Buscar

Atividade Contextualizada - Gerenciamento de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
(Gerenciamento de Projeto)
								
Gostaria de começar argumentando que um projeto desse nível, envolvendo uma empresa gigante como a Volkswagen e com tantos elementos e recursos sendo utilizados, realmente é algo que deve ter gerado uma experiencia indescritível para todos os envolvidos nessa empreitada.
Pela pouca experiência prática com gerenciamento de projetos e com os conhecimentos adquiridas no curso até esse momento eu consigo observar vários pontos em que o estudo de caso da VW México entra em acordo com o que estudamos durante os módulos, como por exemplo, as 5 atividades da Gerencia de Projetos que devem ser seguidas para uma entrega com excelência (Page Jones).
Houve todo um Planejamento inicial do Projeto após a VW México ter ganho a licitação para a montagem da linha de produção, pois apenas com esse planejamento é possível detectar a viabilidade do projeto com base no tempo, orçamento e recursos que seriam necessários para a entrega do projeto no prazo solicitado.
Na fase de organização dos recursos foi envolvido um novo fornecedor ao projeto enquanto estava ocorrendo a aquisição dos equipamentos a serem utilizados na linha de montagem.
Ao se deparar com o grande desafio do projeto que era justamente conseguir controlar todas as etapas que seriam desenvolvidas até a entrega, a VW México inteligentemente utilizando um Guia PMBOK, estabeleceu o escritório de projetos que ficou responsável pelo monitoramento do controle orçamentário global e o cronograma, e também é perceptível que a forma de trabalho do time de gerencia de projetos é Democrática, pois na criação da EAP temos os planos de diversos participantes envolvidos, onde todos conseguem contribuir com as suas ações e ideias para o roteiro do cronograma. Nessa etapa nós podemos observar que estão sendo utilizados os conceitos de: “Integrar os diversos elementos durante a execução do projeto” e também a ação de “medir o andamento das atividades”.
Durante a fase de produção dos eixos do módulo lateral, o estudo de caso nos relata que o gerente de projetos realizou várias reuniões periódicas com a equipe principal a fim de manter todos os departamentos cientes do progresso. Nessa etapa nós vemos o quinto conceito de Page Jones: “Revisar o plano para corrigir eventuais discrepâncias, para alcançar o objetivo”, pois o gerente de projetos encontrou diversas formas criativas para resolver as problemáticas encontradas referentes a calendário, como por exemplo o atraso de 2 meses na fase inicial do projeto. O PMO por sua vez foi realizando a supervisão para o orçamento geral do projeto.
Ao final do projeto nós vimos como foram mais do que satisfatórios os resultados obtidos na entrega final da produção. Projeto entregue dentro do prazo, todos os requisitos solicitados foram cumpridos e as peças produzidas foram desenvolvidas com qualidade pela VW México.
Todas as referências utilizadas foram através do guia prático do curso.

Outros materiais