Buscar

CONDUTA NO DESCOLAMENTO PREMATURO DE PLACENTA

Prévia do material em texto

CONDUTA NO DESCOLAMENTO PREMATURO DE PLACENTA
· Extensão e classificação da DPP?
· Condições maternas?
· Condições fetais?
· Idade gestacional?
· Exame especular?
1. A paciente deve ser imediatamente hospitalizada.
2. A qualquer sinal de hipotensão ou instabilidade hemodinâmica, deve--se instituir dois acessos venosos calibrosos com infusão de 1.000 mL de solução cristaloide, com velocidade de infusão de 500 mL nos primeiros dez minutos e manutenção com 250 ml/h, mantendo-se débito urinário superior a 30 mL/h. 
3. Sondagem vesical.
4. Administração de oxigênio úmido.
5. O hematócrito deve ser mantido acima de 30%, avaliando-se a necessidade de hemotransfusão. Os principais sinais de CIVD são: aumento de TTpa plaquetopenia, diminuição do fibrinogênio plasmático (< 150mg/dL) e concentração dos produtos de degradação de fibrina (> 20mg/mL).
6. A monitorização cardíaca fetal continua desde que o feto esteja em risco de hipoxemia ou desenvolva acidose.
7. Resolução obstétrica: depende basicamente da vitalidade fetal.
· Feto vivo viável: interrupção imediata pela via mais rápida. Nos casos em que houver cervicodilatação, a amniotomia deve ser realizada com a intenção de reduzir a pressão intra-amniótica e, dessa forma, diminuir a entrada de tromboplastina e de outros fatores de coagulação ativados na circulação materna.
· Se o parto vaginal não for iminente, deve-se interromper a gestação a partir da cesárea de emergência.
· Mãe com estabilidade hemodinâmica e trabalho de parto em curso, com cardiotocografia sem sinais de sofrimento fetal, aguarda-se o pato vaginal.
· Mãe instável hemodinamicamente ou sinais de sofrimento fetal agudo: cesárea de emergência.
· Feto vivo inviável ou feto morto
· Se a mãe estiver hemodinamicamente estável, deve-se optar por parto vaginal. A amniotomia também se faz necessária. A ocitocina pode ser administrada se houver necessidade de induzir o parto. O parto deverá ocorrer dentro de quatro a seis horas e o quadro clínico, reavaliado a cada hora.
· Se as condições maternas forem instáveis, deve-se corrigir os distúrbios e interromper a gestação pela via mais rápida.
· Em casos de sangramento significativo, procede-se ao parto vaginal.
Após o parto, monitorização materna rigorosa impõe-se, principalmente quando se identifica a presença de útero de Couvelaire como achado intraoperatório.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes