Buscar

Atividade 3 Analises toxicologicas e ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 Análises toxicológicas e ambientais  
A série House focava no médico — de atitudes muito controversas — Gregory House. Renomado infectologista, ele recebe os casos mais misteriosos do hospital e, em conjunto com uma equipe de residentes, consegue desvendar os sintomas dos pacientes e tratá-los adequadamente. Especificamente no episódio 8 da primeira temporada da série, intitulado Veneno, a equipe recebe dois estudantes do Ensino Médio com sintomas similares de envenenamento, mas sem nenhuma relação social entre eles. A primeira suspeita da equipe médica (especialmente de House) é que se trata de um caso de intoxicação por drogas de abuso. Assim, é administrado no primeiro paciente admitido, Matt Davis, Naloxona. No desenrolar do episódio, após muitas discussões, investigações e admissão no hospital do segundo adolescente da mesma escola, sem relações sociais com o primeiro, chega-se à conclusão de que se trata de uma intoxicação por Fosdrin, um organofosforado. Nossa sugestão é que assista ao episódio completo, procurando-o em um streaming, como Netflix ou Amazon Prime. Depois, com base na descrição do episódio e de outras informações fornecidas, responda aos questionamentos: 
•por que, com a suspeita de intoxicação por drogas de abuso, é administrado Naloxona?
O remédio Naloxona é indicado para tratamento de emergência de uma superdose ou intoxicação por um opioide, de forma suspeita ou comprovada. Age de uma forma antagonista de opioide. Pois no caso do paciente da série ele apresentava uma depressão respiratória e a depressão do sistema nervoso central. 
•A equipe médica trata o paciente com Atropina. Essa conduta é adequada ao tipo de intoxicação que ele apresentou? Qual é a justificativa?
A conduta realizada pela a equipe médica do Dr. House está correta e agiu de forma adequada. Após descobrir que os dois alunos foram intoxicados por uns pesticida e inseticida, os médicos têm que utilizar um inibidor desse organofosforado. Segundo a bula do medicamento, a atropina é um remédio de uso injetável para casos em que o paciente é intoxicado por organofosforados, servindo como um antídoto.
•Qual é o mecanismo de ação do produto causador dos sintomas apresentados pelo paciente?
O mecanismo de ação se dá através da inibição das enzimas no organismo, principalmente as colinesterases, utilizados como inseticidas, provocando um aumento de acetilcolina nas fendas sinápticas. Eles não são cumulativos, porém os seus efeitos sim. Ocasionando dessa maneira efeitos nefrotóxicos retardados.
•Qual é o objetivo de utilizar Pralidoxima na tentativa de melhorar a condição de saúde do paciente?
O objetivo de utilizar esse medicamento é por ser um antídoto dos pesticidas organofosforados e dos inibidores da colinesterase. Agindo como forma de evitar a dessensibilização do receptor ou a saturação das sinapses, removendo dessa maneira a acetilcolina, onde a sinapse será levada a um estágio onde estará pronta para uma nova ativação.
•A intoxicação pela classe do produto apresentado como agente principal no episódio está intimamente relacionada à toxicologia ocupacional. 
Existe um biomarcador para monitorar trabalhadores expostos a esses compostos? Quais são os limites de exposição da substância relacionada ao quadro de intoxicação?
Existe um limite máximo de um aditivo contaminante ou contaminante é determinado no processo de registro dos produtos nos órgãos reguladores como por exemplo a ANVISA. Como o IBPM ou indicadores biológicos definidos. Os trabalhadores rurais por serem expostos aos organosfosforatos possuem uma dificuldade por não ter um marcador biológico confiável para seu monitoramento, sendo dosadas as acetilcolinestesases para tal finalidade. 
Nesse caso deverá ser utilizado nesses trabalhadores os biomarcadores de exposição para avaliar como aquela substância daquele agrotóxico está afetando externa e internamente. Como biomarcadores de efeito, para saber como estavam antes e após a exposição do produto e quais são os efeitos adversos. E por fim, os biomarcadores de suscetibilidade para saber qual foi o grau da exposição provocada nesses trabalhadores.

Outros materiais