Buscar

Exercício sobre Classificação de doenças-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural da Amazônia
Instituto de Ciências Agrárias
Disciplina: Fitopatologia
Prof. Adélia B. Coêlho dos Santos
Estagiários de docência: Erick Ribeiro e Sayure Raad
Data: 21/01/2022 - Agronomia
Exercício sobre Classificação de doenças
 Nome do aluno: Sabrina de Nazaré Barbosa dos Santos
n° 2019010829
Sobre o assunto ministrado: Classificação de doenças, pergunta-se:
1. Qual a importância em classificar as doenças de plantas?
A classificação de doenças é importante para entender os processos fisiológicos e vitais das plantas, que são interferidos pelo patógeno, alem de melhor compreensão o hospedeiro, das principais culturas que podem ser atacadas e da melhor maneira de como combatê-lo ou evitá-lo.
2. No Manual de fitopatologia, vol. II, no capítulo referente às doenças do mamoeiro, está a descrição da fitomoléstia Mosaico do Mamoeiro ou mancha anelar, qual é a classificação dessa doença segundo Mc New?
Segundo Mc New, o Mosaico do Mamão pertence ao grupo VI - doenças que atacam o sistema vascular.
3. Você, como Engenheiro Agrônomo trabalhando em uma plantação de morangos se depara com 1/3 da produção acometida por doença causada pelo fungo Rhizopus stolonifer. Como você procederia diante dessa situação, tendo em vista que o produtor não seja prejudicado?
Após a descrição dos sintomas relatados pelo agricultor, é preciso saber como ele manejava a área e colhia, já que Rhizopus stolonifer ocorre principalmente após a colheita, mas também pode ocorrer no campo. No campo a melhor prática é isolar a área, retirar os frutos e folhas atacadas, para evitar que outras plantas que não tenham contato com os fungos e sejam infectadas e,feita a limpeza da área, utilizando produtos químicos de plantas saudáveis ​​para que fiquem protegidas.
Para a colheita recomendaria não danificar os frutos durante a colheita, transporte e venda. Também é recomendaria não molhar a fruta e refrigerar.
4. Cite dois exemplos de doenças do grupo III.
Como exemplos temos; Raízes-rosadas (Phoma terrestris) e GOMOSE DOS CITROS (Phytophthora)
5. Relacione os métodos de controle indicados para as doenças do grupo III. 
Para essas duas doenças, além da seleção de variedades de boa procedência, sem infecção ou resistência a doenças, podem ser adotados métodos de controle de rotação de culturas e o manejo físico e químico do solo deve ser bem feito.
.
6. Descreva, com suas próprias palavras, os sintomas causados para as doenças do grupo IV.
As doenças que acometem o grupo IV apresentam diversos sintomas, decorrente ao patógeno que irá atacar o cultivo, os sintomas são: escurecimento do xilema, necrose, murcha e branqueamento das nervuras, folhas e galhos secos, e hastes soltas.
7. Na classificação de doenças em grupos há uma ordenação dos patógenos segundo os graus de agressividade, parasitismo e especificidade. Comente essa modalidade de classificação.
Sistema de McNew permite a ordenação dos agentes causais da doença segundo os graus de agressividade, parasitismo e especificidade. À medida que se caminha do grupo I para o grupo VI, constata-se menor grau de agressividade no patógeno, maior grau de evolução no parasitismo e maior especificidade do patógeno em relação ao hospedeiro.
8. Para as viroses existem medidas para controlar ou evitar a chegada dos vetores dentro da área de cultivo. Fale sobre essas medidas.
As medidas para prevenir ou controlar a chegada das viroses nas lavouras são; o uso de sementes sadias, já que os vírus são transmitidos por sementes, uso de material propagativo sadio, a eliminação de todas as fontes de vírus de uma área, antes de iniciar o novo plantio e a eliminação de plantas doentes, Proteção utilizando medidas de cultivo como cobertura viva ou cobertura morta no solo. 
9. Quais são os danos indiretos causados pelo aparecimento de carvões (doenças do grupo VI) em canaviais?
 Os danos gerados acontecem, pois os aparecimentos de carvões acometem o sistema meristemático, e o uso indevido da fotossíntese, causam nas plantas doentes folhas estreitas e curtas, colmos mais finos, afeta também o ciclo de crescimento e desenvolvimento das plantas, e acaba ocasionando perda na produção de fitomassa da cana de açúcar.
10. Quais são os gêneros de fungos causadores de oídio (fases perfeita e imperfeita)?Qual (is) as diferenças entre elas?
Os gêneros são ERYSIPHE, PODOSPHAERIA, UNCINULA, SPHAEROTECA. Dos quais possuem 2 estágios - perfeito e imperfeito, e no estágio perfeito divide-se em Ascomicetos, Erysiphales e erysiphacea, como exemplo dos gêneros que temos: Erysiphe e Podosphaera.. E em seu estágio imperfeito a Classe é Deuteromicetos, Ordem Moniliales, Família Moniliaceae, como exemplo: Oidium monilioides e Oidium balsamii. A diferença entre o estágio perfeito e o estágio imperfeito é a sua estrutura reprodutiva, no estágio (intencionalidade), sua reprodução é sexuada, enquanto no estágio imperfeito (estágio metamórfico), sua reprodução é assexuada. Portanto, esses fungos possuem nomes diferentes por causa do seu estágio reprodutivo.