Buscar

Palmilhas Proprioceptivas

Prévia do material em texto

Palmilhas Proprioceptivas
definição
· Palmilhas proprioceptivas enviam informações ao Sistema Nervoso Central que imediatamente envia repostas aos músculos tônicos posturais aos estímulos desejados, para que desta forma possa se controlar a postura, o centro de gravidade, a oscilação do corpo, assim mantendo o paciente mais equilibrado com o menor gasto energético possível.
· Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo.
· Existem receptores que dão controle ao movimento e a ortostase. Caso a pessoa tenha um problema em algum desses receptores que estão no ouvido e olho, por exemplo, vai acabar virando para o lado que escuta/vê mais claramente. 
· Com essa rotação exacerbada para apenas um lado, tem-se como consequência uma escoliose ou desvios posturais. 
· Sendo assim, as palmilhas são utilizadas para corrigir problemas que foram causadas por isso. 
objetivos
· As palmilhas esportivas buscam distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. 
· Em relação a proprioceptividade, as bases da correção postural são neurológicas e não somente mecânicas. 
· Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, promove aumento na eficiência do controle postural durante as atividades esportivas. 
bases neurofisiológicas
· As bases neurofisiológicas do equilíbrio corporal são fundamentais para se compreender a postura corporal, independentemente da posição adotada pelo corpo, seja ela estática ou dinâmica. 
· Para o equilíbrio corporal ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: sistema vestibular, sistema visual, sistema proprioceptivo e o meio ambiente. 
· A manutenção do equilíbrio geral é realizada pelo sistema vestibular, é ele que detecta as sensações de equilíbrio, muito embora Guidetti (1997), relata que os seres humanos, praticamente desprezam a capacidade do sistema vestibular, e coloca quase toda a responsabilidade de equilíbrio sobre o sistema visual.
· Importantes para a manutenção do equilíbrio corporal também são as informações proprioceptivas, que segundo Ganong (1998) a orientação do corpo no espaço também depende de impulsos de proprioceptores nas cápsulas das articulações, que enviam dados sobre a posição relativa das várias partes do corpo e impulsos de exteroceptores cutâneos, especialmente os de tato e pressão. 
· Por exemplo, os ajustamentos de equilíbrio adequado devem ser feitos sempre que o corpo se angula no tórax ou no abdome, ou em qualquer outro local, todas essas informações são algebricamente somadas no cerebelo e na substância reticular e núcleos vestibulares do tronco cerebral, determinando ajustes adequados nos músculos posturais.
· Guyton (1986) descreve também que as sensações exteroceptoras são importantes na manutenção do equilíbrio, por exemplo, as sensações de pressão das plantas dos pés podem expressar: se o seu peso está distribuído de maneira igual entre os dois pés e se seu peso está mais para frente ou para trás em seus pés.
Podoposturologia
· É uma especialidade onde o fisioterapeuta estuda as alterações da postura corporal através da análise dos pés.
· Tem como objetivo promover a correção de variáveis posturais do pé, joelho, quadril e coluna através do uso de palmilha.
Fonte: Google Imagens
O corpo faz compensações (assimetrias) de postura para não poder ocorrer problemas como fraturas e impactos.
· É a área de conhecimento que estuda a relação entre os pés e a postura corporal humana.
· As peças podais surgiram de observações de podólogos europeus, médicos ortopedistas, neurofisiologistas e cinesiologistas que de certa forma iniciaram o estudo clínico voltado somente para a prescrição da palmilha ao pé sem inicialmente levar em conta a sua relação com a postura corporal.
· As Peças Podais são fixadas nas palmilhas e diminuem ou corrigem os desequilíbrios tônicos, proporcionam as simetrias, reduzem as disfunções nas informações que perturbam a postura, melhoram a distribuição do peso sobre os pés e melhoram o equilíbrio ortostático.
indicações da palmilha esportiva
· Correção postural
· Na atividade esportiva: 
1. Contribui com a absorção do impacto;
2. Contribui com a propulsão na marcha.
prescrição das palmilhas
· São feitas através de exames específicos e equipamentos. 
podoscópio: 
· para uma avaliação da podoposturologia completa. Com ele é possível analisar a impressão plantar, postura, pisada e marcha, além de ser possível visualizar melhor as deformidades dos pés.
Fonte: Google Imagens
plantígrafo: 
· é um equipamento para análise das pressões plantares através da impressão, por meio da transferência da tinta na membrana para o papel da folha de exames.
Fonte: Google Imagens
Impressão podal (plantigrafia)
baropodometria: 
· é um exame utilizado para avaliar complicações que atingem pés, pernas, joelhos e quadris. O diagnóstico é feito com a análise de imagens que mostram tipo de pisada, zonas de pressão, distribuição de carga e formato do pé do paciente. Assim, é possível detectar lesões que atingem as articulações da região inferior do corpo.
Fonte: Google Imagens
características patológicas para prescrição de palmilhas
· Pé chato (pronado/plano) = 58% dos casos
· Pé cavo (supinado) = 20% dos casos
· Fascite Plantar 
· Calcâneo Vago e Varo 
· Hálux Valgo (hálux rígido)
· Metatarsalgias
Fonte: Google Imagens
Observações:
· Calcâneos varos e valgos causam pés pronados ou supinados. 
Fonte: Google Imagens
· Fascite plantares cornificam e causam esporões.
Fonte: Google Imagens
· Metatarsalgias podem evoluir para neuromas
Fonte: Google Imagens
 Fonte: Google Imagens
características importantes das palmilhas
1. O material é absorvedor de impacto 
2. É um material que apresenta características de propulsão durante a marcha ou a corrida. 
Absorção
Propulsão

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes