Buscar

Exercícios Terapia Nutricional

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – ESA/UEA
Disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem
AV6. Exercícios Terapia Nutricional (vale 3,0 pontos)
 Nome: Sandy Caroline da Silva Andrade
1) Considerando as formulações enterais industrializadas utilizadas na Terapia de Nutrição Enteral (TNE), correlacione as duas colunas: (0,5 pontos)
	A. Dietas especiais
	( A ) Nutricionalmente completas, formulações específicas para atender as necessidades nutricionais diferenciadas de acordo com a doença de base (DBPOC, insuficiência renal ou hepática, intolerância à glicose, imunoestimulante, etc).
	B. Dietas monoméricas ou elementares 
	(E ) Nutricionalmente incompleta, predominância de um dos nutrientes.
	C. Dietas oligoméricas 
	(D ) Nutricionalmente completa, macronutrientes inteiros, necessita de digestão, baixa osmolaridade e menor custo.
	D. Dietas poliméricas
	( C ) Nutricionalmente completa, hidrólise parcial dos macronutrinetes, osmolaridade mais alta, digestão facilitada, absorção intestinal alta.
	E. Módulos 
	( B ) Nutricionalmente completa, macronutrientes totalmente hidrolisados, não necessita de digestão, isenção de resíduos, hiperosmolares, alto custo.
2) São objetivos da terapia nutricional, EXCETO: (0,5 pontos)
Recuperar ou manter o estado nutricional e promover bem estar físico, social e mental ao paciente, favorecendo sua saúde.
a) Recuperar ou manter o estado nutricional e atender as necessidades nutricionais.
b) Recuperar ou manter o estado nutricional e manter o peso do paciente 10% acima do adequado como prevenção da desnutrição.
c) Contribuir para o tratamento e cura de enfermidades e evitar ou minimizar complicações.
d) Evitar ou minimizar complicações e reduzir o tempo de hospitalização.
3) Um estudo realizado com o objetivo avaliar a prevalência de risco nutricional em pacientes cirúrgicos de um hospital universitário e seus fatores associados realizou uma pesquisa transversal com dados secundários de pacientes da ala cirúrgica do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, de abril a outubro de 2010. Obteve-se os seguintes resultados:
	
	
Com base nos resultados acima, pergunta-se:
A) Considerando os diagnósticos cirúrgicos dos pacientes (Tabela 2), destaque 2 que você apontaria como risco para o desenvolvimento de desnutrição hospitalar e explique os motivos? (0,5 pontos)
As cirúrgicas de neoplasias do trato gastrointestinal e as de litíase biliar. As cirúrgicas neoplásicas podem interferir na má absorção dos nutrientes, na redução do apetite e nas dificuldades de deglutição. Não obstante, os efeitos colaterais do tratamentos e os jejuns necessários para os exames pré e pós-operatório, podem interferir na desnutrição dos pacientes. Já em relação a cirúrgica de colecistectomia, a retirada da bile pode interferir no processo de digestão de alimentos gordurosos, por exemplo
B) Considerando os resultados sobre a relação entre o risco nutricional e o tempo de internação na Figura 1, como você avalia os índices encontrados de risco nutricional? Cite 2 recomendações que você daria para a equipe de enfermagem para a contornar esse panorama? (0,5 pontos)
Os índices de risco nutricional estão bastante relacionados ao tempo de internação. Recomenda-se a realização da avaliação antropométrica e de estratégias de suplementação que possam recuperar ou manter o estado nutricional do paciente, mantendo sempre o foco no atendimento individual e integral de cada paciente 
4) Quais as diferenças entre prescrição dietética realizada pelo nutricionista e prescrição médica da dieta? (1,0 ponto)
A prescrição dietética é mais abrangente e de responsabilidade do nutricionista, como parte da assistência hospitalar, ambulatorial, que consta o valor energético total, a consistência, os macro e os micronutrientes mais importantes para o respectivo caso clínico. Já a prescrição médica envolve um conjunto de informações ordenadas e documentadas em prontuários, de acordo com o plano de tratamento de cada paciente mas ainda assim, em caráter genérico

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes