Buscar

Resumos da Joelma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Ana Flávia Cardoso da Silva 
Professora:Joelma 
 
 Estereoquímica no Ensino Superior: Historicidade e Contextualização em livros didáticos de Química Orgânica.
 Primordialmente, a estereoquímica é requerida ao ensino pelo fato da disposição espacial relativa dos átomos que formam a estrutura das moléculas, que atua do campo conceitual, tais como Isomeria, Geometria Molecular, Estruturas Tridimensionais, Carbono Assimétrico, entre outros. Com esse intuito, o ensino de nível superior aborda tais assuntos em Biologia, Farmácia, Biomedicina e Bioquímica, com a busca de relacionar aspectos/conceitos científicos de fenômenos do cotidiano com a historicidade, mostrando que está presente no dia a dia.Logo, mostra que ela estuda os átomos que se arranjam espacialmente dentro de uma mesma molécula, podendo assim ser estudado de modo tridimensionais, dificultando o modo de ser entendido pelos alunos.
 Como resultado, mostrando como está presente no cotidiano que não está presente apenas em cristais, mas seres vivos, objetos e moléculas possuem a quiralidade (exemplo: DNA, enzimas, proteínas e hormônios), presentes em fármacos mostra-se que qualquer alteração na orientação espacial conduz a total inativação do fármaco ou diminuindo tal efeito.Assim sendo, um exemplo foi a Talidomida (composto que apresentava um átomo de carbono Quiral, consequentemente isômeros diferentes), que na década de 60 provocou o nascimento de bebês co membros atrofiados ( hoje sabendo que é contraindicado pra grávidas), com efeitos teratogênico. De certo, os fármacos quirais tem em sua estrutura um ou mais átomos com orientação tridimensional bem definida, a modificação dessa estrutura pode levar efeitos biológicos, mostrando que o isômero dextrogiro ®, de faro tem o efeito desejado que é induzir ao sono, mas o levogiro (S) tem propriedades teratogênica, essa descoberta tornou clara que a organização da estrutura molecular ao redor de um único átomo de carbono pode dar origem a diferentes compostos: um medicamento ou a uma substância perigosa. A partir, da década de 90 surgiu “Chiral pool” que promove a quiralidade a partir de uma já existente, obtendo assim fármacos opticamente puro, presentes assim em sabores e aromas dos isômeros com propriedades organolépticas, que proporciona odor a laranjas (R) e a forma (S) ao limoneno, deixando explícito que tem relação com a quiralidade, outra amostra e as gorduras trans comum em sorvetes e maioneses compostos por ácidos graxos, decorrência de dois isômeros geométricos: seis e trans.
 Evidentemente, a metodologia e contextualização em livros didáticos, tem como relação a história da ciência buscando diferentes abordagens com um foco na historicidade e com o outro na contextualização, de forma abrangente. Com efeito, informações sobre cientistas dados biográficos, características e episódios, mostrando a evolução da ciência com menção ou descrição de uma descoberta cientista, buscando analisar a vida do cientista através de contribuições, desenvolvimento, informações biográficas, vida acadêmica, pessoal e profissional. Como resultado, pesquisas realizadas pelo MEC para uma busca de livros com uma melhor referência á esse assunto, mostrando de forma contextualizada a relação estabelecida entre conceito, a aplicação e informações era fundamental para tal ensinamento.Destaca-se, que o estudo começou no século XlX, sendo algo constituído por diferentes cientistas, onde a singularidade de compostos que apresentam a mesma forma molecular, mas propriedades diferentes.
 Conforme, ao artigo mostra-se que o ensino da estereoquímica é um desafio não só para os estudantes, mas para os professores que buscam o melhor ensinamento que não é através apenas de ensino em práticas, mas em livros didáticos, mostrando que podemos encontrar presente no cotidiano, procurando a compreensão de conceitos científicos. Com o intuito, de conscientizar e demostrar um possível melhor ensino ao nível superior, mostrando mesmo com a dificuldade de entender a estereoquímica e possível observar o quão ela está presente no cotidiano, que tal aplicação no cotidiano pode perimir que os alunos tenham ideia do papel da estereoquímica, com pesquisas em livros didáticos que a participação do cientista e a vida profissional e academia são muito importantes, tendo como referência histórica pra um melhor entendimento dos alunos.
Fármacos e Quiralidade 
 
 Em primeiro lugar, a química orgânica trata da relação existente entre a estrutura molecular e as propriedades físicas de moléculas de carbono, tratando da estrutura em três dimensões é chamada de estereoquímica. Portanto, a existência de atividade óptica estava ligada à presença de um carbono assimétrico na molécula, onde a presença de quatro substituintes diferentes entre si e ligados ao carbono é condição suficiente, mas não a única, para haver assimetria em uma molécula, essas reflexões e sugestões abriram o caminho para atual de compreensão de como um fármaco com um carbono quiral exerce a sua ação no interior do corpo humano.
 Além disso, o estudo de fármacos para melhoria da sua quiralidade buscando o elemento puro, que é um atributo geométrico , e diz-se que um objeto que não pode ser sobreposto à sua imagem especular é quiral, tendo como objeto aquiral é aquele em que a sua imagem especular pode ser sobre- posta ao objeto original. Tendo como princípio, que a molécula é quiral quando a sua imagem especular não puder ser sobreposta à molécula original, quando uma solução contendo um enantiomero é submetida ao polarímetro ela pode desviar o plano para direita ou para a esquerda, onde, se o plano for desviado para a direita, diz-se que a substância é dextrorrotatória ou dextrógira (+), levorrotatória ou levógira (-) essa propriedade dos enantiômeros é conhecida como rotação óptica. A busca por fármacos opticamente puros, que é não ter a mistura de outros isômeros tem sido inseridos no mercado mundial, exemplos deles são a Amoxicilina, Enalapril, Ibuprofeno,Captopril. Portanto, esse artigo buscou mostra a isomeria óptica principalmente do Ibuprofeno e do Captopril, mostrando que qualquer alteração na orientação espacial desses centros pode conduzir à total inativação do fármaco, à diminuição do efeito biológico ou então ao aparecimento de um efeito contrário, que pode ser extremamente danoso para a saúde dos consumidores.
 Constantemente, A síntese orgânica aplica os conhecimentos da química orgânica, visando, entre outras coisas, a preparação de novas moléculas ou de moléculas já conhecidas, permitindo a preparação , em uma fábrica, das substâncias que são utilizadas como fármacos. Os métodos químicos que permitam o controle da orientação tridimensional do centro quiral, no momento em que o fármaco esteja sendo produzido, são de extrema importância, tendo como princípio regras do princípio de carbono assimétrico que é observar os substituintes ao redor, heteroátomo têm prioridade sobre o carbono (a amina, na molécula estudada, é o grupo mais importante), o segundo grupo mais importante é o CO2H, pois tem dois heteroátomos (oxigênio) ligados ao carbono.
 Por fim, esse artigo busca um melhor modo de demostrar através de tabelas e esquemas que os fármacos quirais têm em sua estrutura um ou mais átomos com orientação tridimensional muito bem definida. A modificação dessa orientação pode levar à diminuição do efeito biológico, à sua total supressão ou ao aparecimento de um efeito biológico adverso, buscando a relação da quiralidade com o efeito farmacológico dos fármacos, interação desses fármacos em um organismo animal (biofase) e as respostas biológicas associadas a essa interação. Alguns conceitos básicos de estereoquímica para aplicar nas moléculas de alguns fármacos, mostramos alguns métodos de preparação de fármacos com centros assimétricos em sua estrutura vendidos em farmácias brasileiras.
Os Fármacos e a Quiralidade: Uma Breve Abordagem
 
 No contexto atual, Isômeros sãocompostos que possuem os mesmos constituintes atômicos, porém suas disposições na moléculas são diferentes, conferindo conseqüentemente características químicas diversas, as novas técnicas na resolução de racematos, como a cromatografia quiral ou a própria síntese quiral. Logo, estereoisômeros são aqueles isômeros cujos átomos ou grupo de átomos possuem uma distribuição espacial diferente na molécula, sendo dividido em geométricos ou ópticos.
 Por consequência, os isômeros geométricos são estereoisômeros que não apresentam atividade óptica* e sua terminologia está centrada em cis (do mesmo lado) e trans (lados opostos) para descrever sua disposição espacial, isômeros ópticos são aqueles que apresentam atividade óptica, possuindo centros quirais ou centros assimétricos. Portanto, pôde-se dizer que a quiralidade se manisfesta em um centro de quiralidade* (C*, Si*, S*, P*, N*); um eixo de quiralidade; um plano de quiralidade e uma forma de hélice, uma molécula com dois centros quirais, teremos neste caso dois diastereoisômeros pode ter consequências pela presença de dois ou mais elementos de quiralidade cada estrutura com n elementos de quiralidade existe sob a forma máxima de 2n isômeros opticamente ativos. Portanto,dois centros de quiralidade podem fornecer até 4 compostos ativos com propriedade químicas e físicas diferentes, diferenciam dos dos enantiômeros, podem ser facilmente identificados pelos métodos espectroscó- picos usuais: difração de Raios X e Infravermelho.
 Em virtude do, instrumentos analíticos para determinar os enantiômeros pela rotação óptica para determinar a pureza óptica de um líquido ou gás, mede-se empregando o polarímetro que consiste basicamente em dois prismas também pode ser usado para a análise qualitativa de um dado composto. A ressonância magnética nuclear, se faz pela separação dos sinais pelo uso de solvente opticamente ativos dependerá do grau de assimetria ou quiralidade do solventes escolhidos, do grau de associação de temperatura, a cromatografia se divide em líquida de alta eficiência e gás-liquido onde é método de resolver enantiômeros mais empregado atualmente podendo ser empregado (CLAE e CGL), tanto para resoluções analíticas quanto para
preparativas de um grande número de substâncias e dependem principalmente da seleção de uma fase estacionária quiral, permitindo ainda uma resolução direta. Podendo assim, definir a quiralidade, atividade biológica e farmacologia existindo comportamentos biológicos: a atividade biológica desejada é atribuída a apenas um dos enantiômeros, enquanto que o outro é inativo; os enantiômeros possuem propriedades farmacológicas idênticas tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo; a atividade é qualitativamente idêntica, mas quantitativamente diferentes entre os estereoisômeros, as atividades dos dois enantiômeros são qualitativa- mente diferentes e é inativo é o outro tóxico.
 Por fim, esse artigo tem o intuito de distribuição de seus átomos no espaço: os estereoisômeros, com os modernos métodos de análise quantitativa e qualitativa dos enantiômeros puros são indispensáveis para delimitar a pesquisa farmacológica destes estereoisômeros , aliados a esses, há o grande avanço na síntese assimétrica, avanço na síntese assimétrica, enantiomericamente puras. As vantagens do enantiomeros serem puros, é menores doses, produtos mais ativos, menos efeitos indesejaveis e per- fis farmacológicos superiores destes fármacos, pelo avanço da tecnologia no Brasil essa abordagem é ainda incipiente e o campo de estudos logicamente muito vasto. Espera-se que os cientistas e autoridades da área da saúde conscientizem-se da importância da estereoquímica na terapêutica, apoiando e elaborando projetos que priorizem
esta temática.

Outros materiais