Buscar

Caso concreto semana 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto semana 1.
O que é filosofia?
R- A palavra filosofia vem do grego "filos" (amor ou amigo) e "sofia" (conhecimento, sabedoria, verdade), e é geralmente traduzida como "amigo da sabedoria" ou "amor ao conhecimento". A Filosofia é uma parte especial do conhecimento humano. A ela se ajunta a ciência tradicional e conhecimento do senso comum. A filosofia procura sempre desconstruir a verdade, buscando outros olhares e dimensões inexploráveis, buscando maior compreensão do real.
Qual a finalidade da filosofia hoje?
R- A filosofia é a disciplina que consiste em criar conceitos, a Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir, a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo. Ela nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. 
Pesquise e traga para sala de aula uma reportagem sobre a importância da filosofia nos dias atuais?
R - E a filosofia, como ficou? "Ela continua tratando o conhecimento como um todo", responde Marcelo Bueno. "Hoje, a ciência faz bem o seu papel de buscar avanços na tecnologia e nas nossas vidas, trazendo conforto e cura de doenças. O mundo avançou graças a ela, isso é inegável. O grande problema é que temos pessoas cada vez mais especialistas, mas que ficam de fora do conhecimento geral, ou seja, alienadas". Como exemplo, ele cita a criação das armas nucleares ou as descobertas genéticas sobre a clonagem. "Se isso vai ser usado em benefício ou não do homem já não é mais um problema da física, da química ou da medicina. É da ética, da filosofia. Ou seja, a ciência faz o papel da melhoria da qualidade de vida e do mundo, mas a consequência que isso traz ao homem é uma questão filosófica", explica. Por isso, hoje não temos mais a figura do filósofo que faz descobertas e traz novas teorias, como antigamente. "São muito poucos. Surgir grandes filósofos é difícil, porque no mundo contemporâneo já está tudo meio que pronto, e vamos apenas melhorando, aperfeiçoando", diz Marcelo. "O que temos são grandes comentadores e professores de filosofia, que têm hoje a função de criticar as consequências que a ciência produz", finaliza.
Notícia retirada do site: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/filosofia-488722.shtml

Outros materiais