Buscar

Questões de Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Fisiologia do Ciclo hormonal masculino
MASCULINO 
Basicamente, como ocorre o eixo hipotálamo-hipófise-gônadas?
No hipotálamo é produzido o hormônio liberador de gonadotrofinas(GnRH), que age na adenohipófise, o qual promoverá a secreção dos hormônios LH e FSH, que vão agir em receptores de LH e FSH.
No homem, como ocorre o eixo hipotálamo-hipófise-gonadas?
O LH e FSH liberados pela adenohipófise irão agir nos sues respectivos receptores localizados na célula de Leydig e na célula de Sertoli, produzindo testosterona e ADP (proteína ligadona de andrógeno) e inibina.
Quando ao Feedback negativa, onde agem a INIBINA e a TESTOSTERONA?
A INIBINA faz o Feedback negativo na produção de FSH;
A TESTOSTERONA faz o Feedback negativo tanto no hipotálamo quanto na hipófise.
Como ocorre o controle da função reprodutora no homem?
O hipotálamo produz GnRH que atua na adenohipófise produzindo LH e FSH. O LH vai atuar nas células de Leydig, estimulando-as a produzirem testosterona. O FSH vai ativar as células de Sertoli que produz a proteína ligadona de andrógeno. Quando o FSH ativar as células de Sertoli, vai produzir hormônios locais que são importantes na regulação da espermatogênese. (Ela também produz inibina que vai fazer o Feedback negativo com o FSH controlando a espermatogênese. 
Obs: a testosterona alta faz Feedback negativo no hipotálamo e na adenohipófise. A Inibina faz Feedback negativo sobre o FSH - regulando a espermatogênese. 
FSH nas células de Sertoli vai produzir fatores que auxiliam na espermatogênese, bem como a testosterona também é importante para a espermatogênese. 
O que ocorre com a espermatogênese frente a administração exógena de testosterona?
Quando temos um aumento dos níveis de testosterona no sangue (efeito da administração de andrógenos), teremos um inibição contínua do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas que faz com que se tenha baixos níveis de testosterona intra-testicular que vai comprometer toda a produção de gametas (já que a produção de gametas depende da testosterona). 
Ter muita testosterona circulante, faz Feedback negativo no eixo, inibindo a produção de testosterona intra-testicular, como sabemos o aumento da testosterona intra-testicular é fundamental para o processo de espermatogênese.
Fisiologicamente, como deve ser as concentrações de testosterona no organismo?
Em situação normal, temos quantidades pequenas de testosterona circulante no sangue em comparação com as concentrações de testosterona intra-testicular. Os altos níveis de testosterona intratesticular e a produção de ADP vão permitir com que a espermatogênese ocorra de modo fisiológico. 
Na regulação hormonal, qual a função da ADP?
É responsável por transportar a testosterona para dentro do epitélio seminífero, que vai regular a espermatogênese. 
Descreva a fisiologia da ereção.
Estímulo parassimpático estimula o N. Cavernoso librando oxido nítrico (NO) o qual aumenta os níveis de GMPc que reduzirá as concentrações de cálcio intracelular e promoverá o relaxamento do m.liso, fazendo com que havia vasodilatação arterial, compressão das veias comprometendo o retorno venoso e, de fato, ocorra a ereção peniana.

Outros materiais