Buscar

Aula 4 Respostas - Responsabilidade Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Dano I 
RESPONSABILIDADE CIVIL - CCJ0050
Título
Dano I 
Número de Semana de Aula
4 
Tema
Dano Material e Dano Moral 
Aplicação Prática Teórica
Antonia teve o seu veículo apreendido em ação de busca e apreensão movida pelo Banco X. Pagas as prestações em atraso, seis meses depois o veículo lhe foi devolvido, mas inteiramente danificado, inclusive com subtração de peças e acessórios. Alega também Antonia que não poderá usar o seu veículo, enquanto não for consertado, no fornecimento de quentinhas para cerca de 80 pessoas, o que lhe daria um ganho diário de R$ 120,00. Em ação indenizatória contra o Banco X o que Antonia poderá pedir? 
Resposta: Em ação indenizatória contra o Banco X, Antônia poderá pedir os danos emergentes do veículo danificado. Para Antônia alegar que deixou de ganhar R$ 120,00 por dia, devido a falta de fornecimento de quentinhas para cerca de 80 pessoas e ela terá que provar tal fato para solicitar os lucros cessantes. Caso ela consiga provar, ela terá direito também aos lucros cessantes de acordo com os arts. 402 e 403 do CC. Entendo que não é factível a solicitação de danos morais, conforme incisos V e X do art. 5° da CF/88, tendo em vista que ela já havia ficado 6 meses sem o carro por falta de pagamento. A responsabilidade civil no caso é objetiva e contratual.
 
(OAB/Exame Unificado – 2004.ES) Acerca da responsabilidade civil, assinale a opção correta:
XA) Se houve o dano, mas a sua causa não está relacionada com a conduta do agente, não há relação de causalidade nem obrigação de indenizar.
B) Dano emergente compreende aquilo que a vítima efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de ganhar com a ocorrência do fato danoso.
C) O ato praticado com abuso do direito, mesmo se não houver causado dano a vitima ou ao seu patrimônio, resulta em dever de indenizar em virtude da violação a um dever de conduta.
D) O dano patrimonial atinge os bens jurídicos que integram o patrimônio da vitima. Por patrimônio deve-se entender o conjunto das relações jurídicas de uma pessoa apreciáveis em dinheiro, bem como aqueles integrantes da personalidade da pessoa.

Outros materiais