Buscar

Atividade 1 Analises Toxicologicas e Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análises Toxicológicas e Ambientais
Atividade 1
A entrada de toxicantes no organismo e sua distribuição por meio da circulação sanguínea são eventos fundamentais que definem o grau de toxicidade elicitada a níveis sintomático e clínico. Diferentes substâncias, em função de suas distintas propriedades químicas, exibem diferentes perfis cinéticos, indicando maior ou menor propensão de geração de toxicidade severa.
Diante desse contexto, busque na literatura científica relatos de casos, estudos clínicos ou reportagens completas relacionados a eventos de intoxicação (exposição a toxicantes na atividade ocupacional, desastres ambientais, intoxicação medicamentosa ou outras possibilidades). Para esse levantamento, utilize principalmente a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o PubMed. 
Depois, descreva, com base no material de referência escolhido, as fases da intoxicação e explique como ela se manifesta clinicamente.
Bibliografia = https://repositorio.faema.edu.br/handle/123456789/1826
Com base no material “INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA: RELACIONADA AO USO INDISCRIMINADO DE MEDICAMENTOS”, citam que os medicamentos são uma das principais causas de intoxicação atendidos nas emergências hospitalares. 
Ela engloba por ser uma série de sintomas causados pelo medicamento ingerido, ou inalado, ou injetado ou em contato com a pele, olhos ou membranas mucosas em doses acima das recomendadas. 
Os fatores que levam a intoxicação medicamentosa são: a automedicação, tentativa de suicídio que é uma das principais causas; erro de prescrição do medicamento; exposição acidental; utilização inadequada do medicamento e tentativa de aborto ou homicídio.
O estágio no desenvolvimento da toxicidade são: exposição ao toxicante, sua entrega aos tecidos suscetíveis, interações moleculares possíveis e disfunção e/ou lesão celular resultantes. 
No caso da intoxicação medicamentosa a exposição se dá através do medicamento ingerido, ou inalado, ou injetado ou em contato ou absorção com a pele, olhos ou membranas mucosas em doses acima das recomendadas.
Exemplo do suicídio onde o paciente toma remédios para cometer o ato, caso ingerido vai passar pelo intestino, passando por todo o sistema digestivo afetando a bile e o fígado consequentemente. O objetivo desse processo do sistema digestivo é tentar eliminar esse toxicante pela via renal.

Continue navegando