Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL - SIMULADO E TESTE DE CONHECIMENTO - ESTACIO

Pré-visualização | Página 1 de 3

TESTE DE CONHECIMENTO 
1-O padrão ouro é um dos principais sistemas monetários e cambiais da história. Avalie as afirmativas abaixo sobre esse sistema. (CUIDADO TROCANDO ORDEM)
 I. O padrão ouro foi um acordo com o objetivo de manter taxas de câmbio flexíveis em uma banda de flutuação.
II. A eclosão da Guerra Franco-Prussiana foi fundamental para o estabelecimento do padrão ouro como sistema monetário internacional. A guerra fez com que países que adotavam o padrão prata abandonassem a conversibilidade, enquanto o padrão ouro, adotado pelo Reino Unido, permaneceu estável.
III. O funcionamento de qualquer sistema monetário internacional está diretamente relacionado ao balanço de pagamentos dos países. O padrão ouro tinha um mecanismo automático de ajuste baseado na flexibilidade cambial para reequilibrar o balanço de pagamentos. Mudanças na taxa de câmbio alteravam os preços relativos e, consequentemente, os termos de troca.
São verdadeiras as alternativas:
II
2-O padrão ouro teve impactos sobre a economia mundial, a partir de uma escolha dos países de participar do sistema. Avalie as afirmativas abaixo a esse respeito.
I. O padrão ouro era fundamentado no lastro das moedas em metais preciosos e em um sistema de câmbio fixo.
II. O padrão ouro ensejou estabilidade monetária e cambial e fluidez nos pagamentos e nos movimentos de capital internacional.
III. O padrão ouro foi um componente decisivo para a expansão do comércio internacional da segunda metade do século XIX à Primeira Guerra Mundial.
São verdadeiras as alternativas:
Apenas I e II.
3-A Segunda Guerra Mundial teve seu fim em 1945. No período pós guerra uma nova ordem monetária foi estabelecida. Considere as afirmativas abaixo sobre esse contexto.
I. O Plano White pretendia tornar o ouro como principal reserva internacional.
II. (CESPE - 2005 - CEEERS - Economista). Os acordos de Bretton Woods estabeleceram um sistema de taxas de câmbio flutuantes, garantidos pelos Direitos Especiais de Saque (DES), junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
III. Tendo vivenciado os problemas monetários do período entre guerras, os líderes da conferência de Bretton Woods proporcionaram soluções eficientes e de fácil implementação, que possibilitavam um ajuste externo mais rápido e menos custoso para os países deficitários.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
I
4-Antes do fim da Segunda Guerra Mundial começou a ser acordado o sistema monetário que iria vigorar no pós-guerra. Sobre esse período, considere as afirmativas abaixo.
I. (CESPE - 2005 - CEEERS - Economista). Os acordos de Bretton Woods estabeleceram um sistema de taxas de câmbio flutuantes, garantidos pelos Direitos Especiais de Saque (DES), junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
II O Plano Keynes propôs uma nova moeda nominal e escriturária chamada bancor.
III. Após terem vivenciado os problemas monetários do período entre guerras, os líderes da conferência de Bretton Woods proporcionaram soluções eficientes e de fácil implementação, que possibilitavam um ajuste externo mais rápido e menos custoso para os países deficitários.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
II
5-Segundo a teoria da curva ambiental de Kuznets, o índice de poluição e de impactos ambientais nas sociedades industriais comporta-se como na figura abaixo: a degradação da natureza aumenta durante os estágios iniciais do desenvolvimento de uma nação, mas se estabiliza e passa a decrescer quando o nível de renda e de educação da população aumenta.
Considere a curva ambiental de Kuznets representada na figura e quatro situações ambientais distintas:
I - Implantação de programas de reflorestamento.
II - Mata nativa preservada.
III - Estabelecimento de uma comunidade clímax.
IV - Área desmatada para extração de madeira.
GRAFICO
Na curva, as posições marcadas de 1 a 4 correspondem, respectivamente, às situações
II, IV, I e III.
6-Sobre a cláusula social no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), analise as afirmativas:
I - A cláusula social tem, em tese, o objetivo de impedir a crescente concorrência mundial por postos de trabalho em detrimento dos direitos e padrões mínimos dos trabalhadores.
II - Os críticos da cláusula social afirmam que ela pode ser utilizada como instrumento protecionista, a fim de diminuir o crescimento do desemprego nos países desenvolvidos, em detrimento dos países em desenvolvimento.
III - Os defensores da cláusula social entendem que devem ser estabelecidos e cobrados padrões trabalhistas fundamentais - chamados de core-obligations -, quais sejam: o direito à livre associação, o direito de organizar e reivindicar coletivamente, a proibição de trabalho forçado, a eliminação de formas exploratórias de trabalho infantil e não-discriminação em empregos ou ocupação.
IV - A OMC não se considera o local apropriado para discussão e/ou aplicação das cláusulas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Todas as assertivas estão corretas.
7-As condições iniciais necessárias ao florescimento de um mercado internacional de renminbi são de meados dos anos 2000. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.
I. As autoridades chinesas não declararam a intenção de transformar o renminbi em uma moeda central, conversível, que reserve valor e rivalize com o dólar americano no mundo.
II. A utilização do renminbi nas cestas internacionais de reservas cambiais já rivaliza com o dólar americano e com o Euro
III. A Iniciativa Cinturão e Rota está associada ao processo de internacionalização do renminbi.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
I e III
8-Com o fim do Sistema de Bretton Woods as condições existentes promoveram uma nova dinâmica mundial que propiciou, por exemplo, o surgimento do Euro. Sobre esse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I. A adesão ao câmbio flutuante foi resultado das dificuldades e interesses das principais potências mundiais, sem que houvesse um acordo prévio.
II. Integração comercial e integração bancária são dois aspectos essenciais que devem estar presentes em uma união monetária, de forma a maximizar seus benefícios líquidos.
III. Existe progressivo processo de abertura da conta capital chinesa, marcado pela assimetria de fluxos (mais fácil entrar do que sair), sendo incerto que a abertura total seja um objetivo das autoridades chinesas.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
I, II e III
9-Qual destes é um problema associado ao uso do bitcoin como curso legal em El Salvador?
A dificuldade de uso como unidade de conta
10-Qual a principal característica da arbitragem entre os mercados spot e futuro de bitcoin?
Não há variável de ajuste
TESTE DE CONHECIMENTO 
1- O padrão ouro é um dos principais sistemas monetários e cambiais da história. Avalie as afirmativas abaixo sobre esse sistema.
 I. O funcionamento de qualquer sistema monetário internacional está diretamente relacionado ao balanço de pagamentos dos países. Ao adotar o regime de câmbio fixo, o padrão ouro tinha um mecanismo automático de ajuste baseado no nível de preços. Entrada e saída de reservas alteravam a oferta monetária e impactavam diretamente os níveis de preços.
II. A estabilidade cambial inerente ao padrão ouro foi essencial para a retomada da atividade econômica após a crise de 1929.
III. No padrão ouro, a oferta de moeda era limitada pelas reservas de ouro e, portanto, o sistema não admitia políticas monetárias expansionistas. A dificuldade de implementar políticas para retomada econômica, após a crise de 1929, contribuiu para derrocada desse sistema.
 São verdadeiras as alternativas:
I, III
2- O período entre-guerras apresentou várias dificuldades para o funcionamento do padrão-ouro. Avalie as afirmativas abaixo a esse respeito.
 I. Os Estados Unidos, França e Alemanha recebiam recursos, enquanto o Reino Unido manteve o câmbio sobrevalorizado, o que gerou uma crise no balanço de pagamentos do país, com saída de reservas.
II. O Banco Central americano (Federal Reserve) adotou uma política monetária contracionista em 1927, o que fez com que outros países tivessem que acompanhar o movimento.
III. O Banco
Página123