CAPITAL FECHADO: negociação particular entre acionistas não opera mercado de valores, e sua constituição (subscrição particular) não depende de autorização da CVM.
(c) A SA DE CAPITAL ABERTO: tem negociação pública de suas ações e demais valores mobiliários na Bolsa de Valores ou Mercado de Balcão, e portanto sua constituição (subscrição pública) depende de autorização e fiscalização da Comissão dos Valores Mobiliários (CVM) e, a SA DE CAPITAL FECHADO: negociação particular entre acionistas opera mercado de valores, e sua constituição (subscrição particular) não depende de autorização da CVM.
(d) A SA DE CAPITAL ABERTO: não tem negociação pública de suas ações e demais valores mobiliários na Bolsa de Valores ou Mercado de Balcão, e portanto sua constituição (subscrição pública) depende de autorização e fiscalização da Comissão dos Valores Mobiliários (CVM) e, a SA DE CAPITAL FECHADO: negociação particular entre acionistas não opera mercado de valores, e sua constituição (subscrição particular) não depende de autorização da CVM.
(e) A SA DE CAPITAL ABERTO: tem negociação pública de suas ações e demais valores mobiliários na Bolsa de Valores ou Mercado de Balcão, e portanto sua constituição (subscrição pública) depende de autorização e fiscalização da Comissão dos Valores Mobiliários (CVM) e, a SA DE CAPITAL FECHADO: negociação particular entre acionistas não opera mercado de valores, e sua constituição (subscrição particular) independe de autorização da CVM.
3) A sociedade empresária uma vez constituída e personificada, pode sofrer mudanças no tipo societário inicialmente escolhido como forma de se enquadrar em um novo tipo societário, para se readequar e fazer o ajustamento em suas contas. Caso a sociedade empresária resolva se modificar na modalidade de Fusão, como ficará sua estrutura jurídica?
(a) será afetada totalmente 
(b) será afetada parcialmente 
(c) não será afetada em sua totalidade
(d) não será afetada tanto totalmente quanto parcialmente 
(e) será afetada tanto totalmente quanto parcialmente
4) De que forma a Sociedade Anônima de Capital Aberto pode fazer para buscar acionista para sociedade empresarial? Explique
(a) apenas com investimento próprio 
(b) tanto com investimento próprio quanto de terceiros
(c) com investimentos apenas de terceiros 
(d) se os investidores for terceiros, não pode ser qualquer um 
(e) se os investidores for terceiros não pode ser do mercado de balcão
5) Dois médicos constituíram uma sociedade, sob a forma limitada, para exercício conjunto da profissão em caráter não empresarial, e registraram-na na Junta Comercial. A sociedade 
(a) não adquiriu personalidade jurídica, porque o registro é irregular, e os sócios são pessoalmente responsáveis pelas dívidas sociais.
(b) automaticamente torna-se empresária pelo registro na Junta Comercial, independentemente do caráter do exercício da atividade. 
(c) não poderia ter adotado a forma limitada, que é privativa das sociedades empresárias. 
(d) rege-se somente pelas regras relativas à sociedade simples, mesmo tendo adotado a forma limitada. 
(e) é na verdade empresária, pois toda sociedade prestadora de serviços tem essa natureza.
6 – Qual é a definição de FUSÃO conforme o direito positivo brasileiro? 
(a) Fusão não é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova que lhes sucederá em direitos e obrigações.
(b) Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova que lhes sucederá em direitos e obrigações.
(c) Fusão é a operação pela qual se unem uma ou mais sociedades para formar uma sociedade nova que lhes sucederá em direitos e obrigações.
(d) Fusão é a operação pela qual se apenas uma sociedade participa para formar uma sociedade nova que lhes sucederá em direitos e obrigações.
(e) Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades e não formam uma sociedade nova que lhes sucederá em direitos e obrigações.
7-) A formação da Sociedade Simples se dá como?
(a) por pessoas que exercem profissão intelectual (gênero), de natureza científica, literária ou artística;
(b) por colaboradores, no exercício da profissão e constituir elemento de empresa;
(c) por reunião de duas ou mais empresas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens e ou serviços para o exercício de atividade econômica empresarial; 
(d) por pessoas organizadas para a produção ou circulação de bens ou serviços, tendo por objeto o exercício de atividade própria de empresário;
8-) Em se tratando de S.A, o que se entende por liquidez? 
(a) aplica-se no capital aberto, e não é a liquidez de uma S.A na bolsa de valor;
(b) aplica-se no capital fechado, e é quando a S.A tem suas ações liquidas e ilíquidas na bolsa de valor ao mesmo tempo.
(c) aplica-se no capital aberto é a liquidez de uma S.A na bolsa de valor:
(d) nenhuma das alternativas
9-) A Lei 6.404/76, determina que a Sociedade Anônima tem características especificas quanto a seu tipo de capital. Aponte abaixo a alternativa que determina quantos tipos de capital existem na lei da S.A. 
(a) 01
(b) 02
(c) 03 
(d) 04
10-) É correto afirmar que a instituição do conselho fiscal de uma sociedade empresária limitada é:
(a) obrigatória, devendo ser o conselho composto por, no mínimo, 3 membros e respectivos suplentes, não-sócios e residentes no país;
(b) facultativa,devendo ser o conselho composto por, no mínimo, 3 membros e respectivos suplentes, sócios, ou não, e residentes no país;
(c) facultativa, devendo o conselho ser composto por, no máximo, 3 membros e respectivos suplentes, sócios, ou não, e residentes no país, e,
(d) obrigatória, devendo ser o conselho composto por, no mínimo, 3 membros e respectivos suplentes, todos sócios e residentes no país.
(e) facultativa, devendo o conselho ser composto por, no máximo, 3 membros e respectivos suplentes, sócios ou não, e residentes fora do país