Buscar

atividade 3

Prévia do material em texto

Banco de Dados I – Marcos Alves Mariano - UNIGRAN
DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS I
Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRANET. 
ATIVIDADES DA AULA 03
01- Explique com sua palavra os principais objetos de um SGBD.
Banco de dados é como uma coleção de registros salvos em um computador em um modo sistemático, de forma que um programa de computador possa consulta-lo para dar algumas respostas. Dentre eles o principal é oferecer aplicação cliente um ambiente seguro e confiável para gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. Esses registros podem ser feitos de três formas, como: tabelas, índices e visões.
Tabela: formada por linha e colunas, onde cada linha armazena uma lista ordenada de informações que forma colunas que representa o registro ou tuplas; Índices: estrutura que busca facilitar o acesso aos dados de um BD, bem como nas tabelas, pode distinguir várias estruturas de armazenamento.
Visões: Visão em SQL é uma tabela virtual, onde está não está armazenada fisicamente no BD, permite aumentar a independência de dados e diminuir a complexibilidade de consultas, com uma visão particular da tabela.
02- Quais são as principais características dos Modelos Hierárquicos e Modelo em Rede.
Modelo Hierárquico: os dados demonstrados como coleções de registros e ligações entre eles, segue m ligações de uma hierarquia, formando uma estrutura igual a de uma árvore.
Modelo de Rede: são demostrados como coleções de registros e ligações entre eles, sem relação de hierarquia definida entre eles, ele pode conter uma maior variedade em quantidade de superiores e de dependentes imediatos, assim apresenta relacionamento de “Muitos para muitos (N:M)”, e seu esquema de definição pode se transformar extremamente complexo.
03- Defina a Modelagem de dados. 
É utilizado para mapear as características de um ambiente real, no que diz respeito ao armazenamento das informações presentes no ambiente, para um ambiente computacional, ou seja, é o ato de explorar estruturas orientadas a dados. Sendo uma etapa importante e fundamental para qualquer processo de desenvolvimento de software.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes