Buscar

APOL 1 - Lógica de Programação e Algoritmos - Nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1
(1) - A lógica muitas vezes é relacionada à racionalidade e à coerência e frequentemente a associamos apenas à matemática. Porém, sua aplicabilidade possui mais relação com outras áreas que possamos imaginar. É correto afirmar que:
A) A lógica, como filosofia, procura estabelecer sempre do mesmo jeito.
B) (x) Uma das formas de usarmos a lógica é no procedimento de correção do nosso modo de pensar para a construção de algoritmos de programação.
C) A lógica não pode ser considerada como arte do pensar pois é exata demais.
D) A forma mais complexa do pensamento não é o raciocínio, portanto a lógica não corrige o raciocínio.
(2) - Visto que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio, a lógica estuda a correção do raciocínio. É correto afirmar que:
A) (x) A lógica tem em vista a ordem da razão, portanto, isso dá a entender que a nossa razão pode funcionar desordenadamente.
B) A lógica tem em vista a utilização da razão que já funciona ordenadamente, portanto a lógica estuda e ensina apenas a utilização natural da ordem de nossos pensamentos.
C) A lógica não pode ser considerada como arte do pensar pois é exata demais.
D) A forma mais complexa do pensamento não é o raciocínio, portanto a lógica não corrige o raciocínio.
(3) - Utilizando as seguintes premissas e a conclusão:
- Todo mamífero é um animal.
- Todo cavalo é um mamífero.
- Logo todo cavalo é um animal.
A única sentença incorreta é:
A) É considerado um silogismo de acordo com a lógica proposicional.
B) Tais argumentos compostos por duas premissas e uma conclusão estabelecem uma relação válida ou não.
C) Esta situação é um dos objetivos da lógica, que estuda técnicas para formalização, dedução e análise para verificação da validade de argumentos.
D) (x) É considerado um silogismo de acordo com a lógica de predicados.
(4) - Lógica de programação pode ser definida como o uso correto das leis do pensamento, da ordem da razão e de processos de raciocínio e simbolização formais na programação de computadores. É incorreto afirmar, ao se falar de lógica e lógica de programação, que:
A) Um dos principais objetivos é a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperam na produção de soluções logicamente válidas e coerentes.
B) O mesmo raciocínio pode ser expresso em qualquer idioma existente, mas continuaria representando o mesmo raciocínio através de outra convenção.
C) Uma vez a lógica estruturada, poderíamos representá-la em qualquer linguagem de programação.
D) (x) O raciocínio é algo concreto e tangível.
(5) - Um algoritmo fixa um padrão de comportamento a ser seguido ou uma norma de execução a ser trilhada, com vistas a alcançar, como resultado final, a solução de um problema, garantindo que sempre que executado, sob as mesmas condições, produza o mesmo resultado. É incorreta a definição de algoritmo abaixo:
A) Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetivo bem definido. Forbellone, 1999.
B) Algoritmo é uma sequência finita de instruções ou operações cuja execução, em tempo finito, resolve um problema computacional, qualquer que seja sua instância. Salvetti, 1999.
C) (x) Algoritmo é uma sequência de características padronizadas para realização de uma tarefa. Ascencio, 1999.
D) Algoritmos são regras formais para obtenção de um resultado ou da solução de um problema, englobando fórmulas de expressões aritméticas. Manzano, 1997.
(6) - Observe os passos abaixo e diga qual a ordem ideal para o funcionamento de um algoritmo que tenha por finalidade sacar dinheiro num banco 24 horas:
A) Ir até o banco 24 horas / Digitar a senha / Solicitar a quantia desejada / Colocar o cartão / Se o saldo for maior ou igual à quantia desejada, sacar; caso contrário, mostrar mensagem de impossibilidade de saque / Retirar o cartão / Sair do banco 24 horas.
B) Ir até o banco 24 horas / Colocar o cartão / Digitar a senha / Se o saldo for maior ou igual à quantia desejada, sacar; caso contrário, mostrar mensagem de impossibilidade de saque / Solicitar a quantia desejada / Retirar o cartão / Sair do banco 24 horas.
C) Ir até o banco 24 horas / Sair do banco 24 horas / Colocar o cartão / Digitar a senha / Solicitar a quantia desejada / Se o saldo for maior ou igual à quantia desejada, sacar; caso contrário, mostrar mensagem de impossibilidade de saque / Retirar o cartão.
D) (x) Ir até o banco 24 horas / Colocar o cartão / Digitar a senha / Solicitar a quantia desejada / Se o saldo for maior ou igual à quantia desejada, sacar; caso contrário, mostrar mensagem de impossibilidade de saque / Retirar o cartão / Sair do banco 24 horas.
(7) - Um algoritmo pode ser escrito ou desenhado de várias formas. Entre estas formas, com suas definições, estão as seguintes:
A) (x) Descrição Narrativa: escrita em linguagem natural. / Fluxograma: desenho através de símbolos gráficos predefinidos de passos a serem seguidos para resolução e / Pseudocódigo ou Portugol: escrita em linguagem natural porém com regras predefinidas e passos a serem seguidos para sua resolução.
B) Descrição Narrativa: escrita em língua portuguesa. / Fluxograma: desenho através de símbolos gráficos predefinidos de passos a serem seguidos para resolução e / Pseudocódigo ou Portugol: escrita em linguagem natural com regras predefinidas e passos a serem seguidos para sua resolução.
C) Descrição Narrativa: escrita em língua portuguesa ou inglesa. / Fluxograma: desenho através de símbolos gráficos predefinidos de passos a serem seguidos para resolução e / Pseudocódigo ou Portugol: escrita em linguagem natural com regras predefinidas e passos a serem seguidos para sua resolução.
D) Descrição Narrativa: escrita em língua natural. / Fluxograma: desenho através de símbolos gráficos predefinidos de passos a serem seguidos para resolução e / Pseudocódigo ou Portugol: escrita em linguagem artificial com regras predefinidas e passos a serem seguidos para sua resolução.
(8) - Faça um algoritmo que recebe dois números quaisquer, faça a multiplicação de ambos e depois mostre o resultado. Qual o passo, nas opções apresentadas a seguir, que não faz parte da resolução do algoritmo?
A) Declare n1,n2, m numérico; Escreva “Digite os dois números”
B) Leia n1, n2
C) (x) Se n1 = n2 escreva “Impossível realizar a operação”.
D) m=n1*n2
(9) - Descrição narrativa consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando uma linguagem natural (por exemplo, a língua portuguesa), os passos a serem seguidos para sua resolução. Existem vantagens e desvantagens, com as relacionadas nas opções a seguir, exceto:
A) Vantagem: não é necessário aprender nenhum conceito novo.
B) Vantagem: utiliza língua natural, a qual é bem conhecida.
C) Desvantagem: Dificuldade para transcrição do algoritmo para programa.
D) (x) Desvantagem: só é possível escrevê-la em Língua Portuguesa.
(10) - Na escrita de um algoritmo que calcule a média de três valores quaisquer, a melhor resolução escrita em descrição narrativa seria:
A) 1-receber os três valores. 2 – calcular a média aritmética. 3-se a média for maior que 7 dizer que o aluno está aprovado. 4-mostrar a média.
B) 1-receber os três valores. 2 – calcular a soma aritmética. 3-mostrar a soma aritmética. 4-mostrar a média.
C) (x) 1-receber os três valores. 2-calcular a média aritmética. 3-mostrar a média aritmética.
D) 1-receber os três valores. 2 – somar os três valores. 3-mostrar a média aritmética.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais