Buscar

Financiamento e Análise de Investimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Um importante profissional a ser consultados nos processo de tomada de decisão em condições que envolvam riscos para o negócio é o Chief Risk Officer – CRO. São atribuições à este profissional as seguintes, exceto:
Tomar a decisão final e individual sobre os negócios a serem adotados
 2) Em relação à classificação do mercado, especificamente em relação à concorrência, podemos dizer que os mercados competitivos, pouco competitivos e sem competição são representados, respectivamente por:
Concorrência pura, oligopólios e monopólios
 
3) É muito comum os agentes externos à empresa criarem expectativas em torno do projeto que se pretende implantar, por isso esses agentes tende, eventualmente, a criar expectativas sobre a equipe responsável pelo projeto. Indique abaixo a alternativa que representa um conjunto desses agentes externos.
Comunidade, acionistas e governo
 
4) É definido como o desembolso de fundos com o qual a empresa espera obter benefícios em um período superior a um ano. Conforme esta definição, temos o seguinte termo correspondente:
Gasto de capital
 
5) Em relação ao conceito de mercado, fundamental para o estudo das relações entre fornecedores e consumidores podemos estabelecer um conceito relativamente simples, mas importante para a compreensão da matéria. Assinale abaixo a alternativa que ilustra este conceito de mercado.
Uma área geográfica em que vendedores e compradores realizam a transferência de propriedade de bens e serviços
6) Tido como um processo de avaliação e seleção de investimentos o orçamento de capital envolve algumas etapas que devem ser observadas pelo gestor financeiro e administrativo da empresa em relação à maximização de rendimentos. Fazem parte das etapas de um orçamento de capital as seguintes, exceto:
Autorização
 
7) Modalidade de aplicação financeira onde os juros são sempre aplicados sobre o mesmo valor de principal
Juros Simples
 
8) Em relação aos conceitos básicos sobre finanças um importante termo que deve ser compreendido por todos os investidores diz respeito os juros. Termo bastante conhecido no mercado financeiro. Sobre juros podemos afirmar que:
É a remuneração obtida pelo capital empregado
9) Método que considera o cálculo do valor dos fluxos de cada investimento utilizando como taxa de juros a taxa mínima de atratividade do investidor:
Método do valor presente
10) Modalidade de arrecadação de recursos financeiros em que uma empresa, normalmente de grande porte emite títulos ao público (investidores), sendo que estes títulos podem gerar rendimentos aos compradores na forma de juros e ainda podem, conforme as disposições expressas pela empresa converter estes títulos em participações na própria empresa:
Debêntures
 
11) Importante ferramenta de análise financeira nas empresas o fluxo de caixa vida basicamente demonstrar aos gestores:
O acréscimo financeiro da companhia em determinado período
12)  Toda empresa deve eventualmente fazer a escolha de um dentre vários projetos disponíveis. Ao fazer a opção pelo projeto “A” por exemplo, a empresa estará deixando de obter rendimentos com o projeto “B”, isso significa que o projeto “A” deverá, obrigatoriamente, render pelo menos o equivalente ao projeto “B”. Este rendimento ou lucratividade mínimo a ser alcançado representa:
Custo de oportunidade
13)  O planejamento deve ser prioridade em qualquer empresa, independentemente do tamanho ou atividade e pode ser classificado de três formas básicas. Assinale abaixo a alternativa que corresponde à etapa do processo de planejamento que está normalmente voltado aos assuntos externos da empresa, ou seja, que diz respeito ao relacionamento entre empresa e ambiente e que antecede outras etapas do planejamento.
Planejamento estratégico
 
14) Em relação à classificação do mercado, especificamente em relação à concorrência, podemos dizer que os mercados competitivos, pouco competitivos e sem competição são representados, respectivamente por:
Concorrência pura, oligopólios e monopólios
 
15) Como as empresas eventualmente precisam solicitar empréstimos ou financiamentos para impulsionar seu crescimento, como uma indústria quando financia equipamentos para aumentar a produção, cite três cuidados que uma empresa deve adotar para efetuar operações desta natureza, seja um empréstimo ou mesmo um financiamento?
 
Sua Resposta:
 1-Avalie a sua necessidade de crédito.
2_Faça um planejamento para pagar as parcelas
3-Pesquise os prazos e taxas de juros.
16) Considerando a necessidade das empresas de se manterem no mercado, ao mesmo tempo em que muitas buscam aumentar a sua participação por meio do lançamento de novos projetos (produtos ou serviços), indique  uma atribuição para o gerente da área de riscos da empresa em relação a esta estratégia de crescimento.  
Sua Resposta:
Colocar no papel tudo o que de positivo e negativo se posicionar de forma pró Ativa.
Realizar o mapeamento institucional de todas as situações da empresa analisando em qual estágio está e quais são as prioridades no momento.
Conhecer detalhadamente todos os departamentos, tais como os Administradores de vendas de logísticas  e de recursos humanos.
Se atualizar no mercado

Outros materiais