Buscar

atividade 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Banco de Dados I – Marcos Alves Mariano - UNIGRAN
DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS I
Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRANET. 
ATIVIDADES DA AULA 06
01- Defina e dê um exemplo para cada tipo de Dependência:
- Dependência Funcional: é uma relação entre dois ou mais atributos de forma que o valor de um atributo identifique o valor para cada um dos outros atributos, ou seja, um atributo está relacionado a outro. Ex: (A e B) o atributo B é dependente do atributo A. Para descobrirmos o valor de B, precisamos saber o valor de A.
 
- Dependência Funcional Parcial: ocorre quando os atributos não chave não dependam funcionalmente de toda a chave primária quando esta for composta. Ex: (AB e C, D) o atributo C depende funcionalmente de A, mas não depende de B.
- Dependência Funcional Transitiva: ocorre em casos que um campo não seja dependente diretamente da chave primária ou de parte dela, mas sim dependente de outro campo da tabela, campo este que não a chave primária. Ex: Em uma tabela PEDIDO, as colunas NOME DO CLIENTE, ENDERECO, CIDADE, UF são dependentes da coluna CNPJ que não pertence à chave primária da tabela PEDIDO. Ainda na tabela PEDIDO, o atributo NOME DO VENDEDOR é dependente transitivo do atributo CODIGO DO VENDEDOR que também não faz parte da chave primária da tabela PEDIDO.
02- Defina e dê um exemplo para cada tipo de Atributo:
- Atributo Multivalorado: são os atributos que podem conter mais de um valor para um mesmo registro. Ex: Em uma tabela com dados de pessoas, o atributo e-mail pode conter mais de um valor para cada pessoa, sendo assim, um individuo pode ter mais de um e-mail.
 
- Atributo Composto: Podem ser divididos em várias partes com significados independentes. O atributo Endereço de um funcionário, por exemplo, pode ser dividido em Rua, Número e Bairro.
- Atributo Atômico: São os atributos que não são divisíveis. Como por exemplo, o atributo CPF, este não pode ser dividido em mais atributos.

Outros materiais