Buscar

AVA1 GESTÃO POR COMPETENCIAS UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O objetivo da gestão por competências é substituir o tradicional levantamento das necessidades e carências de treinamento por uma visão das necessidades de longo prazo do negócio, assim como o modo como as pessoas poderão agregar valor à empresa.” 
Chiavenato (2005)
 A gestão por competência ajuda a empresa a fazer um processo seletivo mais estratégico e efetivo, diminuindo custos, otimizando tempo e aumentado a produtividade. O primeiro passo é mapear as capacidades que a organização procura. Ou seja, um desenho da estrutura de forma macro.
 Com base em nossas unidades de estudos podemos observar que algumas empresas acabam fazendo diversas exigências no processo seletivo, mas não fazem uso da mesma na prática. Sendo assim deveria haver mudanças para que se possa obter melhores resultados, atentando a quem tem mais praticidade e desenvoltura para determinada função, quem trabalha melhor em equipe, quem tem mais destreza no manuseio de tal ferramenta, entre outros.
 Todos os funcionários possuem diversas habilidades que podem ser muito bem aproveitadas, podendo até mesmo saber fazer uso de duas funções, treinar uma pessoa para que ela possa realizar duas tarefas também é válido. Digamos que seu negócio venha a ter alguns problemas e seja necessário realocar algumas pessoas. Se elas já estiverem treinadas para isso sua empresa não passará por exemplo, por atraso nas entregas. 
 Competência é um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos que a pessoa precisa ter para conseguir executar uma tarefa. Alguns exemplos: liderança, foco no cliente, criatividade, informática, organização, foco em resultados, flexibilidade, negociação, marketing digital e espírito empreendedor. 
 Tendo conhecimento em alguns requisitos na hora da entrevista, percebo que me encaixo em ter equilíbrio emocional (não levar problemas pessoais para dentro da empresa), motivação (gostar daquilo que faz, dar o seu melhor), adaptabilidade (podendo ser transferida de setor, por exemplo), aprendizado contínuo (buscar obter mais habilidades), foco no cliente (entender sua necessidade), foco nos resultados (obter lucro para empresa), liderança (motivacional). 
 Correlacionando a minha experiência pessoal em empresas com os quesitos necessários para o crescimento da mesma, entendo ser importante a prática dos itens acima relacionados.
 É importante obter alguns destes exemplos citados pois são valores que ajudam no crescimento da empresa e no crescimento pessoal.
 Quando empresa e funcionário crescem juntos notasse uma melhora no clima organizacional. A necessidade da empresa de se fazer uma boa entrevista, conhecer bem seus funcionários, oferecer um bom treinamento e a necessidade do mesmo fazer o seu melhor, estando sempre disposto a aprender, buscando por habilidades e informações que irão agregar a produtividade na empresa.
 Concluímos que quando bem aplicada, a gestão por competências faz com que o seu negócio alcance melhores resultados e de forma mais ágil. Isso porque, com os colaboradores mais engajados e produtivos, as metas corporativas passarão a ser os objetivos de sua equipe, criando um melhor clima organizacional, através do treinamento, reduzindo inclusive a taxa de turnover da empresa, o que indica insatisfação dos colaboradores, culminando em gastos com desligamento de pessoas e novos processos seletivos.
Referência: https://www.twygoead.com/site/blog/competencias-comportamentais-valorizadas/
https://www.unp.br/wp-content/uploads/2014/04/O-MODELO-DE-ARTIGO.pdf
https://blog.solides.com.br

Outros materiais