A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Henry FOrd

Pré-visualização | Página 1 de 1

O conhecido Henry Ford, um famoso industrial do ramo automobilístico, nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade de Springwells, Michigan, nos estados Unidos. Henry pertencia a uma família de fazendeiros e começou a apreciar desde criança o entendimento sobre o funcionamento dos equipamentos e máquinas. Quando jovem, começou a trabalhar na fazenda de seu pai, onde ficou responsável pela manutenção dos motores dos tratores. 
No ano de 1879, Henry perde sua mãe e se recusa a assumir a fazenda da família. Neste mesmo ano, ele inicia como aprendiz de mecânico em Detroit, cidade que mais tarde ficou conhecida como capital automobilística dos estados unidos.
Este aprendizado fez com que Henry fosse contratado para reparar motores a vapor. Aos 16 anos, ele constrói seu primeiro motor a vapor.
Em 1888, Ford se casa com Ala Bryant e volta a ser fazendeiro com intuito de sustentar sua esposa e seu filho Edsel. Contudo, três anos depois, assume o posto de engenheiro na Edison Illuminating Company, em Detroit. Em 1893, foi promovido a engenheiro chefe.
O desejo de Ford era criar uma carruagem que não precisasse de cavalos e, em 1896, contruiu seu primeiro modelo, o Quadriciclo Ford. Ainda neste anp, apresentou seus planos automobilísticos para Thomas Edison, em uma participação de um encontro com os executivos da ultima empresa em que havia trabalhado. Ele, incentivou a Ford a construir um outro modelo melhor. 
Em 1903, Ford fundou sua própria empresa, a Ford Motor Company, que existe até os dias atuais. Ele lança um novo modelo, o Ford T que se tornaria um ícone da indústria automobilística e dos anos 20.
No ano de 1910, Ford faz uma revolução no sistema de produção industrial e cria o fordismo. Este, consiste na produção em massa, diminuição de custos e organização administrativa da empresa para incentivar o consumo, também em massa. Essa técnica auxiliou a otimização do processo de produção e no aumento da produtividade.
Em 1945, Ford decide se aposentar e no ano seguinte, recebe o Jubilei de Ouro da indústria de automóveis dos EUA.
Henry Ford morreu de hemorragia cerebral em 7 de abril de 1947, na cidade de Dearborn, Michigan. Além do legado de revolucionar o sistema industrial mundial, o empresário registrou 161 patentes e criou o sistema de franquias. 
Parte de sua herança foi direcionada para a caridade e administrada pela Fundação Ford, que faz investimento em pesquisa científica e educacional.