Buscar

Metodos de estudos em patologia

Prévia do material em texto

Métodos de estudo em patologia 
Principais ferramentas que contribuem para o estudo e diagnóstico em patologia 
· Estudos morfológicos 
- Exames citológicos 
- Exames anatomopatológicos
· Imune-histoquímica 
· Cultura celular 
· Citometria de fluxo
· Morfometria
· Técnicas em biologia molecular 
ESTUDOS MORFOLÓGICOS
Constitui a forma tradicional de análises em patologia. 
A amostra da aspectos microscópica (citopatologia e histopatologia) e macroscópica (peças cirúrgicas e necropsia). 
Unidades de medida: micrômetro é a milionésima parte do milímetro 0,001mm. Nanômetro é a milionésima parte do micrômetro 0,001um.
O microscópio não permite estudos de detalhe com menos de 0,2um(resolução: menor distância entre dois pontos para que eles aparecem individualizados) 
- Microscópio óptico: luz 
- Microscópio eletrônico: elétrons
- Microscópio óptico de fluorescência: utiliza luz ultravioleta; marcação do tecido/células com corantes fluorescentes. 
- Microscópio óptico confocal: utiliza um feixe de luz muito estreito (laser); focaliza um plano muito fino de espécime (secção óptica); coloração fluorescente; a diferença está quando reconstrói em um objeto tridimensional.
- Microscópio eletrônico: Transmissão (imagem plana preto e branco Quanto maior o aumento menor é o campo, dimensões inversamente proporcionais.); Varredura (imagem em 3D Os elétrons não atravessam o espécime). Utiliza feixes de elétrons; lentes eletromagnética; material biológico é impregnado com metais pesados como ósmio, chumbo e urânio. Poder de resolução de 3um, precisa de um preparo diferenciado. 
É importante interpretar o que está olhando, tem que saber as estruturas normais não só da parte anatômica para fazer um diagnóstico macroscópico adequado, também a histologia e citologia. Saber os padrões de normalidade dos tecidos. A interpretação da imagem é importante pois dependendo do corte histológico vão aparecer diferentes imagens que fazem parte da mesma estrutura, saber porque ela está aparecendo daquela maneira por isso é importante o processamento do material e o seu entendimento. 
Evitar uma autolise, que é a destruição dessas células pelas próprias enzimas delas, impedir ação bacteriana, enrijecer as células para que suporte o corte, aumentar a afinidade das estruturas pelos corantes porque não adianta fazer um corte fino sem uma coloração adequada seja na microscopia óptica ou eletrônica. 
COLORAÇÃO
Formas de coloração é de suma importância qual vai ser feita, ex papanicolau faz um esfregaço no colo do útero que vai ser corado em HE, dependendo do caso da paciente. 
1. Hematoxilina e Eosina (HE), muito utilizado por ter várias vantagens 
2. PAS
3. Tricrômico de Gomori
4. Tricrômico de Mallory : possui três tipo de cores pois ele pega afinidade distintas ao tecido. 
Visualização das células epiteliais, as duas cores em rosa e roxo são HE ocorre pelo comportamento como ácido (afinidade ao tecido mais ácido) ou como básico (afinidade ao tecido mais básico); 
Corante ácido que cora básico 
Acúmulo basofilico tem afinidade ao corante básico 
A coloração he é muito utilizada, sendo a principal. 
CITOLOGIA x HISTOLOGÍA
O que é um exame citológicos (celula) ? Observação de células soltas, para se ter essa amostra é utilizado uma espátula de madeira, escovinha. 
Histológico (tecido) ? Precisa de um fragmento de tecido, para isso é preciso de um pedaço através de uma biópsia onde teria um fragmento de uma lesão (biópsia incisional) ou uma lesão na sua totalidade (biópsia ecisional). 
CITOLOGIA
 
O papanicolau é um exame de rastreio, ou seja, ele não faz o diagnóstico do câncer de colo uterino. Quer observar as características morfológicas das células se estão normais.
Vantagens 
Simplicidade; baixo custo; rapidez do resultado; serve para estudos bacteriológicos, imunocitoquimico, citometria de fluxo e biologia molecular.
Desvantagens 
Ausencia arquitetural, não tem porque as células ficam soltas; menor quantidade amostra.
HISTOPATOLOGIA
Avaliação das alterações arquiteturais, teciduais e que desrespeitam a determinadas doenças esse material pode ser oriundo da Biópsia é um ato cirúrgico para encaminhamento de análise histopatologico 
Incisional: quando tem uma lesão grande com suspeita de malignidade, pegando um fragmento pequeno.
Excisional: quando tira a lesão como um todo no caso de ser benigna bem delimitada, com caráter de diagnóstico e não de tratamento. 
Intra-óssea: dentro do osso.
Biópsia líquida pode ser predito da biologia molecular. 
Fixador: formaldeído a 4% -> volume = 6x o espécime. 
Lâmina patológica corada em HE, onde se percebe um desarranjo desse epitélio formando ninhos ou brotos sólidos na parte inferior da lâmina, nos mostra a favor de um carcinoma epidemoide. 
HISTOQUÍMICA
Lançando mão de corantes específicos para que ajude no diagnóstico. 
Vacúolo em células hepáticas que está diferente e não consegue mostra o que tem ali dentro então a histoquímica com corantes específicos para mostra. 
Hemossiderose-azul-da-prússia, vai ser corado e então tudo que foi corado é fechado o diagnóstico. 
Tudo que tem cor própria vai ser visualizado na lâmina, como a hemácia corado em he vai ser vermelha.
NECROPSIA 
Médico-científica para entender sinais e sintomas que se tinha como morfológicas apresentadas 
Médico-legal obrigatório por lei realização da necropsia para saber a causa da morte.
IMUNOHISTOQUIMICA
Ultimar o tecido com uma determinada afinidade 
Aplicar técnicas da imunologia ao estudo de células, utilizar anticorpo marcando ele.

Outros materiais